Bolívia: O TSE anunciará o resultado oficial hoje às 18.00, horário de La Paz (19.00 de Brasília).
Por enquanto, com 99,97% das urnas apuradas, Luis Arce conta com 55,09% dos votos. Carlos Mesa tem 28,93%. E Luis Fernando Camacho fica com 14%.
Isto é,Arce conseguiu até mais votos do que o calculado pelas bocas de urna (52%).
Tal como citei na 2afeira, os votos das áreas rurais distantes, não contemplados nas bocas de urna tenderiam a elevar o volume de de Arce, já q seu partido, o MAS, possui grande força nessas áreas)
Arce já indicou que pretende fazer carreira solo e declarou que...
1 - Evo Morales não fará parte de seu governo
2 - Os ministros de governos anteriores de Morales tampouco farão parte de sua gestão.
Market-friendly, Arce – durante seu longo período do ministro da Economia – manteve ótimas relações com Wall Street (onde a dívida boliviana sempre teve baixos juros).
Morales pronunciava os discursos mais pirotécnicos contra o imperialismo e afins, enquanto que Arce fazia o papel do "good cop" do governo, com palavreado soft e mais pragmático.
O futuro econômico a curto prazo?
Durante uma década a Bolívia (na gestão de Arce como ministro) cresceu em média 4,5% do PIB por ano.
No ano passado foi menor, de 2,2%.
A previsão para este ano, é de queda de pelo menos 6%.
Até o ano passado, os países da América do Sul que mais cresceram desde a virada do século foram o Peru, Bolívia e Paraguai (cada um com governo diferente ao outro, mas todos com o ponto comum de disciplina fiscal).
Como será a relação Arce-Morales?
Será como na Argentina, onde A.Fernández tem que suportar C.Kirchner e tenta governar com ocasionais interferências da ex-presidente (com a qual havia brigado em 2008?)
Ou será como no Equador, onde Lenín Moreno rachou com seu ex-chefe R.Correa?
De quebra, Arce terá que ver como lida com a divisão interna de seu partido, pois as bases não queriam Arce como candidato presidencial...elas queriam David Choquehuanca, um combativo indígena. Mas Evo não queria assustar a classe média e colocou Arce, que é market-friendly.
As bases do partido desejavam colocar como candidato a presidente o ex-chanceler David Choquehuanca, representante da comunidade aymara, e como vice o líder cocaleiro Andrónico Rodríguez, dos quéchuas.
No entanto, as bases conseguiram colocar Choquehuanca como vice de Arce.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
No dia 11/9/1973, um general de voz de falsete, Augusto Ramón Pinochet, dava um golpe militar no Chile, inaugurando uma sanguinária ditadura de 17 anos de duração
Hoje os chilenos votam para – tudo indica – deixar no passado a constituição nacional criada pelo ditador em 1980.
Ateeenção!!
Mega-thrad sobre ...
10 coisas que você talvez não sabia sobre a ditadura de Pinochet
1 – Terrorista em Washington – Al Qaeda? A KGB? A inteligência cubana? O regime comunista da Coreia do Norte? Não, o primeiro atentado terrorista internacional com bomba e saldo de mortos na História da capital dos EUA não foi da autoria desses grupos ou serviços secretos.
A ditadura pinochetista foi especialmente cruel com as prisioneiras: a Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura, indicou que, de um total de 3.621 mulheres detidas, 3.399 foram estupradas de forma individual ou coletiva pelos militares
Destas, pelo menos treze mulheres ficaram grávidas. E delas, seis deram à luz aos filhos indesejados de seus torturadores.
O TSE da Bolívia anunciou os resultados com os 100% das urnas apuradas. O Tribunal forneceu os dados mas ainda não fez a cerimônia formal, prevista para o fim do dia.
Tal como citei na 2afeira, os votos das áreas rurais distantes, não contemplados nas bocas de urna tenderiam a elevar o volume de de Arce, já q seu partido, o MAS, possui grande força nessas áreas)
Arce já indicou que pretende fazer carreira solo e declarou que...
1 - Evo Morales não fará parte de seu governo
2 - Os ministros de governos anteriores de Morales tampouco farão parte de sua gestão.
Bolívia:
Arce diz que ministros do ex-presidente Morales já “cumpriram seu ciclo”.
Novo governo não os reciclará. “Precisamos de renovação”, diz. Arce também disse que Morales não fará parte da nova gestão: oxigeno.bo/pol%C3%ADtica/…
Bolívia:
Contagem oficial continua, com 93,4% das urnas apuradas:
Arce com 54,1% dos votos, Mesa com 29,09% dos votos. Camacho, 14,41%
Camacho, o líder da extrema-direita religiosa, que teve apenas 14,1%, diz que “suspeita” de “possível fraude”.
Mas o resto do leque político, a OEA, o governo Trump, etc, já reconheceram a vitória de Arce: eldeber.com.bo/usted-elige/co…
Eleições bolivianas:
Para vencer no 1º turno não é necessário o clássico 50% mais um dos votos.
Pode vencer quem tem pelo menos 40% dos votos, sempre que tiver uma distância de 10 pontos para o 2º colocado.
Esse é o sistema em vigência desde 2009, quando Evo Morales elaborou a nova constituição boliviana. O modelo de 1º e 2º turno foi importado da Argentina, onde foi criado pelo neoliberal ex-presidente Menem.
A votação começa às 8:00 horas, horário de La Paz (9:00 de Brasília). Os centros de votação fecham as portas às 17:00 (18:00 de Brasília).