My Authors
Read all threads
10 PERGUNTAS A SE FAZER PARA DIMINUIR A CONFUSÃO SOBRE O PL4162 E A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA E SANEAMENTO

(recomendo esse fio especialmente a quem se diz de esquerda e ainda não se entendeu com o que aconteceu ontem...)

#aguanaoemercadoria #NaoAPrivatizacaoDaAgua #NaoAoPL4162
1) Vocês sabiam que TODOS os movimentos comprometidos com a luta pela água enquanto Bem Comum dos povos e da Natureza estavam TOTALMENTE contra o PL 4162?

Procurem qualquer movimento dessa pauta e perguntem o que pensam sobre esse PL (já deveriam ter feito isso antes de votar) +
2) Vocês sabiam que esse PL é desdobramento da antiga MP 844 que derrotamos em 2017 com Temer, depois da MP 868 que obstruímos e fizemos caducar já no governo @jairbolsonaro após intensa mobilização de trabalhadores das empresas de água e saneamento e muitos movimentos? +
3) Não é estranho todos os anos a gente conseguir mobilizar a sociedade para impedir a privatização e, justo na pandemia, quando não dá pra mobilizar pra "apertar" o parlamento, esse projeto seja aprovado?

Esse foi um dos maiores exemplos da boiada passando na pandemia... +
4) Vocês sabiam que o relator do projeto é o @tassojereissati , o senador Coca-Cola, que vai lucrar milhões ou bilhões com essa aprovação e que tem o plano de privatizar a água e saneamento para benefício próprio?

Votar com a elite privada desse setor faz sentido? +
5) Vocês compreendem que essa votação foi IMPORTANTÍSSIMA para @jairbolsonaro que, além de agir ativamente pela sua aprovação, se beneficia muito dela?

Para os mercados, foi uma excelente sinalização o Brasil conseguir aprovar agenda de austeridade mesmo nesse caos... +
6) Vocês acreditam realmente que a iniciativa privada vai universalizar o saneamento básico para a população mais pobre?

Então porque Manaus está há 20 anos em gestão privada e só 12,5% de acesso a esgoto e 600 mil pessoas sem água? É o 5 pior município entre os 100 maiores... +
7) Vocês sabiam que o Banco Mundial, que defendeu tão ativamente a privatização da água na década de 90 para o mundo, depois teve que recuar e seguiu oferecendo só à periferia do capitalismo como parte de agenda colonial de estrangulamento econômico?

(nas palavras deles...) +
"Sempre o peso do investimento em água tem que ser fornecido pelo setor público(...) Não tem havido muito investimento privado e 90% dos recursos vieram do setor público, mesmo quando a participação privada estava em seu pico”.
Katherine Sierra - VP de Infra e Des do Banco Mund +
8) Vocês sabiam que a privatização da água e saneamento no mundo foi um erro tão grotesco que de 2000 a 2019 foram reestatizadas companhias em 1408 municípios em 58 países dos 5 continentes?

Só na França (de onde vieram as gigantes multinacionais) foram 152 reestatizações +
9) Vocês sabiam que a maior parte das reestatizações se deu por motivos de não cumprimento das promessas das empresas, que não garantiam acesso aos mais pobres, não investiam, aumentavam tarifas de forma abusiva, falhavam em qualidade da água, ou crimes ambientais? +
10) Você sabia que a mesma promessa de universalização do saneamento foi feita quando houve a privatização no Tocantins?

Fato: em 2010 a BRK Ambiental abandonou 78 municípios que não eram rentáveis, ficou com 47 mais ricos e o estado teve que se virar e custear o restante... +
Espero que agora tenha ficado evidente que a classe dirigente no Brasil vendeu uma imensa mentira para a população, que setores conciliadores de classe compraram essa mentira e que resta ao povo (os 99% do andar de baixo da pirâmide) reverter mais essa violação no país! Força! +
Apenas a luta coletiva e organizada muda a vida! Que não caiamos nas mentiras do parlamento que tenta normalizar esse sistema como se fosse o único possível.

Nós precisamos construir o Poder Popular onde o povo mante e o governo obedeça! #CriarCriarPoderPopular #ForaBolsonaro
Jaja vai começar uma live com o @SergioMarone sobre esse tema!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Thiago Ávila

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!