My Authors
Read all threads
De acordo com o notável "The Politics of Innovation", de Mark Z Taylor, a "causa causae" da diferença de performance em inovação tecnológica dos países é algo que ele chama de "insegurança criativa" Image
Taylor explica que aceleração da inovação tecnológica depende de um tipo de mobilização nacional que, infelizmente, está além da capacidade que os governos costumam dispor
Para q isso ocorra é necessário um balanço desequilibrado entre a percepção de ameaças externas e ameaças internas (como percebidas pelos grupos de pressão) em favor das primeiras.
Em outras palavras, a segurança nacional tem de ser um preocupação relativamente importante.
O Brasil, que acabou de ter divulgados dados da pesquisa de inovação (Pintec) do IBGE, está percebendo que 20 anos após ter pisado fundo na emulação de modelos da promoção da CT&I, pouco se avançou.
Taylor tvz ajude a explicar essa performance desanimadora.
Enquanto internamente passamos pelo 4o governo no qual boa parte da população vocifera nas redes seu desejo de que o Presidente morra, é muito dificil convencer os brasileiros de que estão sob severa ameaça externa.
O Global Firepower, mais conhecido ranking de poder militar relativo, mostra um "PwrIndx" de 0,199 (quanto mais próximo de zero, melhor, de froma que os EUA = 0,061).
Esse índice o coloca na 10a posição global.
Na América Latina, o próximo da lista é o México, com 0,606 (38o); na América do Sul, que reúne ameaças mais plausíveis, é o Peru, que com um índice de 0,622, é o 40o globalmente.
O Global Fire Power é muito criticado por supostamente dar muita ênfase a equipamentos disponiveis.
Recurso interessante para outra perspectiva é o Atlas de Defesa da América do Sul, do GEDES/Unesp (gedes-unesp.org/atlas/).
O Atlas traz uma interessantíssima aba de indútria de defesa.
A tabela a seguir congrega os resultados de todos países sul americanos com ao menos uma empresa nos diversos tipos de produtos de emprego militar: Image
Como não é dificil observar, por esse critério a discrepância "a favor" do Brasil é ainda maior (embora, como esperável, alguns resultados inverossímeis do Global Fire Power, como o Peru estar a frente da Argentina, apareçam muito distintos).
Curiosamente, embora pareça uma super potência na America do Sul, o Brasil é desproporcionamente frágil na comparação com países de fora do subcontinente.
O Reino Unido, por exemplo, com PIB muito próximo ao nosso, possui uma base de defesa mais de 5X a brasileira.
Em um mundo de drones, constelações de satelites e misseis de cruzeio hipersônicos, é evidente que a percepção de ameaça não coincide com sua real dimensão.
Mas Taylor está certo: grupos e decisões politicas movem-se essencialmente com base em impressões, eventualmente em mitos.
Não obstante, nesse #DiaNacionaldaCiencia desejo que outro tipo tb muito real de ameaça, a ameaça sanitária, nos faça despertar.
A pandemia deixou evidente, apesar do porte do SUS, a fragilidade de nosso complexo industrial de saúde.
Que sirva de foco de mobilização para que, ao menos nesse setor, o Brasil passe a dar a devia importância à Ciência e aos seus elos com o setor produtivo
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Thomas Mann tropicalizado

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!