Testes com vacina Oxford-AstraZeneca são interrompidos no Reino Unido após "efeito adverso grave" em paciente, relata site STAT, especializado em notícias de ciências/saúde.

Brasil tem acordo para produção local da vacina, que também está em teste aqui.

statnews.com/2020/09/08/ast…
Hoje mesmo, terça-feira (08/09), o Ministro-interino, Eduardo Pazuello havia dito que pretendia começar a vacinação em janeiro de 2021 (+)
O porta-voz da AstraZeneca afirmou em comunicado que o "sistema de revisão da empresa acionou a pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança", dizendo se tratar de ação de rotina que acontece para investigação sempre que há alguma manifestação inexplicada (+)
Fontes anônimas disseram aos jornalistas que os pesquisadores foram informados que a interrupção nos testes estava sendo feito por "excesso de precaução", e que o problema está afetando outros testes em andamento, tanto da AstraZeneca como de outros fabricantes de vacinas (+)
Pausas em estudos clínicos não são incomuns, ainda mais quando falamos de uma vacina que será aplicada em milhões de pessoas e precisa ser totalmente segura. Não significa que o problema que o voluntário teve tenha relação com a vacina (+)
Até porque não foram dados detalhes - nem sabemos que problema foi esse. Somente que precisam investigar para garantir - o famoso melhor pecar por excesso.

Lembrando que a vacina foi aprovada nos primeiros testes de segurança: a etapa atual é focada mais em avaliar a eficácia(+)
Mesmo assim, é claro que ainda podem surgir reações adversas (supondo que tenha sido isso) e os pesquisadores estão sempre atentos a qualquer sinal.

Eu não estou desanimada por isso - apenas confirma o que os especialistas têm dito: (+)
...que o processo de desenvolver algo complexo como uma vacina não é uma linha reta, sem tropeços e passos para atrás, para outros à frente em seguida.

E que, por isso, os POLÍTICOS deveriam parar de fazer promessas sobre a data que a vacina estará disponível.
❗️Nova informação, obtida pelo New York Times de fonte anônima:

Um voluntário do estudo no Reino Unido foi diagnosticado com mielite transversa, síndrome inflamatória que afeta a medula espinhal e costuma ser desencadeada por infecções virais (+)
No entanto, ainda não está confirmado em que momento ele teve esse diagnóstico, e se o problema está de alguma forma relacionado à vacina da AstraZeneca.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luiza Caires - jornalista de ciências

Luiza Caires - jornalista de ciências Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @luizacaires3

9 Sep
Pessoas frustradas, assustadas e até em pânico com a pausa para averiguação nos testes da vacina de Oxford.

@bollemdb @dogarrett e Carla Domingues acenderam o alerta, em live, para questão que ainda não vi na mídia, mas que chegará em futuro próximo:

A Fase 4

siga aqui 👇 Image
E o que é essa fase 4?

A vacina de Oxford (acordo Fiocruz), assim como a da Sinovac (acordo Butantan) está na fase 3, que avalia a eficácia e a segurança no público-alvo, ou seja, se a vacina realmente protege da doença. O número de voluntários aumenta, chegando a milhares. (+)
Na fase 4, após a aprovação da Anvisa, o laboratório obtém o registro para distribuir a vacina no País.

Como os testes até a fase 3 são feitos com bem menos pessoas do que o total a ser vacinado, o laboratório continua acompanhando para monitorar possíveis eventos adversos. (+)
Read 11 tweets
6 Sep
Olá, eu sou a professora de Fisiologia da UFES e Corredora Alessandra Padilha e estou passando aqui para avisar que: Correr NÃO causa hipóxia, "acidez no sangue" nem nada desses mitos que alguns andam espalhando por aí (+)

@ProfaAle_fisiol
Não tenho nenhuma sensação de sufocamento. Tudo é questão de adaptação. Recomecei com 5 km e já estou em 8 km após 1 mês e meio de treino.

Meu pace foi de 7 para 6:15. Tudo DE MÁSCARA ta gente? (e com assessoria esportiva)
(+)
E corro com uma de tecido que tem filtro n96 descartável por dentro. Chegou, descartou o filtro, lavou a máscara e pronto.

Use sempre sua máscara.

Espalhe essa informação, não o vírus!
Read 6 tweets
4 Sep
"Russos chegam na frente" 😃

"Com informações do Sputnik News"🤔
Ironias à parte, russos chegam na frente como, se é só publicação, *após a vacina ser registrada*, dos resultados das fases 1 e 2?

Isso já temos várias vacinas que fizeram! (+)
Falta a + importante fase 3, que está ocorrendo agora com outras vacinas, mas que na Rússia, ao que parece, será pulada ou realizada em massa na população, o que está longe das melhores práticas e pode colocar pessoas em algum risco. Mais baixo, pq passou a fase 2, mas existente+
Read 6 tweets
4 Sep
Imagens impressionantes de células 96h após serem infectadas com o novo coronavírus (microscopia posteriormente colorizada). Em vermelho, os vírions, forma final do vírus prontos para novas infecções (+)
O que vemos são células ciliadas infectadas com filamentos de muco (em amarelo acima) presos às pontas dos cílios (em azul acima). Cílios são estruturas como cabelos na superfície das células epiteliais das vias aéreas que transportam muco e vírus aprisionados do pulmão. (+)
Imagem com ampliação maior mostra a estrutura dos vírions do SARS-CoV-2 (em vermelho) produzidos no epitélio (tecido de revestimento) das vias aéreas humanas.

Os vírions são então liberados nas superfícies respiratórias pela células hospedeiras infectadas. (+)
Read 8 tweets
30 Aug
❗Alerta de utilidade pública!

Sabia que nem todo comprimido pode ser partido?

O princípio ativo do medicamento muitas vezes fica espalhado de um jeito não uniforme no comprimido. E se você toma metade, pode não ser a metade de verdade do remédio em si! (+)
Sempre pergunte para a médica antes de partir o comprimido se aquele pode ser dividido. Em geral, os que podem já vêm com a marquinha para você cortar. Mas vale sempre consultar a médica ou farmacêutica (+)
Resolvi colocar esse alerta ao ler esse depoimento do Dante, que inclusive é médico. Mas nem sempre é fácil pro santo de casa fazer milagre, né @dantegalileu?
Read 8 tweets
29 Aug
Eu queria muito, de verdade, que mais cientistas brasileiros estivessem no Twitter. De preferência tuitando em português. Apesar de concordar que o efeito bolha é grande, daqui saem muitas discussões importantes, e a comunidade científica tinha que estar presente. Além, é claro+
De aumentar o nível do debate com informações confiáveis. Não é uma panacéia, e está longe de chegar diretamente em muitos públicos, mas sou uma real entusiasta dessa ferramenta, e vejo como ela é usada com mais frequência com esse fim em países como EUA e nos da Europa.
Inclusive, falando sobre amplificação: muitos jornalistas influentes estão por aqui, se informam por aqui, e estabelecem relacionamento com fontes por aqui. Não dá pra prever nem limitar o impacto final de alguns twits à quem os lê na plataforma.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!