My Authors
Read all threads
Pois bem, o Brasil se aproxima da resolução, a pior ou a melhor, dessa enorme crise: Bolsonaro não vai recuar, vai até o final, e e isso, como já falei várias vezes aqui, o coloca em rota de colisão com a direita tradicional (1/12).
A Ditadura caiu por força dos trabalhadores no fim dos anos 1980, quando a convergências dos nascentes movimentos sociais se une às lutas do novo sindicalismo. A oposição liberal ao regime foi obrigada a incluir esses atores, mas nunca com muito gosto (2/12).
A Nova República é isso: a direitaça pró regime militar na berlinda, mas com campo para ocupar cadeiras no legislativo, fazer seus "negócios", militares na tutela da vida civil, liberais com a faca e o queijo na mão e as esquerda meio dentro como antagonista (3/12).
Primeiro, se tentou suplantar um sistema partidário e robusto que se anunciava com Collor. Ele colapsa. Aí parece que o Brasil teria de "se contentar" a ver a disputa entre duas forças civilizadas e cada vez mais tendentes ao centro: PSDB e PT (4/12).
Bolsonaro é, aí, aparentemente apenas um dos clowns populistas de direita tolerados inclusive pelos democratas d'antanho como expressão da "pluralidade" do país, mas enquanto isso, a democracia superficial não constrói instituições e não toca no tabu da tutela militar (5/12).
O PT caminhou mais ao centro para poder governar dentro dos trâmites da Nova República, a partir daí temos algo bom e ruim ao mesmo tempo: o PT se colocando em posição de governar e o PT deixando de ser o elemento de pressão pela luta de direitos (6/12).
Com erros e acertos, fato é que nos termos das grandes instituições a democracia parecia nos trilhos depois de 8 anos de FHC e 8 anos de Lula. Mas ledo engano. O neoliberalismo, produzido pelo primeiro e tolerado pelo segundo, produziu patologias sociais (7/12).
A partir daí, surge uma demanda pela resolução do enigma Brasil: de um lado mais livre e includente, do outro outro, profundamente arcaico, violento, reacionário. Tudo isso explode sob uma presidência como a de Dilma, que supôs poder substituir a política pela gestão (8/12).
A treta é que Dilma conseguiu a proeza de desmontar o complexo arranjo Lulista e a direita tradicional em parte catalisou uma onda radical, em parte embarcou nela, mas se destruiu. O impeachment de Dilma foi uma tragédia sobretudo para o PSDB (9/12).
Bolsonaro só vence porque antes houve impeachment ilegal de Dilma e porque a Lava Jato colocou Lula na cadeia ilegalmente. Ainda assim, precisou do uso massivo e ilegal de redes sociais para vencer Haddad. Por sinal, fosse Alckmin o candidato, ele perderia (10/12).
O problema de Bolsonaro é que ele é incontrolável. Ele usou o establishment de direita como escada para um projeto pessoal torpe e bárbaro e, no meio do caminho, ofereceu tudo para a oligarquia nacional (11/12).
Bolsonaro atende a um mito recorrente de várias culturas: a entidade invocada que se rebela contra o mago triste que pretendeu usa-la. Hoje, ou é ela ou a direita tradicional. O Brasil é pequeno demais para ambos (12/12).
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Hugo Albuquerque

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!