My Authors
Read all threads
A discussão sobre a banalidade do mal no governo BolsoNero, que teve lugar nos últimos dias, parece ter tido um problema de foco.
A banalidade do mal não concerne só a ser membro de um governo que perpetra barbaridades, mas de ser cúmplice - especificamente - das barbaridades.
+
Desse modo, os servidores públicos de um modo geral, que seguem fazendo seu trabalho diligentemente, não podem ser considerados parte dos que banalizam o mal. Mesmo porque, o Estado precisa continuar funcionando para nos prover serviços básicos, independentemente do governante.
+
A coisa se complexifica na medida em que sobe na hierarquia governamental e sai da dimensão puramente burocrática para adentrar à política - mas não só.
Por dimensão burocrática entenda-se não apenas ser um servidor comum, mas dar seguimento a atividades corriqueiras e normais.
+
Barbaridades cometidas sob justificativa de que só se cumpre ordens, ou se segue rotina burocrática, correspondem a banalizar o mal. Fazer o que substantivamente se faz em qualquer governo, independentemente de sua orientação política, não implica tal banalização, nem o mal.
+
Assim, mesmo em altas hierarquias governamentais, fazer o aceitável em qualquer governo normal não implica banalizar o mal. E o aceitável inclui decidir e implementar políticas discutíveis, controversas ou equivocadas, mas não necessariamente moralmente más. É democracia isso.
+
Logo, indivíduos com responsabilidade política decisória não são cúmplices do mal por, apenas, integrarem um governo pérfido, se o que substantivamente fazem não for mau. Porém, talvez sejam cúmplices desse governo ao coonestá-lo, legitimando o que não merecia sê-lo.
Porém..
+
Alguns indivíduos talvez sejam, em meio à barbárie, aqueles capazes de evitar o pior. De certo modo, são traidores da maldade do governo que integram, ao fazer - pelo menos - o razoável. Não teria sido o caso de Mandetta na Saúde? Ou de Santos Cruz? Ou de Mansueto?
Não é simples.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Cláudio Couto 🇧🇷

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!