Hoje a linha vai ser de um tema que muitos estudantes tem dúvida e que, apesar de ser um pouco complicado, eu adoro!
Qual a diferença das partículas WA e GA?
GA é uma partícula de caso (格助詞 - kakujoshi) que marca o sujeito da frase (主語-shugo).
WA é uma partícula conectiva (係助詞 - kakarijoshi) que marca o tema da frase (主題-shudai)
Mas vamos em alguns exemplos:
watashi GA kamera wo kaimashita
2. 私はカメラを買いました。
watashi WA kamera wo kaimashita
As duas frases acima podem ser traduzidas por "eu comprei a câmera".
O WA em 2 marca o watashi como tema central da frase.
Mas fora essa diferença gramatical, não existe muito uma diferença de sentido, então nesse ex elas podem ser tratadas como sinônimos.
3. カメラは私が買いました。
kamera WA watashi GA kaimashita.
Eu comprei a câmera
Temos o uso do WA e do GA na mesma frase.
O sujeito do verbo comprar é watashi, marcado pelo GA, mas o tema da frase é kamera, marcado pelo WA.
Essa tática é muito usada em filmes policiais quando o réu está fazendo seu depoimento, conectando-se a uma evidência e não as outras.
A. 大丈夫ですか daijoubu desuka
Tudo bem?
B. 今は大丈夫 ima WA daijoubu
Agora estou bem
B poderia estar bravo antes, e agora está calmo. Ou agora está sem problemas, mas depois talvez precise de ajuda.
Tudo isso expresso pelo simples uso do WA
Essa é a primeira diferença que eu gostaria q vcs tenham em mente: sujeito vs tema.
Agora vamos pra outra diferença
Tanaka-san wa gakusei desu.
5. 田中さんが学生です。
Tanaka-san ga gakusei desu.
Ambras as frases se traduzem da mesma forma "Tanaka é estudante", porém a diferença entre as duas está no que é informação nova em um diálogo.
Ou seja, em 4 todo mundo sabe quem é o Tanaka mas ninguém sabe a profissão dele (estudante)
Já em 5 todos sabem que alguém é estudante, mas não sabiam que o Tanaka é que era estudante.
A. 田中さんは教師ですか - tanakasan wa kyoushi desu ka
O Tanaka é professor?
B. いいえ。田中さんは学生です - iie. tanakasan wa gakusei desu.
Não. O Tanaka é estudante.
Quem é o estudante?
B. 田中さんが学生ですtanakasan ga gakusei desu
Tanaka é o estudante.
E essa é a segunda diferença: informação velha vs nova