, 10 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
Se o desmatamento explodisse sob sua gestão, o que você faria? Seria implacável com o crime, reforçaria equipes de fiscalização e iria pessoalmente a campo prender madeireiros e garimpeiros ilegais e grileiros? Não se você for Ricardo Salles oglobo.globo.com/sociedade/ibam…
Para que se tenha uma ideia do impacto que terá essa medida que torna mais difícil multar serrarias que processam produto de crime ambiental, vamos olhar alguns números.
No gráfico estão áreas (em km2) identificadas pelo sistema Deter-B do Inpe, degradadas por exploração de madeira, de agosto de um ano a julho do ano seguinte. Pois bem, a barra roxa (2.133 km2) refere-se apenas ao período de 1o de agosto a 13 de novembro de 2019.
Esta área é 36% maior do que a área degradada na Amazônia por exploração de madeira para todo o período anterior de 12 meses (1o de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019).
Ricardo Salles prometeu que iria combater o desmatamento ilegal. Na verdade, a gestão Bolsonaro/Salles está inovando em como acabar com os crimes ambientais. É a chamada estratégia Legalize Já.
Você corta madeira em terra indígena ou unidade de conservação e não quer o Ibama no seu pé, muito menos queimando seu equipamento? Seus problemas acabaram. Vamos mudar a lei de crimes ambientais e aquilo que poderia te levar para a cadeia, vai ser legalizado, talkei?
Você é receptador de madeira de crime ambiental em terra indígena ou unidade de conservação e quer serrar e vender sua madeira em paz? Seus problemas também acabaram. Além de legalizar a extração ilegal, você só será punido se estiver com madeira ilegal se se declarar culpado.
Você é grileiro, invadiu terra pública, desmatou tudo, plantou capim e não quer ninguém te incomodando? Seus problemas também acabaram. Vem aí a legalização do crime de grilagem, da maneira mais simples: basta uma autodeclaração de posse que você vira proprietário. Talkei?
Escrevam. Se 2019 mostrou a marca da dupla Bolsonaro/Salles sobre florestas e seus povos, 2020 será muito pior. A área desmatada registrada pelo Deter-B entre 1o de agosto e 13 de novembro de 2019 já equivale a 59% do que o Deter registrou para todo o período ago/18 - jul/19.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Carlos Rittl

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!