My Authors
Read all threads
Duas notícias desta semana me fizeram escrever esta #aulacordel sobre um dos assuntos que eu compreendo muito bem: a ciência psicodélica da ayahuasca.

O 'chá do Daime' teria propriedades terapêuticas para tratar complicações COVID-19? Segue aí o cordel inteiro para entender.
Para quem não sabe, a ayahuasca é um preparado líquido de origem indígena com propriedades psicodélicas. Ela é feita de duas plantas amazônicas e tem vários nomes (daime, vegetal, uni, nixi pãe, etc.). Seu uso é legalizado no Brasil para fins religiosos e rituais.
No dia 29 de julho último, o artigo do jornalista @MarceloNLeite na @Folha divulgou a pesquisa da equipe de Nicole Galvão-Coelho e Dráulio de Araújo, ambos da UFRN, sobre efeitos anti-inflamatórios da ayahuasca.

www1.folha.uol.com.br/ciencia/2020/0…
O artigo foi publicado no Journal of Psychopharmacology, e demonstrou que uma dose de ayahuasca em humanos é capaz de reduzir um marcador de inflamação, a proteína C reativa (PCR) em pessoas saudáveis e em portadores de depressão resistente ao tratamento.

journals.sagepub.com/doi/10.1177/02…
O estudo sobre ayahuasca e inflamação é desdobramento de outro artigo, do qual eu sou coautor, e que é focado nos efeitos antidepressivos da ayahuasca. Você pode ler mais sobre ele - em uma linguagem compreensível - neste link da @socialistamor.

socialistamorena.com.br/ayahuasca-pode…
Saiu no dia seguinte à versão online do artigo da Folha, 30 de julho, um texto da @MFernandaRib na agência @Mongabay_Brasil, contando que o povo Kokama, do Amazonas, estava usando práticas nativas, incluindo a ayahuasca para tratar doentes com covid-19.

brasil.mongabay.com/2020/07/povo-k…
A matéria, que foi repercutida no @Ecoa_UOL e cuja leitura recomendo, diz que depois de verem vários de seus parentes morrerem, os Kokama resolveram chamar seus pajés para cuidar dos doentes, e que isso coincidiu com uma redução no número de fatalidades.

uol.com.br/ecoa/colunas/n…
Quem acompanha o assunto sabe que cresce cada vez mais o conjunto de evidências que indica que os psicodélicos podem ter efeitos terapêuticos.

A maioria dos estudos sobre isso foca em transtornos mentais: depressão, transtornos do uso de substâncias, estresse pós-traumático etc.
Faria então algum sentido pensar que a ayahuasca poderia ter algum efeito benéfico na covid-19?

Em resumo, SIM, existe base teórica. Porém NÃO, não há qualquer evidência científica de que ayahuasca melhore a evolução dessa doença.

Então devagar com o andor e vamos compreender.
O estudo da Nicole indicou que a ayahuasca reduz um marcador de inflamação chamado proteína C reativa - PCR. Por favor não confundir com o outro PCR, uma técnica usada em um dos tipos de testes diagnósticos da covid-19.

Bem, e qual a importância da PCR nessa doença?
Primeiro vamos entender as fases da covid-19. Na imensa maioria das pessoas infectadas, a doença começa e termina na fase viral, com quadros leves/moderados.

Nas formas graves de covid-19 acontece uma resposta inflamatória exagerada onde o corpo acaba atacando a si mesmo.
A PCR é uma proteína envolvida no que se chama cascata inflamatória. Ela é produzida no fígado em resposta ao aumento de uma substância pro-inflamatória produzida por leucócitos, a interleucina-6 (IL-6).

Na Medicina, mede-se se a PCR no sangue como um marcador de inflamação.
Um conjunto robusto de estudos já indica que medidas altas de PCR estão associadas a quadros mais graves de covid-19, provavelmente por indicar que a sua presença em números maiores está associada a uma resposta hiperinflamatória.

sciencedirect.com/science/articl…
Além disso, já há estudos indicando que psicodélicos clássicos como DMT (presente na ayahuasca), LSD e DOI exibem efeitos anti-inflamatórios.

No caso da ayahuasca é possível que esse efeito possa acontecer por diversos caminhos biológicos.

tandfonline.com/doi/full/10.10…
Bem, se há indícios de que: 1) psicodélicos podem reduzir inflamação; 2) a ayahuasca pode reduzir PCR; 3) a PCR é um marcador de gravidade para covid-19; e 4) morreram menos índios Kokama desde que começaram a dar a bebida psicodélica a eles, está tudo resolvido, né? NÃO.
A parte da evidência biomédica é mais simples de explicar. Por mais promissora que sejam todas as conexões feitas (ayahuaca = ↓PCR; ↑PCR = pior covid; psicodélicos = ↓inflamação), é SOMENTE com estudos clínicos com humanos que poderemos ter certeza.

Tais estudos inexistem.
O que dizer do resultado inspirador dos Kokama?

Primeiro, devemos entender o que significa essa resposta dos indígenas para além do paradigma biomédico. Há toda uma camada simbólica e de empoderamento que pode ser discutida aqui, mas me faltam espaço e competência para isso.
Do ponto de vista epidemiológico, embora o relato de um menos número de mortes seja positivo e coincida com a narrativa parcial das evidências, ainda assim, temos que considerar a hipótese de que a redução das mortes tenha se dado somente pela história natural da epidemia.
A matéria diz que morreram 56 indígenas de meio de abril a meio de junho, e depois somente 4. Olhando o gráfico com a média móvel de mortes covid de sete dias do município de Tabatinga-AM, onde vivem os Kokama, vemos que os óbitos seguiram esse mesmo padrão para todos moradores.
Considerando que muitas pessoas podem ter sido levadas a se tratar em Tefé (maior cidade da região) ou na capital Manaus e as mortes tenham sido registradas lá, notamos um padrão semelhante de óvitos covid: mais mortos entre abril-junho, e uma redução de meados de junho p/ cá.
Ou seja, embora a decisão dos Kokama tenha vários desdobramentos que merecem discussões e reflexão, e a despeito da biologia que aponta uma potencial ligação da ayahuasca com redução da inflamação, a diminuição de mortes pode ter sido somente uma coincidência temporal.
Quem acredita na Ciência como fonte de informações não pode achar que o caso do tiozão do Planalto que teve covid-19, tomou hidroxicloroquina (HCQ) e supostamente melhorou seja evidência de eficácia.

Malgrado as diferenças óbvias, temos aqui situações com alguma comparabilidade.
Antes dos testes com humanos, havia uma teoria biológica plausível que se baseava na hipótese de que a hidroxicloroquina poderia ter um efeito antiviral.

Depois de ensaios clínicos o que ficou demonstrado, até agora, é que tomar HCQ não só é ineficaz como pode ser mais perigoso.
Não há evidência de que a ayahuasca tenha efeito antiviral, mas assim como a dexametasona melhora covid grave por ação anti-inflamatória, é plausível levantar a hipótese de que a aya possa ter alguma eficácia.

Mas nada foi testado até agora, e estamos falando de um psicodélico.
No Brasil, o uso terapêutico da ayahuasca NÃO é regulamentado para não-índios. Portanto, cuidado com quem tenta vendê-la como panaceia universal.

A ayahuasca para os não-índios é questão de liberdade religiosa/ritual. Acreditar nela se trata literalmente de uma questão… de fé.
Já se sabe que nem todas as pessoas podem tomar psicodélicos, especialmente os portadores de psicoses.

Quem já tomou ayahuasca sabe que não é a mesma coisa que um chazinho de boldo.

Por isso, informe-se para não correr riscos desnecessários e não cair em cilada.
Vale ainda lembrar que cultos religiosos com o chá vão na direção contrária do isolamento social, que é a medida comprovadamente mais efetiva contra o novo coronavírus. Não tem sentido baixar a guarda do isolamento por conta de uma medida que está longe de estar comprovada.
Enquanto isso, nós pesquisadores seguimos trabalhando para entender o potencial terapêutico da ayahuasca no olhar biomédico, sem prejuízo ao uso religioso – ao qual somos gratos, ou não teríamos tanta liberdade para estudá-la em nosso país.

E você, o que acha de tudo isso?
Esse cordel vai para @OOOwal e @patebafi, que me cobraram ecrever sobre o assunto, além de um agradecimento especial a @Fabio34724480 por ter desenvolvido a ferramenta que me permitiu analisar os óbitos das macrorregiões de saúde do AM, cujo link está aí.

…vid19brpainelmunicipios.herokuapp.com
Um complemento importante da @TaschnerNatalia a respeito dos inibidores de IL-6:
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Luís Fernando Tófoli

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!