Estamos experienciando uma corrida de destruição de valor do sistema monetário global. Devido ao seu papel de reserva internacional, o dólar está em condições mais favoráveis com relação a qualquer outra moeda hoje.
Quase todas as vendas de commodities, produtos ou serviços para o exterior são efetuadas em dólares e, por isso, exportações servem como fonte principal de obtenção da moeda americana.
Devido ao colapso econômico global, sofremos uma drástica redução de exportações e, assim, criando um problema complexo de escassez de dólares fora dos EUA.
1/12 A idealização do sucesso econômico Chinês sempre foi uma grande farsa. Durante a história tivemos diversos exemplos semelhantes de países comunistas que atingiram níveis de dividas internas e externas insustentáveis e que sofreram colapsos marcantes.
2/12 Para elaborar nessa proposição, considere a seguinte reflexão. De acordo com o PIB publicado pelo governo chinês, a China foi responsável por mais de 60% do crescimento econômico global desde 2008.
3/12 Com isso, ela passou a ser, incomparavelmente, a maior importadora de commodities no mundo. Se caso o seu crescimento de PIB tivesse sido tão expressivo, como justificaríamos a queda geral de preços de commodities no mundo?