MILL, John Stuart. On Liberty. Ao homem pode ser exigido que realize um ato que não lhe beneficie, mas que traga benefícios a todos: o serviço militar, o depoimento em juízo, ou salvar a vida alheia. Está aí. Estou esperando os oráculos do liberalismo no Twitter cancelarem Mill.
Recusa à vacina pode ser chamada de egoísmo extremo, de narcisismo, de misantropia, de solipsismo, pode ser chamada de quase tudo, menos de liberalismo. Então nem tentem.

Só os randianos mais extremados para, em meio à pandemia, sugerir uma dessas. Talvez nem eles.
O problema é de falta de leitura e de colocar a resposta pronta ideológica primeiro, em detrimento de se estudar primeiro e responder depois. Quem concebe liberalismo só como maximização do ganho individual, como se isso fosse um jogo de perde-ganha, não alcança essa razão.
Mas Stuart Mill não é exemplo de liberalismo. Para eles, liberalismo é sinônimo de esquerda, essa visão socialista que não se confunde com o liberalismo de sei-lá-quem.

Quem é liberal mesmo é o Júnior, aluno de 3⁰ ano de Economia, membro do Instituto Liberalzão Pacas e fintwit.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo Sarsur

Marcelo Sarsur Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @msarsur

15 Oct
É 2020, Jair Bolsonaro é Presidente, o país está no meio de uma pandemia que ainda não acabou, 66% não têm acesso a saneamento básico, o STF deforma a ordem jurídica por canetadas, atletas perderam o direito à livre manifestação, e a pauta é... pureza ideológica no liberalismo.
A sério, as bolhas de rede social têm causado um dano extraordinário à humanidade. Não só pelas fake news, não só pelo viés de confirmação, não só pela agressividade brutal na comunicação, mas especial e principalmente pela completa perda de noção da importância das coisas.
Outro dia tive o desprazer de me ver citado - daquela maneira covarde, de quem não quer discutir, por meio do retuíte comentado - por um notório fiscal de liberalismo alheio, um que se vangloriou de ter, coitado, retirado o título de liberal de um amigo meu. Quanta importância!
Read 7 tweets
24 Aug
"Rachadinha" é o apelido meio carinhoso, meio pornográfico, para um crime tipificado no Código Penal brasileiro, o art. 312 (peculato). É quando o funcionário público, nesse caso o detentor do cargo, toma para si dinheiro público, em razão do cargo, de modo contrário à lei.
A pena pode ir a até 12 anos de prisão, o que mostra não ser prática trivial, uma irregularidade comparável a pagar por fora uma diarista, como disse um arremedo de comentarista.

No entanto, é a corrupção favorita do baixo clero, porque fácil de fazer e também de ocultar.
Não há Legislativo, nas três esferas da Federação, que esteja livre da rachadinha. Se procurar direito, acha em qualquer um. Como é uma forma de corrupção que começa e acaba dentro de cada gabinete, é muito fácil de não ser notada extramuros. É com essa impunidade que contam.
Read 5 tweets
27 Jul
Deixa eu explicar em termos mais simples, para que seja possível compreender a questão em dados objetivos.

Imagine que uma pessoa está sendo investigada por lesão corporal contra um acusado. Esse sujeito tem porte de arma. Vem uma decisão judicial e determina a entrega da arma.
Isso é polêmico? Controverso? Não. É uma medida cautelar que determina a remoção do meio de execução do crime, e assim previne ocorrências futuras.

Por que há polêmica ou controvérsia quando se retira o uso de perfis de Internet de quem os usa para cometer crimes reiterados?
"Ai, mas a liberdade de expressão..."

Se você quiser cair na narrativa delinquente de quem confunde abuso de direito (e é plenamente possível abusar do direito à liberdade de expressão, quando se incita crime, por exemplo) com o exercício legal de direito, não o faça sem aviso.
Read 6 tweets
27 May
Hoje se deflagrou mais uma operação do DPF, dessa vez decorrente do inquérito das fake news, ou inquérito do fim do mundo, conduzido pelo Min. Alexandre de Moraes, para apurar fatos genéricos contra a honra dos ministros do STF. (1/28)
Muitos perfis comentam, com um certo grau de schadenfreude, que os alvos foram bem escolhidos, mas que o feito é maculado pela origem e pelo modo de condução. Há certa verdade nisso, mas nem toda a verdade. (2/28)
O problema principal é que a matéria da investigação pré-processual, no direito brasileiro, tem sido largamente ignorada pela doutrina e pela legislação, enquanto sua importância só cresce na prática. Aliás, é bom que seja dito que isso não é um movimento recente. (3/28)
Read 32 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!