My Authors
Read all threads
Há exatos 11 anos, era revelado ao mundo pelo jornalista @RegiLeme durante o GP da Bélgica, que o acidente de Nelson Piquet Jr. no GP de Singapura de 08 foi premeditado, para dar a vitória a F. Alonso. Essa notícia chocou o mundo da F1. Conto como isso aconteceu nessa thread
Em 2007, entrava uma nova regra na Formula 1, ela definia que em caso de parada nos boxes durante o SC, o piloto devia esperar todo o grid se alinhasse para sair do sair do pit lane. Essa regra inclusive foi o motivo da desclassificação de Massa e Fisichella no GP do Canadá de 07
Em 2008, no mesmo GP, Hamilton iria "atropelar" Kimi Raikkonen que estava parado esperando liberação.
No GP da Alemanha de 2008, Timo Glock bateu na volta 35 provocando um SC. Nelson Piquet Jr. que largou em P17 e tinha um estratégia de uma parada ao invés de duas como o resto do grid se deu muito bem
Quando aconteceu a batida, Piquet Jr. foi para o box, tirando vantagem, conseguindo pular para terceiro, com a parada das duas McLaren depois, acabou assumindo a liderança. Mas perderia o primeiro lugar Hamilton, mas o segundo lugar não deixou de ser um grande resultado.
Na 15° etapa, a F1 chegava em Singapura para seu primeiro GP noturno na história. Um evento que mudaria o campeonato. Hamilton chegou como líder, com 78 pontos, Massa era segundo com 77 pontos. Felipe conseguiu fazer a pole com +0.664 segundos para Hamilton, P2.
Quem não saiu nada feliz dessa qualificação foi Fernando Alonso, com problemas no Q2 ele largaria apenas em P15. Mas Flavio briatore (chefe) Pat Symonds (diretor executivo) tiveram uma ideia, e ela envolveria Nelson Piquet Jr.
Poucas horas antes da prova, em uma reunião, Symonds e Briatore apresentaram a ideia a Piquet Jr., lembrando do que aconteceu na Alemanha com o mesmo. Nelsinho concordou, pois temia que sua carreira na F1 estaria arruinada em caso de não obedecer.
Além de ficar em uma situação mais confortável no time. Na volta de apresentação, Piquet Jr. rodou, na hora não teve muito significado, ele poderia ter escorregado em uma mancha de óleo ou simplesmente ter pedido o controle.
Pat Symonds instruiu o exato local da batida, ela deveria acontecer na curva 17, um ponto aonde o SC teria que entrar
A corrida começou bem para Alonso, que pulou para P12, conseguindo ganhar mais uma posição antes de parar na volta 12. O que era uma estratégia estranha para alguém que tinha largado atrás. Na volta 14, Nelsinho bateu no local apontado por Symonds
Após o grid se alinhar, começou as paradas nos boxes e ai veio a segunda história daquele GP, a mangueira ficou presa no carro de Felipe Massa que foi até o final do pit lane e parou, tendo que esperar os mecânicos da Ferrari tirarem, o que lhe causou uma perda de tempo gigante
Massa caiu para último, ao terminou apenas a frente de Fisichella da Force India, em P13, última força do grid. Fernando Alonso venceu a prova, algo que levantou suspeitas na época, mas como ninguém tinha provas acabou passando.
N. Piquet ficou sabendo do caso pelo filho, que segundo o próprio, ficou dois meses falar com Piquet Jr., ele ainda chegou a comunicar a Charlie whiting (diretor de prova) sobre o ocorrido no GP do Brasil de 2008
Charlie disse que não poderia fazer nada, só se Piquet Jr. não revelasse os fatos, o que acabou não acontecendo. Posteriomente, o brasileiro acabaria sendo demitido da Renault no GP da Hungria de 2009, seria substituído por Grosjean a partir do GP da Europa em Valência
No GP seguinte ao da Europa, @RegiLeme revelou em primeira mão que a FIA estava investigando a Renault pelo acontecido, a notícia pegou todos de surpresa, inclusive Galvão Bueno e Luciano Burti, como é possível ouvir no áudio (parte 1)
No GP seguinte ao da Europa, @RegiLeme revelou em primeira mão que a FIA estava investigando a Renault pelo acontecido, a notícia pegou todos de surpresa, inclusive Galvão Bueno e Luciano Burti, como é possível ouvir no áudio (parte 2)
Logo após o GP, a FIA anunciou que estava investigando o caso um mês antes. Briatore, Symonds, Alonso e Piquet Jr. eram os principais investigados.
A FIA contou com uma testemunha muito importante que não foi revelada, mas ao que tudo indica era o britânico Alan Permane, engenheiro chefe de corrida, que atualmente diretor operacional da mesma.
Em 4 de Setembro a FIA acusou formalmente a Renault por manipulação de corrida. No dia 10, Piquet Jr. prestou seu segundo depoimento, ele já tinha prestado um no dia 30 de Junho. Nesse Piquet contou o que já foi citado, além de questionar se Alonso não sabia de nada.
Visto que Alonso teve uma estratégia muito estranha, largando com pouco combustível, algo incomum para quem saia de trás. Alonso se defendeu dizendo: "Não imagino essas coisas, essas situações. É algo que nunca passou pela minha cabeça."
No dia 11, a Renault soltou um comunicado aonde dizia que iria processar os Piquet, por calunia e chantagem, alegando que Piquet Jr. estava inventando a história, pois o mesmo tinha sido demitido da equipe.
No dia 14, Pat Symonds acusou Nelsinho, alegando que a ideia via dele. No dia 15, o jornal britânico The Times divulgou conversas entre os quatro principais envolvidos. No dia 16, a Renault reviu sua posição, agora não iria mais contestar os fatos apresentados.
Além de tudo isso. A FIA verificou as conversas de Piquet Jr. com a equipe, nelas era possível perceber uma preocupação do brasileiro em qual volta ele tava. Além da telemetria que mostrava que ele não tinha tirado o pé do acelerador, evidenciando que a batida foi de proposito
No dia 21, a Renault anunciou a demissão dos de Briatore e Symonds. No mesmo dia ambos foram julgados pela FIA, além de Piquet e Alonso. A Renault recebeu uma punição branda, seria banida da F1 se voltasse a se envolver em escândalos nos próximos dois anos.
Briatore negou envolvimento mesmo com provas claras e foi banido da F1, Symonds assumiu a culpa e disse que se arrependia, Piquet Jr. não levou pena, pois ser o delator e Alonso foi absolvido por falta de provas
A Renault perdeu vários patrocinadores com o caso, inclusive a ING que era principal. No mesmo ano ela vendeu a equipe para o grupo Genii Capital, que viria a mudar o nome da equipe em 2011, para Lotus F1 Team.
Piquet Jr nunca mais teve uma chance na F1, porém foi campeão da primeira edição da F-E, se recuperando muito bem em sua carreira. Briatore e Pat Symonds receberam perdão em 2013 pela FIA. Fernando Alonso foi para a Ferrari em 2010, e sempre negou que sabia de algo.
Briatore nunca mais voltou a uma equipe de F1, porém é empresário de pilotos como do próprio Alonso. Symonds voltou a categoria em 2013 pela Williams, aonde ficou até 2016, atualmente é consultor técnico da F1.
E ao final do campeonato de 2008, Lewis Hamilton acabaria sendo campeão por 1 ponto. Massa sempre mostrou muito desapontamento com o caso, inclusive com o próprio Nelsinho Piquet.
Complemento que acabei pulando: Pat Symonds foi banido por 5 anos da F1

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Felipe Meira

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!