My Authors
Read all threads
Essa tarde está perfeita para montar um fio (devido a repercussão do tweet esse fds), bora explicar de uma forma um pouco mais detalhada p/ as pessoas oq/ o biomédico faz, quais as habilitações mais comuns e etc. Segue o #thread e leia com atenção (#BiomedTwitter) =D
Para o thread, utilizei o manual do Biomédico (acho que todos devem ter), se não tiver em casa há uma versão disponível digitalmente no site do Conselho Federal de Biomedicina (cfbm.gov.br) ou no site dos Conselhos Regionais. Também utilizei o Código de Ética. Image
O curso de Biomedicina surgiu em 1966, e sua regulamentação em 1979, desde lá o curso tem tido um processo de evolução e crescimento. Uma das mais novas profissões da área da saúde, a carreira oferece um grande/enorme leque de opções e habilitações.
Então devido ao leque de habilitações, o Biomédico tem opções que vão de laboratórios, clínicas, hospitais, industrias, empresas e instituições. Uma atividade em destaque é no ensino, onde o profissional forma e prepara acadêmicos para o exercício da carreira.
Outro setor é nos laboratórios, onde se destacam em grandes projetos de pesquisa laboratorial ou até mesmo em análises clínicas; há também profissionais que se destacam testando a eficácia de substancias já existentes no mercado. De acordo com o CFBM as habilitações são:
1 – Patologia Clínica
2 – Parasitologia
3 – Microbiologia
4 – Imunologia
5 – Hematologia
6 – Bioquímica
7 – Banco de Sangue
8 - Docência e Pesquisa: Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Embriologia, Psicobiologia
9 – Saúde Pública
10 – Imagenologia
11 – Radiologia
12 – Análises Bromatológicas
13 – Microbiologia de Alimentos
14 – Citologia
15 – Análise Ambiental
16 – Acupuntura
17 – Genética
18 – Reprodução Humana
19 – Biologia Molecular
20 – Farmacologia
21 – Informática de Saúde
22 – Histotecnologia Clínica
23 – Toxicologia
24 – Sanitarista
25 – Auditoria
26 – Perfusão
27 – Estética
28 – Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório
29 – Gestão das Tecnologias de Saúde
30 – Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico
Então, quando uma pessoa se identifica como "Biomédico" o correto é saber em qual das habilitações ele trabalha ou possui, por termos várias habilitações. No Brasil, sua grande maioria (80%) trabalham no setor de Patologia Clínica (Análises Clínicas) da qual o profissional ...
... o profissional Biomédico costuma ser o responsável técnico dos equipamentos, existem +/- 2 mil laboratórios no Brasil sob o comando do Biomédico e que podem compartilhar o comando com Biólogos e Farmacêuticos tbm. Já temos uma noção da diferença entre Biomédico e Médico.
Habilitações:

ANÁLISES CLÍNICAS E BANCO DE SANGUE: tem competência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-tranfussionais e é capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades.
ANÁLISES BROMATOLÓGICAS E MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS: Realizar análises físico-químicas e microbiológicas (análises bromatológicas) ou somente microbiológicas (microbiologia de alimentos) de amostras para aferição da qualidade dos alimentos
MICROBIOLOGIA: Identificar microrganismos p/ o diagnóstico clínico e desenvolvimento de pesquisas.

PARASITOLOGIA: Identificar parasitas p/ o diagnóstico clínico, desenvolvimento de pesquisas e auxílio a programas governamentais de saneamento p/ erradicação de doenças e educação.
BANCO DE SANGUE* Lei nº 10.205, de 21 de março de 2001
Resolução CFBM nº 78, de 29 de abril de 2002
Resolução CFBM nº 227, de 7 de maio de 2013
RDC Anvisa nº 57, de 16 de dezembro de 2010

IMPORTANTE:
*a responsabilidade técnica é exclusiva de médico especialista em hemoterapia ou hematologia.
IMUNOLOGIA: Análises do sistema de defesa do corpo, identificação e classificação dos agentes patológicos p/ estudo, desenvolvimento e aperfeiçoamento de vacinas. Realizar testes sorológicos por técnicas de soroaglutinação, fluorimetria, quimioluminescencia e imunocromatografia.
BIOQUÍMICA: Realizar análises biológicas e químicas de organismos vivos, principalmente para subsidiar pesquisas em biotecnologia, para produção de enzimas e desenvolvimento de biocombustíveis.
BIOLOGIA MOLECULAR: Executar técnicas laboratoriais emprestadas da Microbiologia, Genética e Bioquímica para aprimoramento do diagnóstico clínico.
GENÉTICA: Realizar análises cromossômicos para o diagnóstico citogenético humano e molecular (DNA), para identificação da paternidade e identificação de perfil molecular na perícia criminal. Cheguei a montar um fio sobre perícia aqui:
EMBRIOLOGIA E REPRODUÇÃO HUMANA*: Realizar manipulação de gametas (oócitos e espermatozoides), atuar na identificação e classificação oocitária, processamento seminal, espermograma, criopreservação seminal, classificação embrionária, criopreservação embrionária, +
+ biópsia embrionária e hatching, para subsidiar processos de fertilização e reprodução humana assistida. *O Biomédico habilitado em Reprodução Humana pode atuar em Embriologia, assinar laudos e assumir a responsabilidade técnica do laboratório.
ANÁLISE AMBIENTAL: Realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio-ambiente,
incluídas as análises de água, ar e esgoto.

FARMACOLOGIA: Realizar estudos sobre os efeitos dos fármacos no organismo humano e suas interações com outras substâncias +
+ a partir do estudo de suas propriedades físicas, químicas e bioquímicas para o desenvolvimento de novos medicamentos e para o tratamento e cura das mais diversas doenças.

Lembrando que algumas habilitações possuem Resoluções/RDC Anvisa.
TOXICOLOGIA:
Resolução CFBM nº 135, de 3 de abril de 2007
RDC Anvisa nº 306, de 7 de dezembro de 2004

- Analisar efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, como cosméticos, medicamentos,
veneno de insetos etc.
- Realizar estudos e/ ou exames em cromatografia de camada delgada, cromatografia líquida, cromatografia em fase gasosa, cromatografia de alta pressão e sintomatologia.
- Atuar na dosagem de metais pesados e drogas de abuso.
- Elaborar plano e gerenciar atividades relativas à área de toxicologia, desde que comprove domínio em, pelo menos, duas das seguintes disciplinas obrigatoriamente integrantes da grade curricular do curso de biomedicina:
Processos de qualidade exigidos pelo INMETRO e ANVISA (BPL, GLP, Nbr 17025); protocolos OECD, NIN, FDA, EMEA; biotério; legislação nacional referente a ANVISA, MS, MA E MMA – IBAMA; agrotóxicos; cosméticos; químicos em; fitoterápicos; fármacos; toxicologia geral e farmacologia.
CITOLOGIA ONCÓTICA:
Resolução nº 78 de 29 de abril de 2002.
- Realizar, com exceções, análises citológicas do material esfoliativo, dos raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas, através da metodologia de Papanicolau para o diagnóstico citológico.
- Realizar coleta de material cérvico-vaginal/microflora e leitura da respectiva lâmina. O Biomédico não poderá realizar coleta de material através da técnica de Punção Biópsia Aspirativa por Agulha Fina (PAAF).
HISTOTECNOLOGIA CLÍNICA:
Resolução CFBM nº 239, de 29 de maio de 2014
- Processar amostras histológicas (fragmento de tecido humano produto de biópsia) para análise macroscópica, imunohistoquímica, citoquímica e molecular, firmando os respectivos laudos.
- Realizar técnicas auxiliares de necropsia e análises forenses, sob supervisão de profissional médico devidamente habilitado. Atuar na gestão administrativa, no controle de qualidade interno e externo de laboratórios histotecnológicos e congêneres públicos e privados.
HISTOLOGIA HUMANA:
- Realizar estudos de tecidos do corpo humano para desenvolvimento de pesquisas.

Calma q/ estamos na metade.
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM E TERAPIA:
Resolução nº 234, de 5 de dezembro de 2013
A habilitação em Biofísica, Radiologia ou em Imagenologia permite ao Biomédico exercer as seguintes atividades no diagnóstico por imagem e terapia: SEGUE:
Realizar atividades em serviços de radiodiagnóstico (operações com equipamentos e sistemas de diagnóstico por imagem, como tomografias computadorizadas, ressonância magnética, ultrassonografia, radiologia vascular e intervencionista, radiologia pediátrica, mamografia, +
+ densitometria óssea, neuroradiologia e medicina nuclear) e radioterapia (operações com equipamentos de diferentes fontes de energia, para tratamento, que utilizam radiações ionizantes).
- Gerenciar os serviços de radiodiagnóstico
- Gerenciar o sistema PACS/RIS
- Realizar radiografia convencional e contrastada.
- Atuar em sistemas de informação em saúde, prontuário eletrônico do paciente, telemedicina, sistemas de apoio à decisão, processamento de sinais biológicos, internet em saúde, padronização da informação em saúde +
+ processamento de imagens médicas, bioinformática, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM), medicina nuclear (MN), radioterapia (RT) e radiologia médica.

Digamos que essa é uma das mais concorridas também na área.
ADMINISTRAÇÃO E ENSINO:
- Gerenciar e/ou coordenar equipes
- Fazer a gestão da qualidade dos serviços
- Fiscalizar outros profissionais e serviços
- Realizar auditorias e inspeções de qualidade
- Avaliar as conformidades com as normas vigentes
- Atuar na área de ensino para a especialização dos profissionais.
- Oferecer treinamentos teóricos e práticos.
- Oferecer consultoria nas diversas áreas.
- Atuar nas comissões de saúde opinando sob as normas e regulamentações da área de imagem.
- Participar de câmaras técnicas.
PERFUSÃO:
Resolução CFBM nº 135, de 3 de abril de 2007
-Operar equipamentos de circulação extracorpórea em cirurgias.

INFORMÁTICA DE SAÚDE:
-Atuar no armazenamento, recuperação e uso da informação, dados e conhecimento biomédicos p/ a resolução de problemas e tomada de decisão.
PSICOBIOLOGIA:
- Realizar pesquisa experimental da base biológica dos processos mentais sobre os processos e estruturas fisiológicos

FISIOLOGIA, FISIOLOGIA GERAL E FISIOLOGIA HUMANA:
- Estudar o funcionamento e o mecanismo do corpo humano.
ACUPUNTURA:
Resolução CFBM nº 2, de março de 1995
Resolução CFBM nº 185, de 26 de agosto de 2010
Normativa CFBM nº 1, de 10 de abril de 2012
- Otimizar tratamentos convencionais de saúde por meio da promoção do equilíbrio energético e do reestabelecimento da integração funcional.
BIOMEDICINA ESTÉTICA:
Resolução nº 197, de 21 de fevereiro de 2011
Resolução nº 200, de 1º de julho de 2011
Resolução nº 214, de 10 de abril de 2012
Normativa nº 01, de 10 de abril de 2012

Orientar a população com disfunção dermato-fisiológica, mostrando/identificando +
+ as formas de correção, prevenindo o envelhecimento cutâneo natural e elevando a auto estima do indivíduo.
- Realizar procedimentos invasivos não cirúrgicos: aplicação de toxina botulínica tipo A; mesoterapia/intradermoterapia; preenchimentos semi permanentes; peelings químicos+
+ carboxiterapia; laser fracionado; luz intensa pulsada, dentre outras inúmeras técnicas invasivas não cirúrgicas utilizadas no tratamento do rejuvenescimento cutâneo e de alterações nas conformações corporais (celulite, estrias, flacidez), radiofrequência, dentre outros.
AUDITORIA:
Resolução CFBM nº 184, de 26 de agosto de 2010.
- Participar, individualmente e/ou em equipes, da auditoria dos serviços de toda área da saúde, nos níveis federal, estadual ou municipal, na esfera pública ou privada. Farei um thread completa sobre. #BiomedTwitter
SAÚDE PÚBLICA:
- Desenvolver e implementar projetos governamentais em DSTs, doenças crônicas, doenças infectocontagiosas, zoonoses, atendimento domiciliar (cuidadores), saúde do trabalhador, atendimento à população indígena e carcerária.
PERICIA CRIMINAL:
- Realizar procedimentos para produção de provas materiais para instruir processos no âmbito do
direito penal.

ANÁLISES CLÍNICAS VETERINÁRIAS:
Resolução CFBM nº 154, de 4 de abril de 2008
- Realizar análises de material biológico de animais de pequeno/grande +
+ porte. O Biomédico não poderá realizar coleta, transporte e armazenamento de amostras biológicas de
animais.

MAGISTÉRIO (BIOMÉDICOS COM CURSO DE LICENCIATURA)
Res. CNE/CES nº 2, de 18 de fevereiro de 2003
Res. CFBM nº 125, de 16 de junho de 2006
- Lecionar na edu básica/prof
BIO-INDÚSTRIA E BIO-EMPRESA:
Resolução CFBM nº 78, de 29 de abril de 2002
- Atuar nas análises químicas e biológicas, produção de soros, vacinas, kits de reagentes para análises, assumir chefias técnicas e ser diretor ou proprietário.
- Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos e produtos obtidos por biotecnologia.

NO COMÉRCIO: Assumir a responsabilidade técnica das empresas que comercializam, importam e exportam
produtos +
+ (excluídos os farmacêuticos), para os laboratórios de análises clínicas, tais como: produtos que possibilitam os diagnósticos, produtos químicos, reagentes, insumos ou agentes bacteriológicos e instrumentos científicos.
AMOSTRAS DE MATERIAL BIOLÓGICO:
- Realizar coleta, armazenamento e transporte de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames*, bem como supervisionar setores responsáveis por tais procedimentos. O Biomédico não poderá realizar coleta de materiais para biópsia +
coleta de líquido céfaloraquidiano (líquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários.

MONITORAMENTO NEUROFISIOLÓGICO TRANSOPERATÓRIO
- Atuar, sob supervisão médica, no monitoramento neurofisiológico transoperatório, operando equipamentos específicos para a atividade +
+ e utilizando métodos eletrofisiológicos como eletroencefalografia (EEG), eletromiografia (EMG) e potenciais evocados para monitorar a integridade de estruturas neurais específicas durante as cirurgias.
Agora sobre o dia do Biomédico (20 de Novembro)
Instituído no calendário nacional pela Lei nº 11.339 de 3 de agosto de 2006, por iniciativa do biomédico e deputado federal Lobbe Neto. O dia '20 de novembro' representa um marco importante na história da profissão.
Enfim é isso, qualquer dúvida compartilha conosco q/ o #BiomedTwitter está ai pra ajudar. =D
@threadreaderapp unroll please
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Jonathan Vicente

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!