Tenochtitlán foi a capital do Império Mexica (asteca), atual Cidade do México.
Em seu auge em 1518, a cidade comportava 800 mil habitantes de diferentes povos e línguas, enquanto Roma tinha em torno de 600 mil e Londres 100 mil.
A capital era composta de dezenas de ilhas artificiais, pois ficava em cima do Lago Texcoco.
As ilhas propiciavam o cultivo de milho, feijão e abóbora, em uma técnica conhecida como chinampas, utilizada até hoje por povos mesoamericanos.
Com seus canais d'água, Tenochtitlán assemelhava-se a Veneza, na qual os habitantes deslocavam-se em canoas (não havia cavalos nas Américas) ou a pé por grandes avenidas que percorriam de uma ponta à outra da cidade.
Os principais templos e construções religiosas eram feitas de pedra e cal, pintadas de diversas cores que carregavam significados religiosos.
A construção mais icônica de Tenochtitlán era o Templo Mayor destinado aos deuses Huitzilopochtli e Tlaloc.
No templo ocorriam cerimônias, festas e sacrifícios religiosos.
Em 1487 foi registrado que em torno de 22 mil mesoamericanos foram sacrificados no templo durante 96h.
Toda semana a cidade comportava o mercado de Tlatelolco , onde 50 mil compradores e vendedores reuniam-se e comercializavam objetos, alimentos e animais vindos de toda mesoamerica.
O soldado espanhol Bernal Díaz del Castillo
escreveu quando visitou Tenochtitlan :
"Aqui as cores das vestimentas são tão vastas quanto as da Espanha e em tão finos tons. Existem boticários, onde se vendem medicamentos, líquidos, barbearias e até restaurantes."
"Nesse grande mercado há diferentes tipos de fios de algodão de todas as cores, semelhante ao mercado da seda de Granada, embora com mais abundância.
Há também uma classe de homens para carregar fardos pesados, semelhante aos carregadores de Castela".
Em 1519, o espanhol Hernán Cortés iniciou campanhas militares para apoderar-se do ouro da cidade, fazendo alianças com outros povos inimigos dos mexicas.
A ação não era aprovada pela Espanha, que tentou impedir o espanhol sucessiva vezes, considerando-o um traidor da Coroa.
Após um cerco de 2 anos, privando Tenochtitlán de água e alimentos, jogando roupas infestadas de varíola na cidade, Cortés e os espanhóis ocuparam a cidade em 1521.
O Templo Mayor foi destruído (suas ruínas estão na foto abaixo à direita) e a Catedral Metropolitana do México foi construída literalmente em cima de outro templo, o de Tenochtitlán.
Mesmo discordando da ação de Cortés, a Espanha aceitou incorporar o México ao Vice-Reino da Nova Espanha.
A linha sucessória dos imperadores mexicas foi interrompida após prender e torturar o último imperador,
Cuauhtémoc, iniciando o sistema colonial espanhol no México.
Devido às constantes inundações na cidade, os espanhóis drenaram o Lago Texcoco até o seu desaparecimento no século 18.
Inicialmente o lago tinha 5.439 km².
Hoje, ainda existem alguns lagos na Cidade do México originados do Lago Texcocco, dispersos em várias regiões da cidade.
Por ser construída sob sedimentos moles em cima de um lago drenado, hoje a Cidade do México está visivelmente afundando.
Por estar em uma região de sismos e terremotos, isso torna a cidade mais frágil a qualquer desastre natural, custando bilhões de dólares ao governo mexicano anualmente para evitar catástrofes maiores.
Contamos a formação do Império Mexica e sua queda nas mãos dos espanhóis em nossa 33º edição: spoti.fi/2YBY461
Na 32º edição, abordamos os povos antecessores dos mexicas, como Toltecas e Zapotecas que os influenciaram: spoti.fi/30IySfK
O Brasil é um dos países que mais recebe irradiação solar em todo o mundo.
Por estar localizado próximo à linha do Equador, possui pouca variação solar ao longo das estações do ano.
O país recebe mais de 3 mil horas de sol anuais, um dos maiores do mundo. A região com maior incidência solar é o nordeste, com 5,9 kWh/m² de radiação global média.
A população, movida para as periferias, concentrou-se principalmente para o Morro da Providência, criando suas casas da forma que podiam.
A partir de 1850 o Brasil ia de um país agrário para uma nação industrial, contudo muitas capitais provincianas não tinham planejamento urbano ou saneamento básico.
Florianópolis possui mais de 100 praias registradas, uma das 3 capitais brasileiras localizada em uma ilha, assim como Vitória e São Luís.
Apenas no século 17 a costa de Santa Catarina foi povoada por bandeirantes vindos de São Paulo.
Em busca de escravizar indígenas guaranis carijós, o bandeirante Francisco Dias Velho chegou na região em 1673, fundando Nossa Senhora do Desterro - atual Florianópolis.