My Authors
Read all threads
A Iugoslávia foi um país que existiu na Europa e gerou diveros conflitos separatistas. Dela surgiram algumas repúblicas bem conhecidas hoje em dia e isso, claro, influenciou o futebol. Segue a thread:
Formado por territórios da Áustria-Hungria e do Império Otomano, o país reunia alguns povos com etnias e religiões diferentes. Essa multiplicidade de culturas gerava conflitos que eram contornados pelo marechal Jozip Tito.
No âmbito esportivo, a Iugoslávia conseguia bons resultados. Foram duas medalhas de prata nas Olimpíadas de 48 e 52, duas finais de Eurocopa (1960 e 1968), um 4° lugar na Copa de 62, um título de Mundial sub-20.
Quando Tito morreu, em 1980, as coisas desandaram e vez. A situação política do país era caótica: desemprego, trabalhadores em greve, crise econômica constante. Sem a mediação do general, os movimentos separatistas tiveram a força necessária para concretizar as independências.
Nesse período foram inúmeros confrontos e guerras civis que deixaram milhares de pessoas feridas. Entre elas a Guerra da Bósnia (também conhecida como guerra da barbárie). Desde então foram surgindo as repúblicas da Eslovênia, Croácia, Bósnia-Hezergovina e Macedônia.
Essas independências geraram uma história bem curiosa no esporte. Stankovic disputou a Copa do Mundo por três países diferentes. Ele nasceu em Belgrado e teve sua nacionalidade alterada pelas sucessivas separações. Primeiro jogou pela Iugoslávia na Copa de 1998.
Depois por Sérvia e Montenegro, em 2006, que mesmo com a separação anunciada há 18 dias do Mundial, jogaram juntas por terem se classificado assim.

*até 2003 a Iugoslávia ainda existia e era constituída por Sérvia e Montenegro; nesse ano mudou de nome e acabou de vez em 2006.*
Por último, disputou a Copa de 2010 pela Sérvia.

O país que se deu melhor após a independência foi a Croácia. A nova república foi 3a na Copa de 98, revelou e revela ótimos jogadores, e chegou ao ápice com o vice a Copa e 2018.
Outro ponto interessante disso tudo é que Kosovo, antigo território da Iugoslávia, era dominado pela Sérvia e declarou independência do país em 2008, para fúria dos sérvios. Isso explica a polêmica por causa das comemorações de Shaqiri e Xhaka quando marcaram contra a Sérvia.
O símbolo está presente na bandeira da Albânia, maior etnia do Kosovo, lugar onde Shaqiri nasceu e de onde partiu para a Suíça. A luta do Kosovo pela independência é desde 98, quando inclusive houve uma guerra contra a então Iugoslávia. Milhares de pessoas morreram na ocasião.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Camisa 8 (ex História do Fut11)

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!