Se o Flamengo teve o retorno de alguns jogadores importantes no time titular, Eduardo Barros trouxe um CAP praticamente todo reserva. O Athletico não perdia há 6 jogos e até fez bom início de 1T, mas não conseguiu segurar um Fla que cresceu demais na segunda etapa. Segue o fio.
O 4-2-3-1 ganha cada vez mais sequência no Flamengo. Apesar do retorno dos laterais titulares, o Fla não tinha Thiago Maia poupado por desgaste físico. Assim, a dupla de volantes teve Arão e Gérson. Na linha de meias, BH na esquerda, Vitinho na direita e Arrascaeta por dentro.
Do lado do CAP, nomes importantes como Wellington, Erick, Christian e Cittadini foram poupados devido à sequência pesada de jogos e Eduardo Barros trouxe um time bem alternativo. 4-4-2 com losango no meio e destaque para o recém contratado Renato Kayzer no comando de ataque.
Visando poupar o veterano Lucho González, no momento defensivo Carlos Eduardo voltava fechando a segunda linha de 4 pelo lado direito de defesa, deixando Lucho e Kayser mais livres à frente. Jorginho pela esquerda e Alvarado e Richard por dentro completavam essa linha.
O Athletico iniciou a partida subindo o bloco de marcação e fazendo pressão muito intensa na saída de bola do Flamengo. Com menos de 1 minuto de jogo, já haviam forçado um passe errado do goleiro Hugo que resultou em bola na trave.
Nesse lance, a única opção de passe fácil seria Noga. Porém, Hugo é destro e ainda tem dificuldade de jogar com os pés. Soma-se a isso a subida de pressão rápida e inteligente de Kayser e vemos Hugo sem tempo para dominar a bola e conseguir virar o passe em Noga.
Essa pressão alta do CAP era feita por encaixes bem definidos, deixando o Fla com muita dificuldade pra sair jogando por baixo. Carlos Eduardo em Filipe Luís, Jorginho em Isla, Richard em Arão, Alvarado em Gerson e Kayser e Lucho nos zagueiros formavam esses encaixes.
Mas isso não impedia o Fla de continuar tentando, apesar de errar com certa frequência. Só Hugo errou pelo menos 3 passes perigosos e Arão não conseguia receber com tempo pra girar.
Aos 17’, Arão começou a descer entre os zagueiros pra fazer a saída de 3, deixando o Fla em superioridade numérica em relação aos 2 jogadores mais adiantados. E com a perda de intensidade do CAP na pressão alta por volta dos 30’, a saída de bola do Fla começou a ficar mais limpa.
Só que o lado direito de ataque do Flamengo tinha um problema na ocupação de espaços e dificultava a criação das jogadas. Vitinho e Isla se embolavam entre quem deveria ocupar a amplitude e quem deveria ficar mais por dentro no “meio-espaço”.
Lembremos que no jogo posicional o campo é separado em quadrantes e os jogadores precisam estar espalhados nessas “casas” para gerar linhas de passe e a troca de passes fluir. Só que por vezes víamos os dois se embolando na mesma “casa” no corredor, impedindo a fluidez do jogo.
Com essa dinâmica confusa no lado direito ofensivo do Flamengo, com o ritmo do jogo bem baixo e sem muita criatividade de ambas as equipes, o jogo foi se arrastando de forma bem chata e modorrenta até o intervalo.
Até que na volta do 2T, Jordi conserta a dinâmica do lado direito trocando Vitinho por É. Ribeiro. Com ER7, a dinâmica fica mais clara: o meia parte de fora pra dentro, buscando o “meio-espaço” e abrindo o corredor para o lateral, aproveitando o principal ponto forte de Isla.
Nesse mesmo lance de perigo, podemos destacar um outro fator importante: o trabalho de pivô de Pedro. Como ele agrega ao time nesse quesito, dando mais variação de ataque. Qualquer chutão ou lançamento longo na direção de Pedro vira um potencial ataque.
E justamente num desses pivôs surge o primeiro gol. Pedro domina com muita categoria uma bola que vem de uma altura de mais de 15 metros, fazendo a recepção orientada já girando em direção ao gol e tirando um adversário da jogada.
O Fla melhorou demais no 2T e controlava muito bem a partida, abrindo o 2x0 logo depois. O CAP até diminuiu num lance de bola parada, que é aliás um dos pontos fracos desse Flamengo. Os últimos 4 gols sofridos pelo Fla no Brasileirão foram de cruzamentos em bola parada.
Dessa vez, erro individual de Isla. O chileno se deixou levar pela movimentação de Kayser e descolou do posicionamento em linha da defesa, dando condição de jogo ao adversário. Se Isla segura e começa a correr junto com seus companheiros, Kayser fatalmente ficaria em impedimento.
Entretanto, diferente dos jogos anteriores em que sofria gol e perdia o controle mental da partida, o Flamengo manteve a atuação em alto nível e, consequentemente, o controle. Não deixou a peteca cair e não deixou o CAP crescer na partida.
Até que vem o 3º gol para calar a boca dos críticos do jogo posicional. Uma aula de como essa metodologia funciona quando bem aplicada. Construção paciente deste trás, time avançando em bloco, trocas de posição sincronizadas e utilização dos conceitos de homem-livre e 3º homem.
Vale ressaltar a evolução da preparação física do time, que pela primeira vez no campeonato manteve alto nível físico também no segundo tempo. Isso permitiu o time manter a recomposição defensiva organizada até o fim da partida.
Destaco também a atuação dos meninos da zaga, que mesmo com o Fla jogando com a linha defensiva mais alta, mantiveram o bom nível de atuação. Quem achou que os meninos estavam atuando bem apenas por conta das linhas baixas dos jogos anteriores, achou errado.
A dupla controlou muito bem os lançamentos em profundidade e venceu quase todos os duelos aéreos que disputaram (6 de 8). O ponto negativo fica na dificuldade dos meninos em sair jogando por baixo nos minutos em que o CAP fez pressão alta e intensa.
O trabalho de Domènec começa a pegar cada vez mais cara e sequência. O Flamengo já se mostra muito mais organizado, coordenado e sincronizado. Mas longe de se considerar um time pronto. Muita calma nessa hora.
O CAP perde após boa sequência invicta, mas Eduardo Barros não pode se sentir surpreso com o resultado já que a estratégia foi entrar com um time praticamente inteiro reserva. O jovem interino faz trabalho promissor e pode render bons frutos para o clube paranaense.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Bruno Pet

Bruno Pet Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @obrunopet

7 Oct
QUAL ATACANTE TEM MAIS PODER DE FOGO NO BRASILEIRÃO?

Análise gráfica da relação entre número de finalizações e taxa de conversão dos atacantes pode mostrar algumas conclusões interessantes. Veja como está o atacante do seu time e entenda o gráfico nesse fio. Image
Perceba que o gráfico tem 4 quadrantes:
1) Superior direito- muita finalização com alta conversão
2) Inferior direito - muita finalização, mas baixa conversão
3) Inferior esquerdo - pouca finalização com baixa conversão
4) Superior esquerdo - pouca finalização, mas alta conversão
No quadrante superior direito temos jogadores que conseguem finalizar bastante e convertem grande parte das chances que tem. É o melhor dos dois mundos e é, portanto, os atacantes de maior destaque no gráfico. São eles: Thiago Galhardo, Pedro, Marinho e R. Kayser.
Read 7 tweets
1 Oct
O Flamengo precisava responder à sapatada que levou do Del Valle na semana passada. Não importa se o time estava recheado de meninos ou se metade do elenco ainda estava fora por COVID. E com uma mudança de estratégia tática e a superação dos meninos, conseguiu. Segue o fio...
O Flamengo ainda estava remendado devido aos casos de COVID no elenco. Alguns jogadores importantes foram relacionados, mas sem condições de iniciar a partida, deram espaço a muitos meninos no 11 inicial. A linha de defesa era toda sub-20: Matheuzinho, Noga, Natan e Ramon.
O 4-2-3-1 foi mantido. A formação começa a tomar forma, padrão e continuidade. Com Gabigol de volta e Pedro também titular, o herói do título da Libertadores 2019 foi jogar na ponta direita. Lincoln repetiu a posição que jogou contra o Palmeiras, ponta esquerda.
Read 23 tweets
30 Sep
Na base Lincoln era considerado diferente. “Centroavante como poucos”, diziam. Hoje com apenas 19 anos e já há 3 anos no elenco profissional, @Lincoln9 paga por ter passado por uma das piores transições base-profissional que o Flamengo já fez. Segue o fio...
Lincoln iniciou sua trajetória no Flamengo em 2011, quando tinha 11 anos de idade. Com 1 ano de clube, aos 12 anos, já fechava seu primeiro contrato de patrocínio com uma fornecedora de material esportivo.
Nessa época já mostrava ser diferenciado e com 13 anos já era convocado para seleção de base e pulou sua primeira etapa, subindo direto para o sub-15. Assim começa sua saga de pular etapas de formação. Mas por que isso pode ser tão prejudicial?
Read 25 tweets
28 Sep
O jogo começou muito antes do juiz apitar. O circo da cartolagem foi criado. O contexto afetou e muito o campo. Ainda assim, podemos tirar algumas ponderações táticas da partida. Quem esperava ver protagonismo do Palmeiras, acabou vendo algo bem diferente. Vamos de fio. Image
O catadão de garotos do Flamengo foi a campo no 4-2-3-1 já padrão de Domènec. Gérson e T. Maia como volantes, Arrascaeta com muita liberdade na meia central e Pedro como único atacante traziam a única dose de experiência para um Fla praticamente todo sub-20. Image
A responsabilidade claramente era toda dos donos da casa. O Palmeiras veio completo, sem desfalques. Luxa entrou num 4-4-2 em losango. No meio-campo: Patrick de Paula na base, Zé Rafael e Lucas Lima nos lados e G. Menino como meia mais avançado. Image
Read 20 tweets
28 Sep
A confusão gerada em torno da realização do jogo PALxFLA criou um contexto bizarro. A cartolagem continua tentando destruir o principal produto do futebol nacional. A força que é feita para que o campeonato perca credibilidade e visibilidade é muito grande. Segue o fio. Image
É simplesmente impossível falar da partida sem falar desse contexto. O cenário criado pela cartolagem atrapalhou a preparação da partida em todos os aspectos. Jogadores, comissão técnica, arbitragem, logística, emissoras de TV, patrocinadores, público... todos foram prejudicados.
A forma com que o futebol brasileiro é tocado nos bastidores é de um amadorismo bizarro. Em pleno 2020, com a tecnologia evoluindo a passos assustadoramente largos, o tradicionalismo enraizado no futebol brasileiro cega à necessidade por inovação e evolução.
Read 6 tweets
23 Sep
Os fatores extracampo criaram uma atmosfera complicada para o Flamengo. A semana foi intensa. Contra um adversário fraco, teve 30 minutos de amplo domínio, controle e superioridade, mas outros 60' bem complicados. Vamos de fio sobre o jogo. Image
O Flamengo colecionou desfalques. 7 jogadores fora por COVID, 3 machucados e 1 suspenso. Um time inteiro fora de combate. Dome levou a campo o que tinha de melhor. Juntou quem sobrou. E a verdade é que graças ao excelente elenco, os 11 iniciais ainda foram de muita qualidade.
Dome voltou ao 4-2-3-1 com T. Maia e Arão como dupla de volantes, É. Ribeiro, Arrascaeta e Gérson no trio de meias, sendo o último mais aberto pela esquerda e Pedro no comando do ataque. Na linha de defesa, a dúvida era na lateral-direita. Image
Read 23 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!