Jogador vagabundo, a thread

Entende-se por jogador vagabundo todo aquele atleta profissional de futebol com alguma fama e experiência, que deseja apenas que o mundo acabe em barranco para que ele possa morrer encostado (contando seu alto salário).
em geral, o JV (vamos abreviar) é um ex-ídolo de um time grande que peregrinou pelo exterior, encheu o rabo de dinheiro e não sabe mais o que fazer da vida (ou aprontou alguma fora). Aí, se oferece ao diretor do clube brasileiro com o qual tem mais afinidade.
o diretor, em geral um nó-cego (o JV sabe quem acessar), abraça a causa e traz o JV, pagando a ele sempre uma grana preta, muitas vezes mais que o salário daquele esforçado que acabou de subir da base.

O JV conhece todo mundo no clube (porteiro, presidente, chefe da TO)
JV sabe que não tem condições de atuar como antes, mas todos acreditam que o Manto Sagrado™ dará ao JV uma força sobrenatural. Todos caem nesse caô (imprensa, colegas, roupeiro etc). Menos uma pessoa: o treinador, que não pediu a contratação do JV e tem de engoli-lo com farinha.
parênteses: não confunda o JV com o jogador em fim de carreira que tá quebrado e joga em qualquer lugar que aparecer pra não ser preso por falta de pagamento de pensão. Esse é outra história.
Todo o endeusamento do JV na sua chegada faz com que ele se ache muito melhor hoje do que quando ele era ídolo do time. Na cabeça do JV, ele é o mesmo jogador do passado, só que agora com a experiência a seu favor. Ele agora é craque AND "corre certo".
O JV é rico, se acha foda pq aprendeu malemale + 1 idioma, jogou com/contra o [insira jogador que ganhou bola de ouro] e vai guiar esse bando de moleques para o auge. Ele só não contou esse plano ao treinador. Aliás, dificilmente o JV gosta do treinador que encontra no clube.
Não gosta pq o treinador manda nele ("como assim, esse zé-ruela quer me ensinar a jogar bola?").

Quando eles entram num acordo, blz, o time até vai.
Por "acordo", entenda-se o treinador ter que se anular completamente e fazer tudo o q o JV mandar.

É aí que começa o inferno.
todos sabem que, quando um time começa a perder, a culpa é sempre do técnico. No caso de um técnico refém de um JV, ele faz o que o JV manda, perde e a culpa continua sendo dele, o técnico.

O JV toma banho, vai pra coletiva, fala um monte como se fora um torcedor e sai andando.
quando a torcida começa a ficar brava com o time a ponto de invadir o CT, o JV está machucado e o técnico, "prestigiado". Enquanto faz ultrassom no adutor, o JV, revoltado, diz que "no tempo dele não era aquela bagunça, o time tinha pulso" pra todo mundo ouvir (menos o treinador)
entre cair o JV e o treinador, vcs sabem quem cai.

O fim da história é que o time fica o campeonato inteiro sem padrão de jogo (p q será, né?) e o resultado óbvio é o time grande cair pra divisão inferior.

O JV, em regra, vai pra China ou Vietnam.
assim, depois de muita análise, formulei q a chance de um time grande cair de divisão é diretamente proporcional à quantidade de JVs presentes no elenco. Se tiver um JV gigante ou alguns JVs médios, o resultado mais provável é o descenso.

E um grande rombo nas contas, de troco
ah, esqueci: vc nunca verá 2 JVs gigantes no mesmo time. O JV que chega primeiro não deixa contratar outro JV, a menos que seja um JV que seja subserviente a ele, os "parças". Quando o JV traz "parças" com ele, a chance de cair sobe vertiginosamente.
ah, esqueci II

o JV, em regra, é apenas um jogador de mediano pra bom que deu MUITA sorte na vida. Os craques, quando voltam pro clube de origem, sempre jogam o máximo q podem, sempre aceitam o treinador (e o treinador os aceita de bom grado) e nunca fazem panelinha.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with ✝✝ CNPJ MORTO ✝✝

✝✝ CNPJ MORTO ✝✝ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @viniciusduarte

5 Mar
O Ronaldinho Paraguaio começa a fazer sentido. O passaporte falso não seria para o fim a que normalmente se destina (viajar para outro país), mas para obter um tipo de visto especial de investidor nos EUA, ao qual brasileiros não têm acesso e paraguaios têm.
(resta saber se o depto de imigração dos EUA iria cair nesse dibre do R10)
então, conclui-se que o Ronaldinho usava o passaporte brazuca para apresentar nas fronteiras e o paraguas pra fazer business nos EUA.

Ele não foi pego apresentando o passaporte na aduana, ele já estava sendo investigado pelo MP paraguaio, que deu uma blitz no hotel.
Read 4 tweets
15 Feb
Tem uma thread rolando sobre a rotina massacrante de um motorista de aplicativo.

Lembrei do que disse na época do surgimento dessas plataformas: que era um negócio insustentável para os motoristas e, logo mais, só o aplicativo ganharia dinheiro. Fui bem contestado.
cheguei a comparar o sistema de corridas por aplicativo com esquemas de pirâmide. Quem lembra dos anúncios da Uber para captar motoristas, com o desenho de um carro com notas de dinheiro voando pela janela?
Os apps forçam o aumento da demanda derrubando o preço das corridas sem qualquer estudo sobre o custo real para o motorista. Enfiou gente no sistema, nas duas pontas. Porque, pra ela, quanto mais corridas, mais lucro.
Read 4 tweets
6 Nov 19
Tenho + de 50 anos, e atesto: a vida na ditadura foi +-boa até 1973 (era pequeno, mas tenho as refs dos meus pais). Depois foi caindo, caindo, até que se tornou um inferno pra classe média e pobres (esses, muito +): inflação galopante, arrocho salarial, desemprego...
a educação pública (que era boa, mas era excludente) se deteriorou completamente, o sistema público de saúde não existia, as grandes cidades incharam, as favelas proliferaram no entorno...
tudo subia de preço conforme a inflação do mês anterior, era o cachorro correndo atrás do rabo. A gente tinha que conviver com siglas e conceitos do tipo ORTN, OTN, URP, UPC, BTN, BTNF, Gatilho Salarial, Equivalência Salarial (para reajustes de casa própria), resíduo...
Read 7 tweets
6 Jun 19
Existe uma indústria da internação de usuários de drogas, muito lucrativa. Hoje os seus integrantes estão todos comemorando.
essa indústria que está comemorando é a que usa usuários pobres como matéria-prima. As clínicas chiques, nas quais o usuário é internado em segredo pela família, não precisam desta "ajuda" do governo.
A internação de usuários pobres começa nas igrejas. O pai/a mãe vai ao pastor contar o seu flagelo e pedir ajuda. O pastor deixa a família ainda mais nervosa e diz que a única saída é internar, e tem de ser num local com inclinação religiosa. As chamadas Comunidades Terapêuticas.
Read 9 tweets
14 May 19
Não sei se vou ter paciência de desenvolver, mas o caso Patricia Lelis é paradigmático pra quem quer entender o comportamento de manada nas redes sociais, ainda mais quando o assunto é política.
a moça ficou famosa nas redes, inicialmente, por ser da juventude do PSL, direitaça braba. Aquele modelito moça branca, bonita, articulada, cristã e conservadora.

Até que alguma coisa aconteceu.
segundo ela, o dep. e pastor Marco Feliciano a teria estuprado, depois tentado suborná-la para que não contasse. Ela teria tb tido um namoro com o Eduardo Bolsonaro. De repente, quem torcia pra ela passou a detoná-la, e quem a detonava, passou a se interessar por ela.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!