[THREAD] Arquivamento e curadoria digital nas Plataformas Wikimedia!

Um debate cada vez mais recorrente no campo da história digital é a curadoria, manutenção e arquivamento de dados na internet. Hoje vamos comentar como as plataformas Wikimedia podem nos ajudar nesse debate!
A linguagem Wiki das plataformas Wikimedia nos permite tratá-las como um “palimpsesto infinito”, numa figura apresentada por Liam Wyatt, em um texto que já apresentamos aqui nessa thread:
Nas wikis podemos arquivar, rever históricos, comparar edições e verificar informações. Então, como podemos utilizar as plataformas Wikimedia para o arquivamento de informação na internet? Segue o fio!
==Wikipédia==
Quando utilizadas de determinadas formas, as referências dos verbetes da Wikipédia deixam registrados links para as notícias, artigos, blogs e livros que foram consultados online para a escrita do verbete.
assim, ao entrarmos num verbete, podemos encontrar grande parte das notícias que foram escritas em fontes confiáveis sobre assuntos de grande cobertura, como é o caso do verbete Governo Jair Bolsonaro: pt.wikipedia.org/wiki/Governo_J…
Algumas destas referências utilizam o Wayback Machine, outra ferramenta online que permite salvar páginas da web e manter os verbetes verificáveis. O Wb Machine é uma iniciativa do archive.org
Fizemos um tutorial de referenciação de verbetes verificáveis e utilização do Wayback machine com a utilização da predefinição Sfn na Wikipédia aqui nesse vídeo!
Qualquer link pode ser salvo em Wayback machine, evitando que seu conteúdo se perca e, se quisermos encontrar notícias sobre determinado tema, principalmente os de grande profusão no tempo presente, podemos recorrer às referências de verbetes!
==Wikiquote==
O Wikiquote é o repositório de citações das plataformas Wikimedia. A entrada “Jair Bolsonaro” do Wikiquote apresenta citações de Bolsonaro que vão da década de 1980 a 2020, trazendo as referências ao final.
pt.wikiquote.org/wiki/Jair_Bols…
É uma boa forma de manter a lembrança das falas de Bolsonaro, já que a entrada conta com mais de 900 referências e cobre 40 anos de falas do atual presidente do Brasil.
O Wikiquote permite a lembrança de frases como:
"Sou a favor de uma ditadura, de um regime de exceção, desde que esse Congresso dê mais um passo rumo ao abismo, que está muito próximo. Na atual democracia, temos como resolver os problemas nacionais?" - 1993
“Gastaram muito chumbo com o Lamarca. Ele devia ter sido morto a coronhadas." - 1996
‘"Pau-de-arara funciona. Sou favorável à tortura, tu sabe disso. E o povo é favorável também. Essa porcaria é o que a gente vive hoje em dia é que esse pessoal lá de cima chama de democracia." - 1999
Outras citações encontradas no Wikiquote também são as de outras pessoas notáveis que falaram sobre Bolsonaro.
==Wikidata==
O Wikidata é a base de dados das plataformas Wikimedia e nele é possível encontrar informações relacionadas a diversos assuntos. Cada assunto específico tem um código em comum em todas as plataformas e línguas do projeto.
Por exemplo, “Jair Bolsonaro” corresponde ao elemento (Q10304982)
wikidata.org/wiki/Q10304982
O Wikidata enumera diversas informações sobre Bolsonaro: sua assinatura, nome dos filhos, local de nascimento, local de residência, ocupação, partidos políticos, foto, todos os verbetes da Wikipédia sobre Bolsonaro em diferentes línguas,
notícias no wikinews e citações no wikiquote em diferentes línguas, entrada no wikisource e outros projetos Wikimedia. O Wikidata é um ótimo lugar para começar uma pesquisa e visualizar os dados nas plataformas Wiki.
Hoje deixamos de fora o Commons, que é o repositório multimídia das plataformas Wikimedia, mas foi por um bom motivo! Logo faremos um tutorial de uso da plataforma!!!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with História na Wiki

História na Wiki Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historianawiki

10 Sep
[THREAD]
Hoje vamos dos possíveis usos da Wikipédia e de seus projetos irmãos como ferramentas pedagógicas, tanto no ensino básico quanto no superior, e para além da História!
Vamos nos basear numa série de documentos que foram produzidos pela comunidade wikimedista internacional, e em especial aqueles que estão disponíveis em português.
O primeiro documento, "Wikimedia na Sala de Aula" (upload.wikimedia.org/wikipedia/comm…) é um compilado de diversos planos de aula e propostas de atividades para as mais diferentes áreas, indo do ensino fundamental II ao ensino superior.
Read 12 tweets
16 Jun
Thread sobre a disputa de narrativa na Wikipéda!
George Floyd: assassinato ou morte?
No dia 09 de Junho, foi publicada no portal Slate uma matéria, relatando a união de parte da comunidade da Wikipédia em inglês em torno de temas relacionados ao assassinato de George Floyd.
Intitulada "Como a Wikipédia se tornou um campo de batalha pela Justiça Racial", a matéria tem como tema principal o Princípio da Imparcialidade, um dos cinco pilares da Wikipédia. slate.com/technology/202…
Read 17 tweets
12 Jun
THREAD: Nos dias que se seguiram ao assassinato de George Floyd nos EUA, a pauta da luta antirracista trouxe ao centro da discussão uma antiga pauta do movimento #VidasNegrasImportam : a retirada de estátuas que homenageiam figuras históricas escravagistas.
No dia 7 de junho de 2019, na cidade de Bristol, na Inglaterra, manifestantes derrubaram uma estátua (construída em 1895) de Edward Colston, proeminente membro da "Royal African Company" durante o século XVII.

Apenas no período em que Colston esteve vivo, foram 84,000 pessoas
escravizadas e subsequentemente transportadas através do Atlântico pela companhia.

Pedidos pela remoção da estátua de Colston na cidade de Bristol existiam desde a década de 1990, com petições em favor chegando à 11 mil assinaturas.
Read 11 tweets
26 May
Essa semana trataremos das lacunas e vieses de conteúdo na Wikipédia. Hoje, o fio é sobre a história da África! Image
Para começar, destacamos a estimativa, feita pela Fundação Wikimedia, de que dentro dos 70 mil editores ativos da Wikipédia no mundo, menos de mil sejam africanos, o que poderia estar relacionado com o baixo acesso à internet no continente, como afirmou +
Dumisani Ndubani (Wikimedia África do Sul) para uma matéria no portal DW.
Além do baixo número de wikipedistas africanos, também é notável o baixo número de verbetes sobre a África na plataforma.
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!