My Authors
Read all threads
Precisamos entender a mente do @jairbolsonaro se quisermos derrotá-lo. Isso é fundamental para não fazer o jogo dele. Nesse fio, quero tentar mostrar como ações aparentemente caóticas do #genocida na verdade convergem para um único objetivo: obter poderes autoritários. (1/21)
O @BlogdoJuca publicou um post seminal para compreender a mente do @jairbolsonaro. A teoria é maravilhosamente simples: como todo tiozão de churrasco, o Jair pensa a vida como se fosse truco e futebol (de preferência as duas coisas juntas). (2/21)
blogdojuca.uol.com.br/2020/05/bolson…
Um resumo rápido: @jairbolsonaro só joga no ataque, mesmo quando ele se aproxima do #Centrão, o que costuma ser lido como uma atitude defensiva (vide @MichelTemer, @LulaOficial, @FHC etc.). Nesse caso não é. É preciso entender isso pra não levar uma bolada nas costas. (3/21)
Ainda seguindo a análise do @BlogdoJuca, ao buscar o #Centrão, @jairbolsonaro não está tentando evitar um processo de #impeachment. Ele está, na verdade, se preparando para tentar forçar o Congresso a aprovar um estado de sítio, que lhe conferiria poderes de ditador. (4/21)
Neste sentido, aliás, ele *quer* o #impeachment, porque acredita que se safa e, com isso se torna ainda mais forte. E ele precisa apenas de 172 votos para evitar um impeachment. Há quem diga que ele já tem isso e por isso o @RodrigoMaia hesita. (5/21)
noticias.uol.com.br/politica/ultim…
Evidentemente, @jairbolsonaro não é um gênio político. O jogo dele de ataque a qualquer preço pode resultar num 7 a 1. Entretanto, eu não sei exatamente contra quem ele está jogando, se do outro lado tem uma Alemanha. E, por enquanto, está só 1 a 0. (6/21)
pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_1%…
Para obter o estado de sítio, @jairbolsonaro só precisa provocar uma revolta popular. E nem precisa ser uma revolta generalizada. Bastaria que começassem a ocorrer saques a lojas e supermercados em SP e no RJ. A cobertura da mídia daria conta de alarmar o resto do país. (7/21)
Instaurado o caos, as coisas provavelmente andariam muito rápido. Ele pediria ao congresso estado de sítio e a permissão para uso das forças armadas para controlar a revolta. (8/21)
Provavelmente daria um jeito de intervir nos governos estaduais acusados de terem sido incompetentes para conter a revolta. Lembrem-se do pânico que ocorreu em São Paulo durante os ataques do #PCC em 2006. Imagine 3 dias seguidos de algo parecido. (9/21)
pt.wikipedia.org/wiki/Atos_de_v…
Note como ações dele convergem para esse intuito. Repare como ele enfatiza que as restrições provocadas pelo distanciamento provocariam saques. Bolsonaro não está tentando evitar saques. Ele está jogando a ideia para a plateia. Ele QUER os saques. (10/21)
valor.globo.com/politica/notic…
Se ele não quisesse, ele teria agido para que a #RBE e o #auxilioemergecial saíssem o mais rápido possível, pois essa era a principal maneira de evitar que uma população desesperada iniciasse uma revolta com uma onda de saques. (11/21)
Mas ele fez exatamente o contrário. Atuou diretamente para procrastinar e dificultar o acesso à #RendaBásicaEmergencial. Claro que, para o Paulo Guedes, o problema era orçamento, mas para o @jairbolsonaro isso nunca foi um problema. (12/21)
congressoemfoco.uol.com.br/governo/150-or…
Outro caso: #cloroquina. A insistência dele com a cloroquina não é porque ele realmente acha que a cloroquina é uma cura para a #Covid19. Podia ser qualquer coisa, inclusive o #antipulgas. A estratégia da cloroquina teve duas etapas: (13/21)
Na primeira ele conscientemente provocou uma corrida as farmácias. Se colasse, as pessoas poderiam ficar revoltadas e iniciar saques a farmácias, que depois poderia se espalhar gerando a instabilidade tão desejada. (14/21)
oglobo.globo.com/sociedade/coro…
O @lhmandetta resistiu, a coisa foi contida. Mas o Mandetta caiu por causa da #cloroquina e também o @TeichNelson. Agora, o #GeneralGugu finalmente soltou o pseudo-protocolo liberando o uso de cloroquina para quem quiser. (15/21)
g1.globo.com/bemestar/coron…
Mas como explica o @dadourado, esse protocolo é inválido. Nenhum médico precisa seguir. O objetivo é político é fazer com que as pessoas exijam que os médicos lhes receitem #cloroquina. A recusa dos médicos poderia alimentar a revolta. (16/21)
Lembra que ele disse que os empresários deveriam declarar guerra aos governadores? Ele não quer reativar a economia. Ele quer colapsá-la o mais rápido possível para que a população desesperada se revolte. (17/21)
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/05/…
Por fim, relembro o estranho episódio dos militares de baixa patente que receberam indevidamente a #RBE. Houve fraude, sim. Mas foi uma fraude imensa. Disseram que isso ia ser desfeito e os responsáveis punidos. Cadê? Já fizeram? (18/21)
Agora imagina você 73.200 “jovens militares” enfurecidos por devolver R$ 1800. Embora o Bolsonaro tenha falado em punição, quão difícil seria circular no WhatsApp que o Capitão quis ajudar os militares, mas a imprensa e o Congresso boicotaram? (19/21)
g1.globo.com/politica/notic…
Repito: sim, no momento @jairbolsonaro está perdendo. O problema é que, acuado, ele se torna ainda mais perigoso. Seu ímpeto destrutivo só aumenta. Por isso, é preciso, urgentemente, remover sua capacidade de ataque. (20/21)
Para o @jairbolsonaro, estar na presidência é como jogar num Mineirão lotado com a torcida a seu favor. Isso não era fácil, nem para a Alemanha. Os alemães tiveram sorte: os próprios verde-amarelos destruíram a si mesmos. Contar com isso de novo é dar sopa para o azar. (21/21)
Tem outro fio com novos desdobramentos aqui:
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Tem que manter isso, viu?

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!