My Authors
Read all threads
Todos nós queremos uma vacina para COVID-19 o mais rapidamente possível. Mas precisamos de uma vacina q seja não somente eficaz, mas tambem SEGURA. Como garantir isso? Esse é o fio.
Vacinas são uns dos produtos médicos MAIS SEGUROS DO MUNDO – isso por causa do intenso rigor dos ensaios clínicos que testam sua segurança e eficácia. Nós podemos acelerar muito o processo, como está sendo feito p a vacina da COVID, mas não podemos pular etapas de segurança.
Temos no momento 9 vacinas na Fase 3 dos testes. Fase 3, determina se a vacina protege contra COVID e revela efeitos colaterais mais comuns. Uma vacina só pode ser considerada segura c dados completos de Fase 3. Mesmo assim, efeitos adversos raros ainda vão passar desapercebidos.
Existe um gde risco de governantes priorizarem a política no lugar da saúde pública, aprovando uma vacina ineficaz ou insegura – sem uma avaliação rigorosa dos dados da Fase 3. Isso já aconteceu na China com a aprovação da vacina da Cansino e na Rússia c a Sputnik V.
Nos EUA, Trump precisa de uma vacina antes das eleições de novembro e a pressão p aprovação de uma vacina antes de terminarem a Fase 3 é grande. O FDA anunciou uma reunião "extra" em outubro p rever dados de uma vacina q está ainda na metade da Fase 3.
fiercepharma.com/pharma/pfizer-…
Nos últimos dias tenho visto diversas notícias como essa no Brasil. Os q conhecem o processo de testagem/distribuição de uma nova vacina sabem q isso é impossível - a menos q etapas importantes na testagem da vacina estejam sejam puladas. Isso me preocupa. agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/…
Produtores de vacina sabem q a 1a q receber aprovação vai sair na frente. Políticos sabem que liberar uma vacina rende votos. Por outro lado, cientistas e prof de saúde pública, sabem q liberar uma vacina c dados incompletos de Fase 3 seria desastroso. Quais seriam os riscos?
As 1as vacinas não serão necessariamente as melhores – são as + fáceis e + rápidas de produzir. Além disso, mtas das plataformas das vacinas em desenvolvimento são tecnologias novas, não testadas anteriormente em nenhuma vacina. Isso requer um rigor de segurança ainda maior.
Os possíveis efeitos adversos de uma vacina p COVID sem passar por todos os testes de segurança são inúmeros. Um dos mais importantes é o risco da vacina produzir um tipo de reação imune q torna uma exposição subsequente ao vírus mais perigosa. nature.com/articles/s4158…
Essa vacina será administrada a milhões de pessoas SAUDÁVEIS. Mesmo um efeito adverso grave raro - 1/10.000 - em 1 bilhão de pessoas vacinadas, serão 100.000 pessoas afetadas. Não podemos correr o risco de piorar a condição de mtas pessoas ou dar a elas algo que não funciona.
Vacinas já nos salvaram de vários flagelos como sarampo, polio e varíola. Vacinas salvam no mínimo 3 milhões de vidas/ano! Liberar a vacina errada pode diminuir a confiança do público em vacinas, alimentar o movimento anti-vacina e comprometer os programas de vacinação.
Além disso, a aprovação prematura de uma vacina insegura e ineficaz tornaria difícil, senão impossível, para as outras vacinas conseguirem voluntários p seus ensaios. Isso pode afetar permanentemente nossa habilidade de desenvolver uma vacina q funcione. reuters.com/article/us-hea…
Todos queremos uma vacina para COVID-19 o mais rapidamente possível. Mas a aprovação precoce de uma vacina pode ser desatrosa não apenas para a pandemia. Isso poderia prejudicar a saúde pública por anos, se não gerações, por vir. Fica aqui meu apelo aos tomadores de decisão.
Adicionando o link p uma live c a @veramagalhaes @marivarella e @binerighetti onde mencionamos esse assunto
Atualizando o 🧵. O q eu temia parece estar se tornando realidade. Por pressão política, FDA está pronto para acelerar aprovação da vacina p COVID, antes do término da Fase 3. Desastroso em todos os sentidos.
cnbc.com/2020/08/30/fda…
A revolta entre os cientistas é grande. Vejam esse tweet do renomado cientista @EricTopol: "It is f-ing outrageous to expedite *any* approval of a #SARSCoV2 vaccine..."
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Denise Garrett, MD, MSc

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!