My Authors
Read all threads
Agora uma análise mais crua dos resultados do observacional da HCQ. Vamos aos fatos:

1. Imagine que você é um médico em um hospital que, por protocolo, te obriga a prescrever a droga. E você encontrou uma justificativa para não prescrever. Este paciente é diferente, concorda?
1.2 Esse é o "viés de indicação", presente nos estudos observacionais. Se, no dia da admissão, esse paciente não recebeu o medicamento e o seu vizinho de leito sim, isso foi baseado na decisão clínica, e não por sorteio. Isso enviesa o estudo porque seleciona pacientes ideais.
2. Além da idade mais avançada no grupo que não usou a HCQ, há inúmeras variáveis não citadas no texto e, por isso, não mensuráveis: fragilidade, troponina, d-dímero, entre outras. Como não foram mensuradas, também não foram ajustadas pelo estatístico.
2.2 E agora eu espero dos interpretadores de estudos científicos que seletivamente criticaram o viés de indicação/seleção do observacional da NEJM, porque isso ia contra a sua narrativa, que façam o mesmo com esse. O viés existe e é criticável em ambos.
3. Viés do "tempo imortal" esteve presente no estudo: o paciente não entrava para o grupo de HCQ até que se completava todo o tratamento. Se ele morre durante o tratamento, ele é contado como "não usuário".
3.2 Ao mesmo tempo que isso é defensável por quem diz que a HCQ só serve para casos mais brandos, é obviamente fonte de viés, porque joga vários desfechos ruins no colo do grupo que não usou nada.
4. Para mim, o viés mais importante: o uso dos corticoides foi mais que o dobro no grupo que também usou HCQ. Se o RECOVERY trial demonstrou que dexametasona reduz mortalidade, o que garante que a mortalidade menor não teve participação do corticoide?
4.2 Lembrando que o RECOVERY foi um trial randomizado, placebo-controlado com desfecho livre de viés (mortalidade). Não é a série A, é a Champions League da ciência.
Se alguém se propõe a fazer análise imparcial de dados, deve fazê-lo independente da sua crença, visão política e preferência. A HCQ continua na série B do tratamento para COVID. Esse estudo não provou absolutamente nada.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with José Alencar

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!