, 19 tweets, 8 min read Read on Twitter
Qual o tamanho da #Amazônia? Como o @dsrinpe monitora o #desmatamento? Quanto já foi desmatado? O quanto de floresta está sendo destruído neste momento? Os satélites que monitoram o desmatamento mentem/o Inpe manipula os dados? Se tiver interesse, segue o fio.
@dsrinpe A Amazônia Brasileira é o maior bioma (o correto seria domínio biogeográfico, mas vamos de bioma para simplificar) brasileiro. Ocupa uma área de 4.196.943 km2. Isso equivale a 49,3% do território brasileiro.
@dsrinpe O INPE tem 3 sistemas de monitoramento da Amazônia: o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes); o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter-B); o sistema de mapeamento do uso+ocupação da terra após o desmatamento (TerraClass)
@dsrinpe O sistema que mede a taxa anual de desmatamento na Amazônia é o Prodes, que faz análise de perda de floresta primária através do uso de imagens de satélite de observação da Terra, desde 1988. É este o dado anunciado ao final de cada ano.
@dsrinpe O Prodes mede desmatamento no período de 12 meses que vai de 1º de agosto de um ano a 31 de julho do ano seguinte. É a taxa do Prodes que serve de base para metas brasileiras da Política Nacional de Mudanças Climáticas e para cálculo de linha de base do Fundo Amazônia.
@dsrinpe O Deter-B produz dados diários e acumulados por períodos. Foi desenhado p apoiar a fiscalização e controle do desmatamento e degradação florestal na Amazônia. A informação do Deter-B orienta o Ibama para direcionar suas equipes para combater o crime ambiental.
@dsrinpe O TerraClass tem por objetivo a identificação do uso e cobertura (agricultura, pecuária, infraestrutura etc.) das áreas apontadas como desmatadas pelo Prodes. É uma iniciativa realizada a partir de parceria entre o próprio Inpe e a Embrapa.
@dsrinpe Desmatamento. Até 1988, haviam sido desmatados cerca de 377.600 km2 de florestas na região. De 1988 até 2018, foram desmatados outros 436.200 km2. O total de florestas desmatadas até julho de 2018 foi de 773.900 km2. Isso equivale a 18,4% de toda a área da Amazônia brasileira.
@dsrinpe Embora ainda restem mais de 80% de florestas na Amazônia brasileira, o Brasil já destruiu florestas na região em área equivalente à soma dos territórios dos estados de São Paulo, Ceará e Mato Grosso do Sul.
@dsrinpe E só nos últimos 30 anos, perdemos uma área equivalente à soma dos territórios dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul em florestas da Amazônia. Ou uma área equivalente aos territórios da Alemanha e República Tcheca somados.
@dsrinpe De agosto de 2017 a julho de 2018, o Prodes identificou uma perda de 7.536 km2 de floresta amazônica. Isso representou um aumento de 8,5% em relação ao período de 12 meses anterior.
@dsrinpe O período a ser consolidado pelo Inpe para a próxima taxa de desmatamento a ser anunciada no final deste ano (Ago 2018 – Jul 2019) termina em 11 dias. Mas já é possível antever o que vem por aí, através das informações geradas pelo Deter-B.
@dsrinpe A estação seca (menos chuvosa) é a época em que o desmatamento se acelera na região Amazônica. Fica mais fácil para operar motosserras, tratores e colocar fogo na floresta. Maio é o primeiro mês desta estação seca (o "verão amazônico") em quase toda a região.
@dsrinpe O período a ser consolidado pelo Inpe para a próxima taxa de desmatamento a ser anunciada no final deste ano (Ago 2018 – Jul 2019) termina em 11 dias. Mas já é possível antever o que vem por aí, através das informações geradas pelo Deter-B.
@dsrinpe O Deter-B, que, novamente, ñ foi desenhado para monitorar a área desmatada, mas dá uma boa noção da destruição da Amazônia em tempo real, detectou índices alarmantes. As taxas de desmatamento observadas em maio e junho foram muito maiores que para os mesmos meses do ano passado
@dsrinpe Até o dia 18 de julho, a taxa registrada pelo Deter-B já é a maior já registrada para qualquer mês desde que este sistema entrou em operação. Já é o dobro da taxa registrada em julho de 2018. E ainda faltam 11 dias para o final do mês.
@dsrinpe Não há qualquer possibilidade de manipulação de dados pelo @dsrinpe Inpe. Imagens utilizadas por seus sistemas são públicas, assim como os dados gerados pelo Instituto. E há pelo menos 11 sistemas de monitoramento do território brasileiro com base em imagens de satélite ou radar.
@dsrinpe Um destes sistemas é do Ministério da Defesa, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), que utiliza imagens de radar.
@dsrinpe Detalhe: a operação deste importante sistema do Censipam é apoiada pelo Fundo Amazônia, que hoje encontra-se tão ameaçado de desaparecer quanto as florestas da região. Fim.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Carlos Rittl
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!