[THREAD]
Hoje vamos dos possíveis usos da Wikipédia e de seus projetos irmãos como ferramentas pedagógicas, tanto no ensino básico quanto no superior, e para além da História!
Vamos nos basear numa série de documentos que foram produzidos pela comunidade wikimedista internacional, e em especial aqueles que estão disponíveis em português.
O primeiro documento, "Wikimedia na Sala de Aula" (upload.wikimedia.org/wikipedia/comm…) é um compilado de diversos planos de aula e propostas de atividades para as mais diferentes áreas, indo do ensino fundamental II ao ensino superior.
Um dos exemplos é a atividade proposta de utilização das obras de Machado de Assis (todas disponíveis no Wikisource em pt.wikisource.org/wiki/Autor:Mac…) para melhorar o conteúdo disponível sobre Machado na Wikipédia.
Há também "Princípios básicos para professores", um documento de 12 páginas (upload.wikimedia.org/wikipedia/comm…) que dá um passo-a-passo sobre o funcionamento da Wikipédia e como utilizá-la em sala de aula. É voltado sobretudo para o público universitário.
Um bom exemplo é este trecho, explicando quais tipos de verbetes são ideais para que os alunos elaborem as suas edições!
O terceiro documento é "Estudos de caso: Como os professores estão ensinando com a Wikipédia", um compilado de vários relatos de experiências de professores (upload.wikimedia.org/wikipedia/comm…).
Um exemplo interessante das experiências vem da República Tcheca, em que o professor levou os alunos para fotografar áreas naturais protegidas do país, e depois a pesquisa e escrita de verbetes sobre estas áreas na Wikipédia, junto da publicação das fotos na plataforma.
Por fim, temos "Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipédia", um documento de 8 páginas (upload.wikimedia.org/wikipedia/comm…) que, como o próprio nome diz, traz uma série de indícios para identificar a confiabilidade dos verbetes da plataforma.
Aqui são alguns dos sinais de má qualidade apontados no documento!
Estes documentos todos buscam justamente subverter a lógica do uso da Wikipédia em sala de aula, que costumeiramente tem seu uso proibido.

A proposta é justamente que o professor possa usá-la a favor da educação, incentivando os alunos a fazerem uso responsável da ferramenta.
É claro que o plágio pura e simplesmente deve ser combatido desde cedo, mas isso passa por ensinar os alunos a pesquisar e a como referenciar os lugares de onde tiram as informações; é enxergar a Wikipédia não como fim de uma pesquisa, mas como pontapé inicial.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with História na Wiki

História na Wiki Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historianawiki

8 Sep
[THREAD] Arquivamento e curadoria digital nas Plataformas Wikimedia!

Um debate cada vez mais recorrente no campo da história digital é a curadoria, manutenção e arquivamento de dados na internet. Hoje vamos comentar como as plataformas Wikimedia podem nos ajudar nesse debate!
A linguagem Wiki das plataformas Wikimedia nos permite tratá-las como um “palimpsesto infinito”, numa figura apresentada por Liam Wyatt, em um texto que já apresentamos aqui nessa thread:
Nas wikis podemos arquivar, rever históricos, comparar edições e verificar informações. Então, como podemos utilizar as plataformas Wikimedia para o arquivamento de informação na internet? Segue o fio!
Read 19 tweets
16 Jun
Thread sobre a disputa de narrativa na Wikipéda!
George Floyd: assassinato ou morte?
No dia 09 de Junho, foi publicada no portal Slate uma matéria, relatando a união de parte da comunidade da Wikipédia em inglês em torno de temas relacionados ao assassinato de George Floyd.
Intitulada "Como a Wikipédia se tornou um campo de batalha pela Justiça Racial", a matéria tem como tema principal o Princípio da Imparcialidade, um dos cinco pilares da Wikipédia. slate.com/technology/202…
Read 17 tweets
12 Jun
THREAD: Nos dias que se seguiram ao assassinato de George Floyd nos EUA, a pauta da luta antirracista trouxe ao centro da discussão uma antiga pauta do movimento #VidasNegrasImportam : a retirada de estátuas que homenageiam figuras históricas escravagistas.
No dia 7 de junho de 2019, na cidade de Bristol, na Inglaterra, manifestantes derrubaram uma estátua (construída em 1895) de Edward Colston, proeminente membro da "Royal African Company" durante o século XVII.

Apenas no período em que Colston esteve vivo, foram 84,000 pessoas
escravizadas e subsequentemente transportadas através do Atlântico pela companhia.

Pedidos pela remoção da estátua de Colston na cidade de Bristol existiam desde a década de 1990, com petições em favor chegando à 11 mil assinaturas.
Read 11 tweets
26 May
Essa semana trataremos das lacunas e vieses de conteúdo na Wikipédia. Hoje, o fio é sobre a história da África! Image
Para começar, destacamos a estimativa, feita pela Fundação Wikimedia, de que dentro dos 70 mil editores ativos da Wikipédia no mundo, menos de mil sejam africanos, o que poderia estar relacionado com o baixo acesso à internet no continente, como afirmou +
Dumisani Ndubani (Wikimedia África do Sul) para uma matéria no portal DW.
Além do baixo número de wikipedistas africanos, também é notável o baixo número de verbetes sobre a África na plataforma.
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!