My Authors
Read all threads
A PGR de Aras posiciona-se junto ao Supremo a favor de foro privilegiado para Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas - a investigação mais relevante do país neste momento. Concorda com a cúpula do TJ do Rio, que criou esse foro mágico. E discorda do MP do Rio, que recorreu. 🧵
1. O relator do recurso é o ministro Gilmar Mendes. Ele levará a Reclamação para julgamento na segunda turma do tribunal. É a turma que, enquanto durar a licença médica do decano, está dividida. Fachin e Cármen de um lado; Gilmar e Lewandowski do outro.
2. Como vocês viram, a ausência de Celso de Mello permitiu a anulação de uma sentença que condenava um doleiro no caso Banestado. Talvez por coincidência, a sentença era do juiz Sergio Moro. A ausência também permitiu a anulação de uma delação premiada - a pedido dos réus (?!).
3. O “?!” deve-se ao fato de que essa anulação contraria entendimento do STF. A sentença do doleiro do Banestado fora confirmada por duas instâncias. Moro foi acusado de ser parcial porque tomou o depoimento de um delator e permitiu a juntada de documentos após a alegação final.
4. Se Gilmar levar a Reclamação do MP do Rio à segunda turma antes da volta do decano, espera-se que ele e Lewandowski acompanhem o parecer da PGR e rejeitem o recurso dos promotores. Assim, Flávio Bolsonaro manteria um precioso foro no TJ do Rio.
5. Diante do histórico e do comportamento dos desembargadores do Rio responsáveis por esse foro mágico, a investigação sobre as rachadinhas de Flávio Bolsonaro e de sua família, operadas por Queiroz, teriam chance escassa de sucesso. Sucesso aqui é chegar à verdade possível.
6. Ignorando por um momento questiúnculas processuais, o entendimento do Supremo acerca do foro privilegiado é claro. Ou era claro. Passou a valer somente para crimes cometidos durante e em razão do atual mandato. (Simplifico um pouco, mas não muito.)
7. O caso recente de Serra, porém, demonstrou que mesmo esse entendimento claro do Supremo acerca das condições do foro está sob, digamos, revisão. O tucano é acusado de receber propina da Odebrecht quando era governador. Fale baixo, mas é um caso da Lava Jato de São Paulo.
8. Toffoli suspendeu no recesso as investigações contra Serra. Acolheu o argumento da defesa de que medidas cautelares não poderiam ter sido aplicadas, pois ele é senador. A síntese é que, por ser senador, Serra deveria ter proteção especial, apesar do entendimento do STF.
9. In dubio pro foro. Mesmo sem dubio nenhum, na real.
10. Gilmar, o relator, rejeitou um recurso do MPF para reabrir a ação penal - a denúncia contra Serra havia sido acolhida pelo juiz pouco antes da liminar de Toffoli. Aguarda-se agora o julgamento desse liminar pelos ministros.
11. Esse movimento para voltar a estender o foro privilegiado e, na prática, blindar autoridades e ex-autoridades está ganhando força na cúpula do Judiciário, com apoio de líderes do Congresso e aval do Planalto.
12. É nesse contexto, portanto, que Flávio Bolsonaro pode assegurar, no Supremo, seu privilégio a um foro desenhado para evitar o avanço do caso. Essa decisão beneficiaria, pela lógica das investigações, toda a família Bolsonaro. E, por óbvio, o presidente da República.
13. Como eu escrevi ontem e já disse algumas vezes, estamos diante de uma reacomodação de poder em termos antirrepublicanos. A destruição da Lava Jato é uma etapa necessária para o sucesso dessa reacomodação.
14. Não se trata apenas de estancar a sangria. Trata-se de desfazer a sangria que já aconteceu e assegurar que não haverá mais sangrias.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Diego Escosteguy

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!