My Authors
Read all threads
1/10. Fio sobre indicadores de dívida pública. Há alguns conceitos de dívida relevantes: Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) - conceito Bacen e conceito FMI; Dívida Líquida do Setor Público (DLSP); Dívida Bruta ex-Reservas Internacionais; e Dívida Fiscal Líquida (DFL).
2/10. A DBGG calculada pelo Bacen contempla todos os passivos do Governo Geral, excluindo Banco Central. A única rubrica do Bacen que entra no cálculo são as Operações Compromissadas (OCs). Essas operações c/ títulos públicos servem c/ principal instrumento de política monetária.
3/10. A DBGG do FMI contempla a carteira de títulos do BC, não só OCs. Lê-se no rodapé do "Fiscal Monitor"/FMI: "Gross debt refers to the nonfinancial public sector, excluding Eletrobras and Petrobras, and includes sovereign debt held on the balance sheet of the central bank".
4/10. A DLSP é a dívida bruta descontada dos ativos que o setor público mantém, como os créditos junto ao BNDES. Uma vez que a DLSP inclui todo o setor público consolidado, os passivos líquidos do Bacen estão contemplados (inclusive as reservas internacionais, do lado do ativo).
5/10. Há ainda um outro indicador calculado por analistas para avaliar a dívida líquida apenas descontando as reservas internacionais, que seriam o ativo mais líquido (ainda que os ativos junto ao BNDES estejam também se mostrando líquidos). Trata-se da "DBGG menos reservas".
6/10. O menos conhecido de todos os indicadores é a DFL. A DFL é a dívida líquida cuja variação resulta no cálculo das necessidades de financiamento do setor público nominais (o déficit nominal). Sua diferença em relação à DLSP são ajustes patrimoniais, cambiais e outros.
7/10. A dívida bruta é essencial para avaliar a solvência. A evolução da dívida mobiliária e das operações compromissadas, além da dívida bancária, ajuda a avaliar riscos futuros. Reservas, por exemplo, são líquidas, mas não se pode desfazer delas na sua integralidade.
8/10. Por outro lado, a dívida líquida (DLSP ou DBGG ex-reservas) é importante porque considera a existência desses ativos. Não é uma questão de Palmeiras x Corinthians, aqui. Cada indicador tem sua utilidade e deve ser observado com cautela.
9/10. A atual de venda de reservas, espelho da piora no balanço de pagamentos, é negativa, do ponto de vista macro. Daí porque se deve ter o cuidado de observar que reduções nas compromissadas (para repor a liquidez retirada ao vender dólares) não são necessariamente positivas.
10/10. O gráfico abaixo (em % do PIB) contém todos os indicadores que mencionei: DBGG (Bacen e FMI), DLSP, DBGG ex-reservas e DFL. Deem uma olhada. (Obs.: converti as reservas pelo câmbio de fim de período).
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Felipe Salto

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!