Na live q participei no @brasil247 com a @UrbanNathalia, no final da conversa, a @LarissaSilva18 me pediu 5 argumentos pra sensibilizar pessoas do nosso convívio ao falar de #aborto. Eu trouxe elementos, mas sinto q não consegui elaborar um check list fácil, rs. Vou tentar aqui👇🏻
1- Métodos contraceptivos falham, todos eles falham. Não existe nenhum 100% seguro. Assim, ninguém merece ser obrigada a parir porque engravidou por acidente.

👇
2- Filho não deve ser castigo pra mulher que fez sexo.

Gestação não deve ser defendida em qualquer situação como "bênção", e sim ser fruto de uma decisão consciente. Portanto, se #abortolegal não é uma opção, ser mãe não pode ser considerada "escolha" livre de coerção social.
3- Independentemente se você é contra ou a favor, mulheres abortam. Estar contra o direito de abortar é estar a favor da clandestinidade e do mercado ilegal que provoca morte. Então, não é uma questão moral ou de "consciência", mas de saúde pública.
4- os direitos sociais não devem ser medidos pela convicção religiosa e moral que você tem. A sua régua moral não deve ser impedimento para a regulamentação de direitos sociais.

Apele para a empatia. Gestar, parir e criar não é uma tarefa fácil (e barata). Volte ao argumento 2.
5- Estar a favor do #abortolegal não significa querer abortar.

Esse é o argumento mais importante, pois ele coloca a questão central dos direitos sexuais e reprodutivos: a luta não é apenas por aborto, ela abrange educação sexual e direito à saúde e controle reprodutivo.
No mais, o #aborto é um procedimento simples. Não é banal, mas é um procedimento que pode ser feito em casa, estando de posse das informações corretas, seguras e com rede de apoio. Informações q vc pode encontrar no site da OMS.

Defenda o #AbortoLegal sem tabu e sem estigmas!
"Uma vida não se salva só com deixá-la nascer".

Em um país onde meninas pobres e racializadas são obrigadas a parir porque foram estupradas por quem deveria cuidar delas, é justo dizer que se está "salvando as duas vidas"? Castigar vítimas de estupro é "salvar as duas vidas"?
Por isso exigimos:

Educação sexual para decidir,
Anticoncepcional para não abortar,
#AbortoLegal para não morrer.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Será Ley💚 #Apruebo

Será Ley💚 #Apruebo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @sabrinanaquino

30 Sep
Toda vez que falo disso, que o futebol (principalmente) deve ser DISPUTADO de verdade, parece que estou ofendendo a mãe de alguém. Não tô falando pra odiar futebol não, gente. É o contrário, pô.
Inclusive, isso me lembrou uma discussão que tive com um amigo na época da Copa em 2014. Ele é chileno fanático por futebol, e estava entusiasmado porque ia pro Brasil ver a Roja (seleção chilena) jogar. Quando falei dos protestos da copa, ele ficou completamente transtornado...
em 2019 ele me deixou um imenso comentário no facebook pq depois de 5 anos, depois que o Chile passou pelo #TsunamiFeminista (2016/2018), muita gente começou a refletir sobre muitas coisas e nem o futebol ficou ileso. Não vou traduzir pq é gigante haha, mas deixo aqui pra ilustar ImageImage
Read 5 tweets
30 Sep
Sonho com o dia em que verei os amantes do esporte no Brasil (homens principalmente) deixem de normalizar que seus ídolos e os clubes/uniformes que torcem sejam reacionários. Que deixem de aceitar que esses símbolos sejam defensores de governos e ideologias genocidas.
Quando pessoas de esquerda começarem a cobrar com força que esses símbolos de identidade que unem povos sejam peças publicitárias de violações de direitos humanos, aí sim vou passar a respeitar mais quem diz que "gosta de esporte" no Brasil.
Hoje, quando vejo brasileiro comentar entusiasmado jogo futebol (principalmente), pra mim é como se estivesse dizendo claramente: "são misóginos e lgbtfóbicos, defendem Bolsonaro e são máquina de lavar dinheiro do narcotráfico, mas FAZER O QUÊ?!"

O povo tem que se divertir né?
Read 4 tweets
30 Sep
Onde está Marcelo Tas que vive reclamando de censura em Cuba? Ou acaso isso aqui não é censura? Se perguntarmos pra Caio Ribeiro (o apresentador medíocre filho de cartola corrupto), ele dirá o mesmo que disse pro Raí: "não se mistura esporte com política"
uol.com.br/esporte/coluna…
No Brasil, esporte e política só se misturam quando é pra puxar saco de governo de turno, ou quando seu pai frauda a Previdência Social e ainda é recebido de braços abertos na dirigencia do clube, aí pode.

Não são "amantes do esporte" coisa nenhuma, são amantes do dinheiro!
Os artistas e esportistas que vivem falando contra o Bolsonaro no Twitter deviam fazer campanha pra apoiar a Carol Solberg. Ou por último propor uma vaquinha pra ajudar a pagar essa multa infame.
Read 4 tweets
29 Sep
As campanhas políticas tomaram forma e muitas mulheres estão dando cara às campanhas para câmara de vereadores e prefeituras nessa corrida eleitoral, e sem dúvida isso é ótimo. Um avanço. Mas muito cuidado com o discurso imperativo de "vote em mulheres" sem olhar PROGRAMA. #fio
Nem todas mulheres veem com o "filtro" do feminismo posto, e também nem toda menção ao feminismo nos serve. Não é por "ser mulher" que imediatamente a pessoa se transforma em aliada, pois a categoria "mulher" por si só não indica compromisso com programa político transformador.👇🏻
Portanto, é importante prestar atenção no conjunto da obra:

1- Projeto/agenda política que tais candidaturas representam;

2- Setor econômico que defendem;
👇🏻
Read 7 tweets
28 Sep
Hoje é #28deSetembro, dia de Ação pelo direito ao #AbortoLegal na América latina e Caribe. Por que devemos falar de #Aborto em tempos de #covid19? A violência sexual aumentou e se estima que a gravidez não desejada entre meninas, jovens e mulheres sofreu aumento de cerca de 30%. Image
A dificuldade de acesso ao procedimento nos marcos atuais do #abortolegal vem sendo dificultado, pela contigência e em virtude dos atuais governos ultra neoliberais e fundamentalistas religiosos, que estão desmantelando políticas públicas que asseguram o acesso à saúde pública.
Em contexto de covid, medicamentos para #aborto fármaco com distribuição proibida no Brasil e em diversos países da América latina e Caribe (enviados por ONG's feministas desde outros continentes), estão com muita dificuldade de entrar no Brasil. Falta misoprostol e mifepristona
Read 5 tweets
27 Sep
Enquanto no Brasil as torcidas organizadas (nas palavras do @henrisilvaolive) "usam a cara do Che Guevara mas votam no Bolsonaro", no Chile nasce histórica coordenadora de organizações feministas ligadas às torcidas de futebol.

revistaobdulio.org/2020/09/23/nac… | via @wordpressdotcom
"As organizações que compoem a Coordenadora feminista são parte das torcidas do Cobreloa, Colo Colo, Curicó Unido, Everton, San Luis, Deportes Concepción, Universidad Católica, Santiago Wanderers, Universidad de Chile, Ñublense y San Marcos de Arica."

(Tradução livre)
"O espaço de articulação responde às lógicas transversais de violência que vivem as mulheres e dissidências; o futebol é um espaço masculino e masculinizante sem importar a cor da camiseta".

(Tradução livre)
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!