My Authors
Read all threads
Inspirado em pergunta do @luciofm, e incentivado pelo @rafalpx, segue 🧵sobre as diversas variáveis de data no banco do sivep-gripe (q tbm se aplica a bancos similares).
'Simbora que hoje é dia de textão no twitter (p qm perdeu o 1o do dia: ).
O 1o ponto é lembrar, antes de mais nada, que tem erro de inserção. Ou seja, vai ter dado sem sentido, sim. Mas, em geral, não afeta de maneira significativa análises agregadas. #ficaadica : não use para análise individual.
Feito esse parêntese, vamos lá
DT_SIN_PRI: data de 1os sintomas associados à SRAG. Campo auto referido pelo(a) paciente ou responsável.
DT_NOTIFIC: data de preenchimento da ficha de notificação (~data de identificação do caso como SRAG na unidade de saúde, preenchido pelo/a profissional/agente de saúde)
+
DT_DIGITA: data de inserção do registro no SIVEP. Não se altera, e é preenchimento automático pelo sistema. DT_EVOLUCA: data de *ocorrência* da alta/óbito. Informado pela unidade de saúde, inserido "quando for inserido"...
+
DT_EVOLUCA, DT_PCR, e tudo que vier DEPOIS da inserção do registro no SIVEP, depende de alguém entrar no sistema e atualizar. Em geral, requer contato da vigilância epidemiológica c a uni. de saúde solicitando atualização, ou consulta ao GAL (Labs) p transpor o resultado do lab.
Ou seja, se na inserção do dado (DT_DIGITA) essas infos ñ existiam (os eventos ainda ñ haviam ocorrido), provavelmente eles serão inseridos com atraso em relação as suas respectivas ocorrências. E isso pode levar dias, semanas, meses e, eventualmente, NUNCA.
Ou seja, um caso já notificado e que veio a óbito (EVOLUCAO = 2) em DT_EVOLUCA = 2020-07-20 pode vir a ter esses dois campos serem preenchidos somente no dia 2020-08-01, que foi quando a unidade responsável repassou a info para o sistema.
Como a DT_DIGITA não muda, a única maneira de saber quando foi INSERIDA uma data nova (DT_EVOLUCA, DT_ENT_UTI, DT_PCR, ...) é fazendo comparação do banco na data X com o banco da data X+1, limpando registros removidos em X+1 (casos descartados)
Outra confusão comum: DT_ENCERRA é quando a investigação do caso para sua classificação foi encerrada. Portanto, não pode ser < que DT_NOTIFI, mas pode ser <= DT_DIGITA. Basta ter sido inserido como caso já classificado. E DT_ENCERRA *ñ tm* relação com EVOLUCAO (e DT_EVOLUCA).
Em resumo: as únicas DT que TEM Q SER <= DT_DIGITA são DT_SIN_PRI e DT_NOTIFIC. Todas as demais podem ser > ou < que DT_DIGITA.
**Em tese**, se HOSPITAL == 1 então DT_INTERNA <= DT_NOTIFIC <= DT_DIGITA.
+
Pausa dramática, contribuição de @anarina
PQ "em tese"? Pq tem casos q ñ são óbito nem tiveram internação mas foram inseridos no SIVEP! "Pode isso, Arnaldo?" Não, não poderia. Mas acontece.
E aí se der o azar de vir a internar depois e o registro antigo for atualizado ao invés de removido, então DT_INTERNA > DT_DIGITA
Aí eu falo que tem que ter cuidado e filtrar os dados de acordo, i.e, não sair usando "do jeito que está", e tem quem ache que é preciosismo... Eu fico como? Só me resta isso:
Buenas, povo, era isso o que tinha para comentar sobre as datas.
Segue a pergunta do @luciofm que deu origem a isso tudo:
@threadreaderapp
unroll this one, please :*
@threadreaderapp unroll please ;)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marcelo F C Gomes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!