My Authors
Read all threads
O Fortaleza de R. Ceni veio bastante modificado devido à pesada sequência de jogos. O Flamengo de Domènec manteve o mesmo esquema tático que havia dado certo contra o Bahia, mas com algumas peças diferentes. Vamos de fio sobre a primeira vitória do Fla no Maracanã no campeonato.
Rogério se viu obrigado a ter que dar descanso a alguns de seus jogadores. W. Paulista, Romarinho e Felipe ficaram no banco. Domè teve a mesma estratégia no Flamengo. Apesar de manter o esquema tático que deu muito certo contra o Bahia, o 4-2-3-1, algumas peças foram modificadas.
Nos primeiros minutos, o Fla novamente usou demais a pressão alta. O Fortaleza se via em apuros para sair jogando. Não é do feitio do time de Rogério sair dando chutão, mas mesmo usando muito o goleiro para tentar criar superioridade na saída, o chutão as vezes era inevitável.
Arão e Gérson subiam junto com os meias e atacantes para fazer a pressão por encaixes e não deixar nenhum jogador do Fortaleza livre para receber. E enquanto o Fla teve intensidade para fazer a pressão funcionar, o jogo era de completo domínio rubro-negro.
Só que com o passar do tempo, a intensidade da pressão foi diminuindo e o Fortaleza, firme em sua estratégia de evitar chutões aleatórios, começou a encontrar espaços. E com lançamentos um pouco mais longos, o principal espaço encontrado era entre a linha de defesa e a de meio.
Quando Arão e Gérson subiam para encaixar na pressão alta, a linha de defesa não acompanhava o suficiente. Isso deixava o time espaçado e gerava um buraco muito grande entre a linha de pressão alta e a linha defensiva.
O Fortaleza buscava demais Osvaldo pela esquerda, tentando aproveitar as costas de Isla. Por ser um lateral muito ofensivo, Isla deixa espaços principalmente jogando em linha de 4 defensores. E no 1x1 Osvaldo estava ganhando quase todas do chileno. Assim inclusive sai o pênalti.
Aos 36’ Rogério resolve colocar Wellington Paulista no lugar de Éderson e o Fortaleza perde um pouco a válvula de escape que tinha com Osvaldo. Com os 2 atacantes mais fixos, Osvaldo passa a ter que fechar a linha de 4 de meio-campo e passa a jogar um pouco mais recuado.
Na volta do 2T Domè troca Pedro por Gabigol e indica uma mudança no formato ofensivo do Fla. Isso porque Gabi e Pedro possuem características bem diferentes. Um é muito mais móvel e o outro mais pivô. Um tem bom jogo aéreo e o outro não.
E com a perda no jogo aéreo, o Fla parecia indicar que diminuiria os cruzamentos pelo alto. Só que não foi isso que aconteceu. Nos primeiros 5’ Isla cruzou 2 vezes para a área sem ninguém para finalizar.
O Fla havia mudado as características do centroavante, mas não a forma dos cruzamentos. Detalhe: reparem no posicionamento do Gabigol nesses dois cruzamentos. Mais pra frente vamos voltar a falar desse posicionamento.
O Fortaleza continuava sem vergonha de se defender em bloco baixo e abdicar da bola. O empate parecia estar de bom tamanho para Rogério. A maior mobilidade de Gabigol não afetou o bom posicionamento defensivo do time cearense.
Como o Fortaleza não pescava a isca do centroavante mais móvel e defendia muito bem o centro do campo, Domè decide voltar com um centroavante de maior poder aéreo e coloca Lincoln na vaga de Michael. Assim, o Fla passa a jogar no 4-4-2 com dois atacantes de ofício.
Mesmo assim, o Fortaleza continuava em bloco muito baixo e negando os espaços. O time de Rogério realmente abdicou de jogar futebol no 2T. Sequer finalizaram a gol na segunda etapa.
Quando o jogo se encaminhava para um empate modorrento, o Fla consegue pela primeira vez fazer a jogada que Domè imaginou quando colocou Gabigol em campo.
A jogada é trabalhada pelo lado do campo e momentos antes do cruzamento, Lincoln arrasta a marcação para dentro da área. Gabriel de forma muito inteligente, breca a corrida e diminui a passada. Nenhum defensor do Fortaleza percebe e Gabi fica sozinho na entrada da área.
Lembram dos dois cruzamentos de Isla pra ninguém no início do 2T? Reparem se a posição do Gabigol nesses 2 outros lances não era a mesma? Não foi a primeira vez que Gabigol fez esse tipo de movimentação na partida. Já virou marca registrada do atacante.
Mesmo com a vitória, o Flamengo continua demonstrando muita dificuldade para atacar e penetrar defesas em bloco baixo. O time oscila, é verdade, mas nada que fuja do normal. Domè ainda está em início de trabalho e há muito espaço para evolução nesse time.
Estatísticas @SofaScoreBR
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Bruno Pet

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!