My Authors
Read all threads
O Famoso índice acionário S&P500, um dos mais famosos e seguidos índices do mundo, apresentou o resultado de seu último encontro, no qual decidiria quais ações entrariam na composição do índice na próxima janela.
Essa composição era muito esperada, pois especulava-se que uma empresa em especial poderia ser inclusa: a Tesla.

A #Tesla é a sexta maior empresa do Nasdaq, então é surpreendente que ela não esteja no S&P500, a não ser por um detalhe: o S&P500 só aceita empresas que...
..obtém lucro nos últimos 12 meses. Aparentemente, a Tesla conseguiu vencer essa barreira, após 16 anos. Mas só aparentemente.

Como já mencionei milhares de vezes, a Tesla nunca deu lucro e, provavelmente, nunca dará. A empresa, que na minha opinião é imbatível...
.. na contabilidade agressiva, massageia números com maior destreza que uma massagista japonesa.

Infelizmente, acho que nenhum dos atuais acionistas da empresa sabe ler balanço ou dá alguma importância a isso. Mas já que eles não se importam, vou dar uma ajudinha aqui.
Um dos argumentos para se comprar Tesla é que a empresa está crescendo (growth business). De novo, não é isso que estamos vendo, com vendas caindo (y-o-y) em todos os segmentos (ver gráfico abaixo).
Todos os segmentos? Bom, não exatamente. Um deles está indo muito bem, a venda de créditos regulatórios (CR). A empresa teve mais de US$420m de receita com CRs no último trimestre e, só assim, conseguir dar lucro, de apenas US$104m.
Vou pular essa parte e nem questionar o fato de Musk estar se aproveitando do dinheiro dos pagadores de impostos nos EUA para ganhar um bônus bilionário, mas vamos focar na contabilidade dos CRs...
Chama a atenção o fato da receita de CRs ter sido quase 4 vezes maior do que no mesmo trimestre de 2019. E como ela fez isso? Ah, como eu digo, as pessoas mais criativas do mundo não são as que trabalham com arte, mas as que trabalham no departamento de contabilidade da Tesla.
A empresa “bookou” as receitas futuras que ela estima receber em um trimestre (e, para ser justo, parte no trimestre anterior também), para conseguir chegar a 4 trimestres com lucratividade e, por conseguinte, ser incluída no índice S&P500.
E qual seria a vantagem de ser incluída no índice? Bom, como uma parte relevante do investimento hoje é passivo, i.e., feito através de ETFs e fundos de índices, se a empresa fosse incluída no índice, iria implicar na compra de milhões de ações indiscriminadamente, o quer faria..
.. com que elas subissem ainda mais – e, por conseguinte, Musk ficasse ainda mais rico e pudesse despejar essa ações em desavisados.
Muita gente comprou as ações especulando que elas seriam incluídas no índice, o que não aconteceu, pelo menos dessa vez. Espere por uma reação quando os mercados abrirem na terça-feira....
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marcelo Lopez, CFA

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!