My Authors
Read all threads
todo mundo revoltado com essa festa ridicula. eu tambem. mas minha revolta é maior ainda! explico no fio: revistamarieclaire.globo.com/Comportamento/…
alguma blogueira desocupada resolveu dar uma festinha, e testar as pessoas com aqueles testes rapidos vagabundos que tanto já explicamos aqui! isso em si já seria ridículo. pior é que a pessoa liberava os NEGATIVOS!
pq segundo a amiga dela, pelo visto tao inteligente quanto, esse seriam os Covid-free! PQP MIL VEZES! Vamos lá tudo de novo: teste rápido no dedinho é teste de ANTICORPO! nao diz se vc tem o virus, diz se vc teve o virus no passado e desenvolveu anticorpos!
Demora em media 15 dias pra desenvolver anticorpos. Isso quer dizer o que? Que tem gente na porta da festinha que podia estar no auge da doenca ali, assintomático, ou pre-sintomático, transmitindo virus feliz da vida, e com resultado NEGATIVO! Pq ainda nao tem anticorpos!
E sabe o que mais? Os testes rapidos de dedinho sao RUINS! Dao muito falso negativo e falso positivo. Isso quer dizer que nao podemos confiar nos resultados deles, porque muitas vezes a pessoa até tem anticorpos mas o teste nao detecta, porque nao é sensível o suficiente.
E outras vezes a pessoa nao tem, mas o teste diz que sim, porque ele nao é especifico o suficiente, e está lendo outra coisa como se fosse um anticorpo pra Covid19.
Isso é o que queremos dizer quando falamos da sensibilidade e especificidade do teste. Ou seja, além de fazer festa e colocar pessoas em risco, a anfitriã ainda selecionou ao contrário! se quisesse realmente pessoas Covid-free, deveria ter escolhido aquelas que Dao IgG positivo.
Porque o primeiro anticorpo que temos é o IgM. Ele começa a ser produzido de 12-15 dias após infecção. Depois vai lentamente sendo subsitutido pelo IgG. Portanto, IgM indica uma infecção recente, que vc teve contato com o vírus há pouco tempo.
e o IgG indica que já faz tempo, e PROVAVELMENTE vc nao está mais com o virus, e está imune. Mas ênfase no provavelmente porque ainda nao podemos ter certeza disso. Pra estarmos imunes nao basta ter IgG, os anticorpos precisam ser do tipo neutralizantes.
Neutralizantes sao aqueles que impedem que o virus entre na células e se repliquem. E pra saber isso, nao é com teste simples de sorologia, muito menos esses rapidos de dedinho. Precisa de um teste mais detalhado no laboratório.
E a reportagem da Marie-Claire nem pra explicar isso! simplesmente entrevistou uma médica que disse que os testes sao ruins. Nem uma palavra pra explicar o que é sorologia, e como interpretar os resultados. Por isso eu falo que os testes de farmácia confundem mais do que ajudam
Aqui a tabela que fizemos no @iqciencia com o @Virology_FAMERP
e aqui o artigo explicando testes rápidos: revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fat…
e aqui sobre assintomáticos e pre-sintomáticos, pra ver o perigo de ter pessoas lá no auge da transmissão: revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fat…
e finalmente, mesmo sobre o IgG positivo, nao sabemos o suficiente ainda para ter certeza de que as pessoas estao imunes. Trabalhos recentes mostram que o IgG pode decair rapidamente no sangue, e alguns casos foi impossível detectar após 60 dias.
Isso nao quer dizer que as pessoas nao fiquem imunes, porque anticorpos IgG nao sao nossa única defesa nem nosso único marcador, como também já explicamos aqui: revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fat…
Temos resposta celular, temos células de memória, e ainda precisamos entender melhor como funciona nossa resposta imune nesta doenca. Outro estudo recente mostra que pacientes recuperados tinham baixos níveis de anticorpos no sangue, mas eram anticorpos "dos bons".
Ou seja, anticorpos neutralizantes, bem potentes, que mesmo em baixa quantidade, conseguiam neutralizar o virus. Isso é boa noticia para vacinas, pois podemos desenhar vacinas para gerar exatamente esses anticorpos bons.
e podemos desenhar vacinas para funcionar melhor do que o sistema imune natural, e produzir mais anticorpos, e mais resposta celular. Portanto, esse problema do IgG é preocupante, mas nao é motivo para desespero.
O que o problema do IgG faz, é mudar nosso olhar em relação ao que pode ser o melhor marcador. Se IgG realmente cai após 60 dias, a ideia do passaporte da imunidade já era.
e teremos que pensar em marcadores melhores. Mas de novo, nao quer dizer que nao ficamos imunes. Por enquanto nao estamos vendo casos de reinfecção. Logo teremos mais resultados em animais, e em humanos, para poder bater esse martelo.
Mas como ainda nao sabemos se ficamos imunes, e por quanto tempo essa imunidade dura, precisamos continuar nos cuidando. Nada de festas, nada de testes rapidos, e nada de sair sem máscara!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Natalia Pasternak Taschner, PhD

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!