My Authors
Read all threads
Brasil e EUA se parecem bastante, mas possuem algumas diferenças importantes. Uma delas é o racismo muito presente em ambas as sociedades. As subjetividades brasileira e americana são racistas, mas elas se estruturam de forma diferente. Explico (1/10):
O Brasil é uma "democracia racial" do ponto de vista da branquitude: aqui existe um conceito ampliado de "branco" que se aplica a descendentes mestiços de índios e a todos os povos fenotipicamente brancos do mundo, salvo asiáticos. O elemento que não cabe nisso é o negro (2/10).
Nos EUA, poucos povos podem ser brancos. Dos latinos, só os descendentes de franceses são "incorporáveis". Descendentes de italianos são ítalo-americanos. Isso não é distinção jurídico-formal, mas é fato e gera efeitos (3/10).
Judeus, cristão árabes, latinos, eslavos, germânicos ou urálicos são brancos no Brasil, mas nos EUA não (4/10).
Por outro lado, o Brasil concentra mais renda, a escravidão negra africana foi mais extensa e intensa e não houve reparações ou políticas de inclusão. Nosso imaginário e nossa constituição psiquíca é programado para excluir o negro (5/10).
Entre o branco e o negro no Brasil há uma escala colorista que modula a discriminação. Mas há pouco que escapa a esses pólos. Só as populações nativas em seu modo de vida tradicional, ciganos etc (6/10).
Nos EUA, contudo, há "sub-brancos", uma categoria na qual seriam enquadrados a maior parte dos brasileiros brancos. Trump, mestiço de alemão com escocesa, é um branco, Bill de Blasio, prefeito de NY é "italiano" (7/10).
Negros vivem materialmente melhor nos EUA do que no Brasil, talvez haja menos desigualdade social e racial, enquanto aqui também mata-se MUITO MAIS pessoas negras -- e não só pelas mãos das polícias (8/10).
Por outro lado, os EUA alijaram praticamente toda sua população negra de sua cultura e tradições pretéritas, de um jeito inimaginável. Isso explica a aproximação do movimento negro americano com o Islã, religião de muitos dos seus ancestrais (9/10).
Isso tudo tem razões econômicas, mas a formatação não é apenas social, política e cultural, mas subjetiva, está nos recônditos da mente de todos os brasileiros e americanos. Essa estrutura racista de opressão/divisão de classe é uma das questões-mestras de ambos os países (10/10)
P.S.: racismo não é apenas questão moral. Embora muitas vezes o discurso moral ajude se modulado nas suas limitações, criando inscrições nesse inconsciente de massas, de modo a retirar elementos racistas/ inserir elementos antirracistas. Isso exige força e paciência.
P.S.B.: o discurso moral antirracista, em si, não produz efeitos. O racismo não é fruto de degeneração transcendente, possessão demoníaca ou ignorância, ele é sistema e opera na nossa sociedade, mas também dentro de nossas cabeças.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Hugo Albuquerque

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!