Ontem completou 57 anos do #MassacredeIpatinga, quando no dia 7 de outubro de 1963, a Polícia Militar abriu fogo contra trabalhadores que protestavam por melhores condições de trabalho na #Usiminas. #Fio
Ipatinga é um município com apenas 56 anos de emancipação, mas carrega em sua história um massacre impronunciável. Não é o maior massacre do país (Carandiru teve 111 mortos) entretanto, significa uma incógnita pra as e os nascidos e residentes do ex distrito de Coronel Fabriciano
Oficialmente há registro de 8 mortes, mas as distintas histórias e investigações atualizadas chegam a falar de 40 a 100 corpos. O jornalista Marcelo Freitas publicou o livro "Não foi por acaso", com o relato de um ex funcionário q afirma ter testemunhado a compra de 200 caixões +
No livro Marcelo Freitas relaciona o episódio a um ensaio para o Golpe Civil Militar em 1964, q aconteceu 6 meses após o #Massacre em #Ipatinga. O inquérito dos assassinatos foi "investigado" no governo militar (+)
que evidentemente acobertou a #Usiminas, sumindo com muitos documentos, fazendo evidências desaparecerem. Após 50 anos, no periodo democrático, o Fórum Memória e Verdade do Vale do Aço, com a participação da Comissão da Verdade Memória e Justiça de MG, reabriram apurações
Não há muitos registros e, a cada dia, menos testemunhas, pois muitas que sobreviveram ao episódio, atualmente já faleceram. Mas tem-se feito esforços para resgatar essa memória e ir atrás de rastros dos registros que a Usiminas apagou em conluio com os militares.
Esse é o corpo sem vida da vítima mais jovem do massacre Ângela Eliana Martins, bebê de 3 meses, assassinada no colo da mãe no dia 7 de outubro de 1963, vítima indefesa do #MassacreemIpatinga ordenado pela empresa #Usiminas.
"Eliane foi atingida por um tiro na coxa esquerda, disparado por um policial militar. Antonieta Martins, com a filha nos braços, estaria a caminho de uma consulta médica, a ser realizada próxima ao Escritório Central da Usiminas." (Extrato do relatório da Comissão da Verdade)
Deixo link com o depoimento de Aloisio Salgado, filho de um dos desaparecidos do massacre, Gesulino França. O depoimento é parte do material da Comissão da Verdade há 7 anos. Um dos tantos relatos cheios de revolta e clamor por quebra do silêncio forçado.

instagram.com/tv/CGEYwypD7iY…
_ "Então até hoje eu tenho essa pergunta, o que eu quero? Eu quero todas essas respostas: Quantos são? Onde estão? Onde estão seus corpos? Qual o princípio, meio e o fim desse massacre?"

(Comissão de Memória, Verdade e Justiça do Estado de Minas Gerais, 7 de outubro de 2013)
"se possível para a comunidade de Ipatinga abrir essa caixa com todos aqueles que estão envolvidos, e entender (!) que esses fatos não estão presos em Ipatinga. Toda a mão de obra que trabalhava nessas empreiteiras são lá do interior do Nordeste do Brasil" (CVMJ, Aloisio Salgado)
HOJE às 20:00 horas haverá exibição online do documentário "Silêncio 63" com a presença do diretor e cineasta Fábio Nascimento para debate! O link para inscrição está na bio do Baque Mulher Ipatinga: instagram.com/p/CGFqSryjXE0/…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Será Ley💚 #Apruebo

Será Ley💚 #Apruebo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @sabrinanaquino

9 Oct
Mas meu filho, as feministas da década de 80 já teorizaram sobre isso, cê tá requentando ~polêmica~ ruim que lá na 2a onda feminista já foi respondido, e as feministas socialistas foram além, em resposta à um confronto de ideias com as feministas radicais (ler Nancy Fraser) Image
A "confusão" proposital que o pastor mau caráter faz aqui deixa bem evidente que não leu uma linha sobre o q falam as feministas anticapitalistas (e não vai ler) pra confundir incautos e ainda responsabilizar as feministas pela exploração e opressão de classe, raça e gênero.
O *espertinho* jura que "desmascarou o feminismo", sobre exploração e opressão que a Federici já descreveu (década de 70) no seu livro chamado "PATRIARCADO DO SALARIO".
Read 11 tweets
8 Oct
Memória é lugar de disputa. Ainda hj o silêncio sobre o que aconteceu em 7 de outubro de 1963, quando a #Usiminas deu a ordem pra PM fuzilar trabalhadores, é um desafio para os movimentos sociais em #Ipatinga. As feministas da cidade lutam pra fazer memória e reivindicar justiça ImageImageImage
O dia ficou conhecido como #MassacredeIpatinga, mas é necessário dizer q esse massacre é da @usiminas. As feministas do Baque Mulher se manifestaram em memória das trabalhadoras: mães, irmãs, esposas e filhas q foram silenciadas e esquecidas no luto sufocado pelo silêncio imposto
Lembramos Ângela Eliana Martins, bebê assassinado no colo de sua mãe, Antonieta Francisca da Conceição Martins, q jamais foi indenizada pelo assassinato da filha. Assim como as muitas outras vítimas silenciadas e obrigadas a sofrer um luto impronunciável, com medo de represálias.
Read 7 tweets
5 Oct
Na live q participei no @brasil247 com a @UrbanNathalia, no final da conversa, a @LarissaSilva18 me pediu 5 argumentos pra sensibilizar pessoas do nosso convívio ao falar de #aborto. Eu trouxe elementos, mas sinto q não consegui elaborar um check list fácil, rs. Vou tentar aqui👇🏻
1- Métodos contraceptivos falham, todos eles falham. Não existe nenhum 100% seguro. Assim, ninguém merece ser obrigada a parir porque engravidou por acidente.

👇
2- Filho não deve ser castigo pra mulher que fez sexo.

Gestação não deve ser defendida em qualquer situação como "bênção", e sim ser fruto de uma decisão consciente. Portanto, se #abortolegal não é uma opção, ser mãe não pode ser considerada "escolha" livre de coerção social.
Read 9 tweets
30 Sep
Toda vez que falo disso, que o futebol (principalmente) deve ser DISPUTADO de verdade, parece que estou ofendendo a mãe de alguém. Não tô falando pra odiar futebol não, gente. É o contrário, pô.
Inclusive, isso me lembrou uma discussão que tive com um amigo na época da Copa em 2014. Ele é chileno fanático por futebol, e estava entusiasmado porque ia pro Brasil ver a Roja (seleção chilena) jogar. Quando falei dos protestos da copa, ele ficou completamente transtornado...
em 2019 ele me deixou um imenso comentário no facebook pq depois de 5 anos, depois que o Chile passou pelo #TsunamiFeminista (2016/2018), muita gente começou a refletir sobre muitas coisas e nem o futebol ficou ileso. Não vou traduzir pq é gigante haha, mas deixo aqui pra ilustar ImageImage
Read 5 tweets
30 Sep
Sonho com o dia em que verei os amantes do esporte no Brasil (homens principalmente) deixem de normalizar que seus ídolos e os clubes/uniformes que torcem sejam reacionários. Que deixem de aceitar que esses símbolos sejam defensores de governos e ideologias genocidas.
Quando pessoas de esquerda começarem a cobrar com força que esses símbolos de identidade que unem povos sejam peças publicitárias de violações de direitos humanos, aí sim vou passar a respeitar mais quem diz que "gosta de esporte" no Brasil.
Hoje, quando vejo brasileiro comentar entusiasmado jogo futebol (principalmente), pra mim é como se estivesse dizendo claramente: "são misóginos e lgbtfóbicos, defendem Bolsonaro e são máquina de lavar dinheiro do narcotráfico, mas FAZER O QUÊ?!"

O povo tem que se divertir né?
Read 4 tweets
30 Sep
Onde está Marcelo Tas que vive reclamando de censura em Cuba? Ou acaso isso aqui não é censura? Se perguntarmos pra Caio Ribeiro (o apresentador medíocre filho de cartola corrupto), ele dirá o mesmo que disse pro Raí: "não se mistura esporte com política"
uol.com.br/esporte/coluna…
No Brasil, esporte e política só se misturam quando é pra puxar saco de governo de turno, ou quando seu pai frauda a Previdência Social e ainda é recebido de braços abertos na dirigencia do clube, aí pode.

Não são "amantes do esporte" coisa nenhuma, são amantes do dinheiro!
Os artistas e esportistas que vivem falando contra o Bolsonaro no Twitter deviam fazer campanha pra apoiar a Carol Solberg. Ou por último propor uma vaquinha pra ajudar a pagar essa multa infame.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!