Existe uma indústria da internação de usuários de drogas, muito lucrativa. Hoje os seus integrantes estão todos comemorando.
essa indústria que está comemorando é a que usa usuários pobres como matéria-prima. As clínicas chiques, nas quais o usuário é internado em segredo pela família, não precisam desta "ajuda" do governo.
A internação de usuários pobres começa nas igrejas. O pai/a mãe vai ao pastor contar o seu flagelo e pedir ajuda. O pastor deixa a família ainda mais nervosa e diz que a única saída é internar, e tem de ser num local com inclinação religiosa. As chamadas Comunidades Terapêuticas.
E o conceito de usuário de drogas, para essas pessoas religiosas, é muito elástico. Há casos em que a mãe OUVIU FALAR que a filha estava fumando maconha e providenciou internação, procurando CTs na internet.
Quando vc dá um google procurando casas, sempre há um telefone de contato de pessoas "especializadas" na remoção, os chamados captadores. A pessoa liga e ele vai até lá, pega a adolescente e leva pra casa que estiver pagando a maior comissão (geralmente, é a primeira mensalidade)
As CTs têm um regramento próprio, determinado pela ANVISA. Não pode trancar, não pode dopar etc. Tem q ter psicólogo e médico. Na prática, não é isso que acontece em muitas delas. Há médicos que prescrevem psicotrópicos a rodo, psicólogos que só dão o nome pra casa funcionar.
CTs cobram, em média, 800 a 1200 por mês por interno. Tem família que se mata pra pagar (tem que levar "jumbo" pra elas tb), mas tem casa que possui convênio com estados e municípios (agora provavelmente tb com a União). As internações duram 90 dias, mas costumam ser prorrogadas.
enfim, quem viu o filme Bicho de Sete Cabeças verá uma versão mais light (mas não menos perversa) dele a partir de hoje. Recursos dos CAPS serão desviados pra pagar internação de pessoas carentes e ignorantes, enriquecendo toda uma cadeia de aproveitadores.
um exemplo:

essa CT em Ilha Comprida foi fechada em 2015: g1.globo.com/sp/santos-regi…

Saiu a sentença contra o dono esses dias: 98 anos de reclusão: politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Camelô Fugindo do Rapa de Patinete™
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!