My Authors
Read all threads
FLA 1x1 BOT
O Botafogo vinha de vitória com um bom desempenho contra o excelente Atlético-MG de Sampaoli. O Fla havia empatado com o Grêmio e entrava pressionado para mostrar alguma evolução das más partidas recentes. Vamos de fio para entender como foi o jogo taticamente...
Diferente das duas partidas anteriores, Domènec não entrou no 4-4-2 aos moldes de seu antecessor. O catalão volta a fazer mudanças estruturais no time desde o início. Saca Gérson e Arrascaeta, sai do 4-4-2 e entra no 4-3-3 com Diego e Pedro Rocha.
No meio-campo do Fla, uma trinca com Arão por trás dos dois meias, Diego e É. Ribeiro. No trio de ataque, Gabigol iniciou aberto na direita, Pedro Rocha pela esquerda e BH fazia o comando de ataque.
A ideia era construir triângulos pelos lados do campo. Na direita, Gabi se juntava a ER7 e Matheusinho. Na esquerda, Pedro Rocha teve a ajuda de Filipe Luís e Diego.
Paulo Autuori fez bem o dever de casa e percebeu que o Fla está tendo muita dificuldade de encontrar espaços em defesas bem postadas e se defendendo em bloco médio/baixo. Com isso, montou uma linha defensiva com 5 defensores e uma de 4 à frente, ficando num 5-4-1.
A ideia de Autuori era negar qualquer tipo de espaço pelo meio. Deixou o Fla jogar pelos lados e impedia qualquer tentativa de construção por dentro. Mesmo a linha de 5 defensores não se alargava em toda a amplitude do campo, visando diminuir ao máximo os espaços no centro.
E assim as ideias de jogo ficaram bem claros desde o início. O Fla queria ter a posse e construir as jogadas desde trás. O Botafogo se armou pra roubar a bola quando ele chega no meio e contra-atacar com muita velocidade.
Nos primeiros 30 minutos o Fla controlou bem a posse e, principalmente pelo lado esquerdo com Pedro Rocha, Filipe Luís e Diego conseguia construir algumas jogadas. Aliás, a excelente partida de Pedro Rocha expõe ainda mais o baixo nível técnico atual de Gabigol e BH.
Nos últimos 15 minutos o Botafogo acertou mais a marcação e conseguiu roubar mais bolas no meio. E isso escancarou a péssima transição defensiva do Flamengo. A pressão pós-perda que era magistralmente feita com JJ, não tem nem de perto a mesma eficiência.
No futebol, todas as etapas do jogo são interdependentes. Ou seja, a forma como você ataca, condiciona a forma como você se defende. E quando Domè muda a forma como os jogadores se posicionam quando o time está atacando, isso afeta diretamente a transição defensiva.
E os jogadores parecem bastante perdidos nessa transição. Para onde correr? Subo pra pressionar? Pressiono o portador da bola ou fecho a linha de passe? Volto pra recompor? Essas são algumas dúvidas que parecem pairar a cabeça dos jogadores do Fla.
Quando o Fla tentava fazer a pressão pós-perda, fazia mal e com poucos jogadores. Assim, com 2 ou 3 passes o Bota saía da pressão e encontrava uma avenida pra correr. Num desses contra-ataques inclusive, Luis Henrique perde gol debaixo da trave.
Na volta do 2T Domè muda as posições dos homens de frente. P. Rocha vai pra direita, Gabi pro centro e BH pra esquerda. A ideia era aproveitar com BH a péssima partida de Kevin, que havia perdido quase todas para P. Rocha no 1T.
Mas se o jogo no 1T foi até certo ponto interessante, no 2T foi bem ruim. O Fla era lento e modorrento. O Bota abdicava de atacar. BH não rendeu a mesma coisa que P. Rocha no lado esquerdo e o setor onde o Fla criava as melhores chances se perdeu.
Pela direita, Pedro Rocha caiu de rendimento e esse lado continuou sendo o lado fraco do Fla.

Aos 12’, Autuori muda o esquema. Tira Foster, desfaz a linha de 5 e coloca Pedro Raul pra fazer dupla de ataque com M. Babi.
Muito provavelmente queria que o Botafogo segurasse um pouco mais a bola no ataque, aproveitando os pivôs da dupla de ataque. Domè só foi mexer aos 20’, trocando 6 por meia-dúzia tirando P. Rocha e colocando Vitinho.
O jogo se arrastava e parecia ficar modorrento até o final. Mas aos 25’, Domè saca Diego e entra com Thiago Maia e o volante muda a cara do jogo. Se apresenta e dá muito mais velocidade a troca de passes do Fla. A dinâmica ofensiva acelera e o Fla cresce no jogo.
Só que de novo o Fla esbarrava nos erros técnicos no terço final. Se no jogo posicional o terço final é onde o jogador tem liberdade para se movimentar, gerar espaços e fazer desmarques de ruptura, os jogadores do Fla não tinham coordenação para fazê-lo com eficiência.
Quando o 0x0 parecia certo, os acréscimos deram espaço para alguma emoção. Golaço de Pedro Raúl em jogada de bola parada e gol de pênalti (bem assinalado) de Gabigol. O empate é bom para o Botafogo que faz 4 pontos contra CAM e FLA em sequência.
Para o Fla, o empate é péssimo. A expectativa de evolução no próximo jogo cresce e muito. Afinal, Domè terá pela primeira vez desde sua contratação semana livre para treinamentos. A ver como a semana livre será aproveitada.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Bruno Pet

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!