Essa latrina medieval na Letônia é uma valiosa fonte de pesquisa!

Fezes desidratadas têm sido úteis para conhecer parasitas que atormentaram nossos ancestrais. Mas uma pesquisa mostrou que com elas também dá para saber muito sobre a história do microbioma humano. Siga o fio👇
Observar latrinas arqueológicas e seu cocô antigo no microscópio já permitiu aos cientistas conhecer os vermes que parasitavam nossos antepassados. Ameba, lombriga e giárdia já estão aí há muito tempo povoando nossas barrigas... (+)
...Mas eles ainda não tinham certeza se esse material poderia servir também para entender um universo ainda menor: o microbioma intestinal(+)
O microbioma intestinal é o conjunto de microrganismos como bactérias, archaea e fungos que vivem no trato digestivo de humanos e outros animais. Você já deve ter ouvido falar da importância deles - uma microbiota em desequilibro está associada a vários problemas de saúde (+)
Ao longo dos anos, os cientistas notaram que povos de sociedades industrializadas têm um microbioma bem diferente das comunidades de caçadores-coletores. E cada vez mais evidências têm associado mudanças em nosso microbioma a muitas das doenças do mundo industrializado moderno(+)
Por isso, conhecer as dinâmicas que caracterizaram esses microbiomas ao longo da história humana pode ajudar inclusive a entender alguns problemas que nos atingem hoje, como doenças inflamatórias intestinais, alergias e até depressão.
Isso já vem sendo estudado. Mas muitas bactérias antigas recuperadas até agora vieram de tecidos calcificados como ossos e dentes em boas condições de preservação.

Havia dúvida se assinaturas moleculares do conteúdo intestinal sobreviveriam nas latrinas por centenas de anos (+)
Para uma tentativa nesse sentido, uma equipe analisou sedimentos de latrinas medievais em Jerusalém e Riga, Letônia, dos séculos 14 e 15. O primeiro desafio foi distinguir as bactérias de intestinos daquelas que normalmente são encontradas no solo (+)
Essa é uma dificuldade inevitável do trabalho com material arqueológico. Mas eles conseguiram! Foi identificada uma ampla gama de bactérias, arquéias, protozoários, vermes, fungos e outros organismos, incluindo muitos que habitam os intestinos dos seres humanos atuais (+)
Para separar o que era proveniente das fezes, uma das pesquisadoras comparou o DNA da latrina com os de outras fontes, incluindo microbiomas já conhecidos de povos coletores e industriais, bem como de esgotos e do solo (+)
O microbioma dessas latrinas tinha algumas características comuns com microbiomas de outros povos mas eram diferentes o suficiente para formarem um grupo exclusivo. "Não conhecemos uma fonte moderna que contém o conteúdo microbiano que vemos aqui", disse Susanna Sabin. (+)
A pesquisa ainda é preliminar, mas mostrou que o método pode ser promissor: "Demos um passo importante para mostrar que a recuperação de DNA de conteúdos intestinais antigos de latrinas pode funcionar", comemora a cientista (+)
Fio baseado em release da University of Cambridge

Artigo científico:
royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rs…
Mais informações legais pela parasitologista @elisapucu

Ela conta que outros trabalhos já analisaram a microbiota intestinal de coprólito humano, como o feito num sítio em Durango, México, de 1.400 AP - um dos precursores dessas análises. Os autores notaram que a microbiota intestinal do coprolito é similar a de povos rurais atuais.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luiza Caires - jornalista de ciências

Luiza Caires - jornalista de ciências Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @luizacaires3

11 Oct
❗Se você ler por aí que a OMS mudou de ideia e agora condena o lockdown, saiba que está errado.

A OMS NÃO MUDOU o posicionamento favorável ao lockdown para momentos específicos da pandemia mas continua reforçando que fechar sem testar e rastrear contatos não é eficiente (cont.)
Os países que fizeram isso foram os que falharam e agora são usados como argumento contra o fechamento.

Quem alerta para isso e detalha melhor é o @fvguima, neste fio:
(+)
O @AndersonBrito_ também reforça a importância da testagem e rastreio/isolamento de contatos usando equipes de atenção primária do SUS.

Estratégia sem a qual o lockdown apenas dá ilusão temporária de solução.

Read 4 tweets
7 Oct
E a edição genética pela técnica CRISPR dá o prêmio Nobel de Química para duas cientistas mulheres!

Emmanuelle Charpentier (França) e Jennifer A. Doudna (EUA)

🏆🥇🎉🧫🧬 Viva!!!

#NobelPrize2020
O prêmio destaca não só a descoberta da "tesoura genética" molecular como seu aprimoramento, permitindo cortar o DNA em qualquer ponto para promover mudanças que incluem a perspepectiva para tratamento de doenças genéticas graves. (+)
Nas palavras do comitê do Nobel, eles as premiam por “uma das ferramentas mais afiadas da tecnologia genética: a tesoura CRISPR/Cas9”, a partir da qual hoje é “possível alterar o DNA de animais, plantas e microrganismos com extrema precisão”.
Selecionei esses infos que explicam:
Read 8 tweets
6 Oct
Vacinas: a impresa americana destaca hoje a queda de braço entre a Casa Branca, que quer acelerar a aprovação das vacinas contra o coronavírus para antes das eleições, e a FDA, que quer regras e verificações mais rígidas para isso (cont.) ImageImage
Ao mesmo tempo, a OMS disse hoje que ainda há esperanças para termos uma vacina finalizada ainda em 2020. "Vamos precisar de vacinas e há esperança de que até o final deste ano possamos ter um. Há esperança", afirmou Tedros Ghebrey, sem dar mais detalhes (+) Image
E no Brasil, o governo de SP divulgou nessa segunda-feira que, após os profissionais de saúde, os educadores da rede pública e privada serão o próximo grupo a receber a vacina Coronavac, a
ser produzida no Instituto Butantan. Image
Read 4 tweets
6 Oct
E hoje acordo mais feliz pois academia concedeu o NOBEL DE FÍSICA para uma mulher! Dividiu, mas ta valendo 🤩

Três laureados, todos com descobertas relacionadas aos buracos negros (cont.)👇
A astrofísica Andrea Mia Ghez (16/06/1965) é professora da UCLA. Ela divide metade do prêmio com Reinhard Genzel "pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro de nossa galáxia", o buraco negro Sagittarius A* (+)
Quando adolescente, Andrea ficava acordada até tarde da noite pensando sobre as questões fundamentais do universo... (+)
Read 15 tweets
6 Oct
- Máscara causa intoxicação por CO2 🥵
- Não causa 😷
- Então prova! 😡
- Ok 📊

Será que a ciência teve que entrar numa era MythBusters?

Cada vez mais, fake news e alegações duvidosas são motor para que os cientistas produzam... Ciência!

Trago exemplos pandêmicos 👇
Um estudo publicado pela American Thoracic Society mostrou que as máscaras faciais não provocam superexposição ao CO2, mesmo em pacientes com uma doença pulmonar grave como a DPOC (+)
atsjournals.org/doi/abs/10.151…
O ímpeto para o estudo veio de uma audiência pública nos EUA, onde discursos inflamados alegaram que usar máscara colocava vidas em risco (vale ver o vídeo no link, é bizarro) (+)
edition.cnn.com/videos/politic…
Read 11 tweets
5 Oct
Mais uma... Secretária de Imprensa da Casa Branca Kayleigh McEnany anuncia que testou positivo para coronavírus.
Segundo ela mesma, em quarentena mas se sentindo bem.

Até que demorou para uma disseminação maior ocorrer na cúpula do Trump, já que ele e equipe têm sistematicamente minimizado a pandemia, com seu comportamento. Sorte deles que a maioria será assintomático/leve, ainda mais na classe social a que pertencem,+
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!