My Authors
Read all threads
Um novo Rover está à caminho de Marte!

No dia 30 de julho o rover Perseverance, da missão Mars 2020, foi enviado em direção ao planeta vermelho. Quer saber mais sobre essa missão? Segue o fio.

#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
Nas últimas décadas várias missões enviaram rovers (veículo de exploração espacial) para investigar Marte. Mas, dessa vez, a missão Mars 2020 tem um objetivo mais específico: explorar a cratera Jezero, local que pode abrigar sinais de vida, que possivelmente existia no passado.
Após a análise de dados obtidos por satélites, como o Mars Express (ESA), há cerca de 3,4 bilhões de anos, Marte era semelhante à Terra, com água abundante em sua superfície e uma atmosfera úmida e quente. No relevo marciano é possível ver canais, que foram esculpidos pela água.
Na cratera Jezero existiu um lago, há cerca de 3,8 bilhões de anos. Em sua borda há sinais de um antigo delta fluvial, uma foz ramificada em canais. A água depositava sedimentos, possibilitando a preservação de registros de vida nas rochas.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS/JHU-APL
Assim como na Terra, onde lagos eram propícios para manutenção da vida, é esperado que o mesmo processo tenha ocorrido em Marte. Logo, a cratera é um local promissor para a missão, que tem como objetivo principal a busca de bioassinaturas, sinais de vida unicelular do passado.
Além disso, a missão tem outros objetivos: estudar a habitabilidade de Marte, coleta e armazenamento de amostras do solo (que serão resgatadas em outra missão) e testar a produção de oxigênio a partir da atmosfera marciana - abrindo caminho para futuras expedições humanas.
A Mars 2020 enviou o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity. Para identificar bioassinaturas, o rover possui um microscópio e uma câmera, além de vários equipamentos que permitem a análise de amostras do solo marciano.
Créditos: NASA/JPL-Caltech
O helicóptero está acoplado na parte inferior do rover. Após 60 dias do pouso, previsto para o dia 18 de fevereiro de 2021, o Ingenuity será ativado e enfrentará o desafio de provar se é possível manter um veículo em vôo em atmosferas de baixa densidade.
Créditos:NASA/JPL-Caltech
Mas ainda existem alguns desafios: como o sinal de rádio demora 7 minutos para chegar na Terra, não é possível comandar a aterrissagem daqui, ela deve ser feita com total autonomia. Além disso, a atmosfera fina do planeta dificulta a desaceleração do rover ao pousar em Marte.
Se apesar das dificuldades o rover conseguir pousar em seu destino, essa missão será capaz de responder várias questões sobre o surgimento da vida e abre portas para futuras expedições.
Errata: Um novo Rover está a caminho de Marte! (título do texto e imagem)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Grupo de Astronomia da UFMG

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!