My Authors
Read all threads
Queria comentar a decisão do Copom.

Antes de tudo, quero relembrar a comunicação feita em março: o BC havia que quedas da Selic abaixo de 3,75% poderiam ser contraproducentes.

Hoje, não só reduziram para 3%, como já prometeram mais um ajuste, não maior que o atual.
Isso sugere que o discurso do BC para não reduzir mais a taxa de juros era tão somente um discurso. Uma desculpa, como tantas outras que temos assistido nas discussões de política monetária. Como tenho dito com meu amigo Bráulio Borges, é a inflação de desculpas.
Isto posto, o BC reduziu a Selic em 75 bps. Há claramente espaço para juros menores, vide as projeções do cenário híbrido. Mas sabia que o BC estava na dúvida entre 50 bps e 75 bps - essa era a discussão relevante no mercado. Dentro desse leque, foi bom.
Mas como disse ontem, em situações de incerteza radical (vide grafico) - incerteza essa que o BC incorporou no balanço de risco - o Banco Central deve se guiar menos por projeções e mais por indicadores correntes (ipca desse ano vai ficar abaixo de 2% e hiato vai pra -10%).
O fato é que a taxa neutra de curto prazo desabou. Com a queda forte da demanda relativamente à oferta, o juro neutro está muito mais baixo. Com juro neutro menor, com inflação e atividade derretendo, tem que reduzir juro mesmo. Ou então advoguem pelo fim do regime de metas.
O que não gostei foi comunicar que há espaço para uma ÚLTIMA redução na Selic, NÃO MAIOR que a reduçao de hoje (de 75 bps). Na incerteza que vivemos (vide o BC dizendo que a “contração da atividade será significativamente superior à prevista em março) não precisava disso.
Parece que o BC gosta de fechar portas - e depois bater de cara na porta fechada. Na última reunião, havia dito que via “adequada a manutenção da Selic em seu novo patamar”. Deu no que deu.
Mas a realidade vem se impondo e isso é importante. Encaro as portas fechadas do BC que nem na Argentina (como me ensinou meu amigo Fabio Giambiagi) encaram o "saludo a la bandera", aquela reverência que você faz no automático, sabendo que não importa muito.
Preciso reconhecer que a retirada do termo cautela foi legal. Isso é requisito básico para qualquer BC sério do planeta. E o momento requer agilidade, e não cautela. Tem que reagir rápido quando as condições mudam. E estão mudando na velocidade da luz (sim, em direção ao buraco)
Isto posto, acho ruim que não exiata mais o instrumento do viés, que permite mudanças na Selic sem que seja necessário esperar 45 dias. É hora de ter esse tipo de instrumento na manga. Infelizmente, foi extinguido em 2018. Seria importante revisar.
Em suma, entre 50 bps e 75 bps, foi a escolha certa. Mas há espaço para mais. E não precisava comunicar ÚLTIMO corte. Mas é “saludo a la bandera”, quase irrelevante.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Ricardo Barboza

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!