My Authors
Read all threads
BAH 3x5 FLA

O Bahia precisava se recuperar de um péssimo início de campeonato e veio no 4-2-3-1 padrão de Roger. O Fla de Domè surpreendeu e quando todos esperavam o mesmo 4-3-3 de jogos anteriores, mudou o esquema e espelhou o 4-2-3-1 do Bahia. Vamos de fio analisando o jogo.
O 4-2-3-1 do Bahia já é conhecido, uma vez que é o esquema padrão do Roger na temporada 2020. Na linha de 3 meias, Rodriguinho tem espaço pra flutuar nas costas de Gilberto e os meias pelos lados explorando muita a velocidade, sobretudo Rossi pela direita.
Já o 4-2-3-1 de Domènec trouxe algumas novidades. Primeiro o esquema por si só, que já é uma novidade. Talvez tenha sido a primeira vez que Domè usa esse esquema. No meio, Arão e T. Maia jogaram em mesma altura fazendo a linha de 2 volantes.
Maia tinha mais liberdade pra subir a marcação quando o Fla ligava o gatilho de pressão alta, mas recompunha com bastante intensidade se a pressão fosse quebrada. Já Arão fez função bem parecida com a que fazia em 2019, participando ativamente da saída junto aos zagueiros.
Na linha de 3 do meio, Arrascaeta jogou centralizado, P. Rocha pela esquerda e É. Ribeiro pela direita. A diferença para as outras partidas é que esses três caras tiveram muito mais liberdade pra centralizar e se agruparem no setor da bola.
Se no 4-3-3 o Fla ataca com os laterais por dentro e os pontas por fora dando amplitude máxima, no 4-2-3-1 os extremos buscaram centralizar mais. A amplitude não era constante e quando acontecia, se dava com ultrapassagens dos laterais, sobretudo do Isla pela direita.
Isso fez com que as tabelas e triangulações saíssem com muita naturalidade. O Fla entrava no meio da defesa do Bahia como queria. Esses 3 caras do meio junto com o Pedro tiveram conexão e coordenação fantásticas e as chances foram naturalmente sendo criadas.
O terceiro gol do Fla exemplifica essa coordenação perfeitamente. Meias agrupados, triangulando, Pedro participando, tabela sensacional de Isla com É. Ribeiro e gol de Arrascaeta. Uma pintura.
Somada a toda essa conexão e coordenação, tinha a imensa dificuldade do sistema defensivo do Bahia de fechar os espaços e controlar a profundidade. Danielzinho parecia completamente perdido como volante e a linha defensiva estava atordoada com as movimentações do ataque do Fla.
Aliás, um dos maiores problemas do Fla nos jogos anteriores era justamente não conseguir incomodar a última linha de defesa adversária. Se os atacantes não fazem o facão nas costas dos zagueiros e se os meias não infiltram e geram linhas de passe, fica difícil penetrar.
Contra o Bahia, Pedro, P. Rocha e Arrascaeta incomodaram essa linha o tempo inteiro. As linhas de passe sempre existiam e os desmarques de ruptura (vulgo, facão) acontecia o tempo inteiro.
Nas poucas vezes que conseguia atacar, o tricolor tentava forçar o jogo mais pelo lado direito com a dobradinha entre Rossi e Nino Paraíba. Inclusive o primeiro gol sai justamente por esse lado, em bom cruzamento do Nino para um Rodriguinho livre entre as linhas de defesa do Fla.
O time baiano se aproveitava da confusa recomposição da linha defensiva de meio-campo do Fla, em que T. Maia e Arão pareciam ter a linha de 4 como referência e É. Ribeiro e P. Rocha demoravam a recompor. Assim, a linha defensiva deixava muitos espaços pelos lados.
No segundo tempo, apesar de um ritmo um pouco mais baixo, as equipes se mantiveram com a mesma postura. O Fla continuava criando muito e com menos de 10 minutos já tinha aberto vantagem de 3 gols com placar em 5x2.
O Bahia tentou ocupar mais o ataque, mas o Fla manteve o controle do ritmo do jogo. E quando recuperava a bola, saia pro contra-ataque na boa e sempre com muita gente. Aliás, segunda partida consecutiva que a gente vê o Fla armar muito bem seus contra-golpes. Mérito do Domè.
Com 20 min do 2T o Fla começa a perder mais intensidade, sobretudo na recomposição defensiva e Domè resolve mudar. Diego entra na vaga de Maia e Michael na de Pedro Rocha. O 4-2-3-1 se mantém, mas o time renova o fôlego no meio.
Roger vai pelo mesmo caminho, oxigena o time e troca duas peças. Não adianta. 10 minutos depois, muda mais 3 jogadores, trocando praticamente todos os homens de frente que iniciaram a partida, com exceção de Élber.
Quando o jogo caminhava para o fim, com controle total por parte do Flamengo, Domè faz mais 3 substituições e muda o esquema. Sai do 4-2-3-1 e vai para o 4-4-2. A linha defensiva de meio fica mais clara e protegida com ER7, Arão, Diego e Michael.
A novidade foi a “estréia” de Vitinho jogando como 2º atacante flutuando atrás do centroavante. Se JJ não o enxergava por ali, Domè entende que ele pode sim render na posição. E eu tendo a concordar com Domè. Vitinho finaliza bem com as duas pernas e ali fica mais próximo do gol.
A evolução do Fla foi clara, sobretudo nas ações ofensivas. O dedo de Domè começa a aparecer. O Fla trocou incríveis 642 passes na partida, 2ª maior marca do campeonato até aqui. De negativo, a recomposição defensiva que ainda carece de intensidade e entendimento dos jogadores.
Individualmente destaco a boa partida de Léo P. que vinha tendo muita dificuldade de adaptação e fazendo partidas bem ruins. Maia cada vez mais se mostrando um excelente box-to-box. E a dobradinha Arrasca + ER7. Domè provou que vê os dois jogandos juntos, sim senhor.
Pelo lado do Bahia, Roger se vê em apuros. 2020 seria a evolução do time reativo para um time mais propositivo. As contratações vieram, mas a evolução não acontece. Além de ter perdido a consistência defensiva do ano passado, o Bahia não consegue propor jogo com qualidade.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Bruno Pet

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!