, 29 tweets, 13 min read
My Authors
Read all threads
Significados dos escudos de Seleções pelo mundo. Segue:
México

O escudo da seleção mexicana possui elementos da cultura do país. A ave na parte superior também aparece na bandeira do país e representa a lenda de que Huitzilopochtli, o deus da guerra, a enviou como sinal aos astecas indicando onde deveriam construir a capital do país.
Após 200 anos de peregrinação, a ave foi encontrada onde hoje é a Cidade do México. Ela está em cima de um cacto no rio e com uma cobra no bico.

Alguns significados são atribuídos às cores:

Verde - esperança
Branco - pureza/unidade
Vermelho - religião/sangue dos heróis
No centro, uma ilustração do calendário asteca, símbolo importange da cultura mexicana e que existiu há 5 séculos. Na frente dele, uma bola representando o esporte. Nas faixas laterais, o nome da federação.
Austrália

O escudo conta com um canguru e uma ema, dois animais nativos do país; há uma curiosidade sobre eles: ambos não podem andar para trás, então são símbolos de avanço por lá. No centro, um globo estilizado com 5 estrelas representando as 5 regiões administrativas.
Em cima do globo, a estrela de 7 pontas representando a Comunidade Britânica, uma organização de países agora independentes, mas que fizeram parte do Império Britânico.
A seleção australiana costumava usar um escudo bem parecido com o brasão de armas nacional. Os significados são os mesmos e o galho na parte de baixo simboliza a Acacia pycnantha, uma leguminosa nativa.
Chile

No centro, La Estrella Solitaria para representar a união do país. As cores, inspiradas na França, significam liberdade, igualdade e fraternidade. No círculo externo, o nome da federação.
Portugal

A tradicional Cruz da Ordem de Cristo, também chamada de Cruz de Portugal, representa uma ordem religiosa e também militar originada pelo Papa João XXII em 1319. No centro, em azul, a representação dos 5 reis mouros que D Henrique derrotou na grande Batalha de Ourique.
Os elementos azuis também estão dispostos em forma de cruz. Os pontos brancos representam as feridas/marcas no corpo de Jesus quando foi crucificado - cabeça, pés, nas duas mãos e costas -. Na parte superior, a sigla da federação.
Inglaterra

Os 3 tradicionais leões são um símbolo do país e podem ser vistos também no brasão de armas. Os dois primeiros leões representam a união entre os ducados da Aquitânia e Normandia, e o terceiro o rei Ricardo I. As rosas espalhadas por todo o escudo são típicas do país.
São 10 Rosas de Tudor para homenagear o mês de criação da Federação Inglesa de Futebol (outubro). A estrela significa o título da Copa de 66 e as cores são as mesmas da bandeira.
Nigéria

No centro, uma águia que representa força e pode ser vista também no brasão de armas do país, e uma bola simbolizando o futebol. O verde e branco significam a fertilidade dos terrenos agrícolas e o preto a terra boa. Na parte inferior do círculo está o nome da capital.
Coreia do Sul

O tigre é um animal tradicional no país, por isso ocupa grande parte do escudo. A bola representa o futebol e na faixa está o nome da associação de futebol. A segunda imagem é o novo escudo da seleção, que começou a ser usado neste ano.
Alemanha

As estrelas representam os 4 títulos de Copa do Mundo. No centro, a tradicional águia alemã que significa coragem e bravura. A mesma águia pode ser vista no brasão de armas e também foi apropriada e remodelasa no nazismo.
Equador

O antigo escudo do Equador tinha um condor na parte de cima, pássaro muito comum no país e em toda a Cordilheira dos Andes. Ele carregava as cores do país e a sigla da federação. Recentemente mudaram e resolveram deixar só as siglas no centro e as cores menores.
França

Um dos escudos mais curiosos do mundo é o da França com seu imponente galo. Símbolo da França há aproximadamente 100 anos, o galo foi adotado depois de muitas piadas dos inimigos por causa das origens gaulesas do país. A pronúncia parecida gerava provocações.
O que era motivo de provocação virou orgulho. Para os franceses o galo significa luz, fé e esperança. As duas estrelas fazem referência aos títulos mundiais e dentro do escudo estão o nome do país e as siglas da federação.
Costa Rica

O escudo é simples e conta com o nome a federação na parte de cima, círculos com as cores da bandeira do país e a ilustração de um jogador se preparando para chutar uma bola.
Argentina

O escudo a Argentina tem duas estrelas representando os títulos de Copa, uma pequena bandeira com as cores do país, dois ramos de louro nas laterais que significam triunfo e, no centro, a sigla da federação. O dourado é um símbolo de nobreza.
Costa do Marfim

O elefanfe, animal tradicionalíssimo do país, está no centro e carrega uma bola de futebol nas trombas; a sigla da federação está escrita a bola e o nome do país na parte superior. Todos os elementos estão dentro de uma representação do mapa do seu território.
Brasil

A Cruz de Malta, referência ao passado português, está no centro do escudo brasileiro e carrega a sigla da confederação. Em segundo plano, outra cruz com as cores verde e amarelo. As 5 estrelas representam os títulos mundiais. Todas as cores da bandeira podem ser vistas.
Bélgica

A Bélgica mudou de escudo recentemente, mas os elementos continuam o mesmo. Na parte de cima, a coroa representa a realeza do país. A sigla da federação e o ano da sua fundação estão presentes, assim como as cores da bandeira. Os louros simbolizam triunfo e nobreza.
Croácia

O tradicional quadriculado tem origem no brasão real do país. Na parte central, a sigla que representa a seleção nacional e na parte inferior uma bola simbolizando o futebol.
Uruguai

As 4 estrelas representam os 2 títulos mundiais e os 2 títulos olímpicos. Só o Uruguai pode fazer isso, pois conquistou as medalhas olímpicas antes da existência da Copa. No centro, a sigla da associação de futebol dentro da torre que representa o Estádio Centenário.
Uma mini bandeira com as cores uruguaias atravessa todos os elementos da parte interna e a bola representa o futebol. Ao lado, os louros simbolizam o triunfo.
Se você chegou até aqui, volta lá no primeiro tweet e dá um rt pra ajudar na divulgação, porque demorei MUITO TEMPO nessas pesquisas.

Logo postarei a continuação com países como Espanha, Itália, Colômbia, EUA, Rússia, Gana e outros.
Pra quem gostou e ainda não viu a thread onde eu explico os significados dos escudos dos times, segue o link:

Uma correçãozinha, a Cruz de Malta no escudo da Seleção Brasileira na verdade é uma Cruz Pátea.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Camisa 8

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!