O Fórum Romano era o centro da Roma Antiga, local de importantes atividades religiosas, políticas e sociais.
Inicialmente surgiu como um ponto de aglomeração de mercadores em uma área plana entre o Monte Palatino e o Monte Capitolino.
Com a fundação da República de Roma em 500 aC, ao longo dos séculos começou a receber diversos templos, basílicas, arcos e edifícios governamentais pintados em cores vívidas.
Por volta de 50 aC, a região ficou superlotada, sendo ampliada por Júlio César assim como pelo imperador Augusto.
Embora houvesse outros fóruns de Roma, o Fórum Romano foi o mais significativo, sendo o espaço de eleições, discurso públicos, julgamentos, batalhas de gladiadores (antes do Coliseu ser construído em 80 dC), cerimônias religiosas e comércio.
Com o tempo, muitos eventos econômicos e políticos foram transferidos para estrutura mais elaboradas ao norte da cidade.
Sua última grande expansão foi em 312 dC no reinado de Constantino, sendo a maioria dos edifícios destruídos a partir de 410, junto com a queda econômica do Império.
Durante a Idade Média, o terreno foi reduzido a uma área para animais de pasto.
O local ficou conhecido como “Campo Vaccino” ou “campo de gado”.
Na Idade Moderna a região recebeu novas construções como a Igreja de São Lucas e Santa Martina em 1635.
Hoje, o Fórum Romano é um dos locais turísticos mais famosos do mundo, atraindo mais de 4,5 milhões de visitantes anualmente (sendo 2020 uma exceção, claro)
1º foto da thread:
ilustração de Balage Balogh
e foto de Volker Atteneder do Google Maps
Em 2012, um experimento reproduziu como um moai teria sido transportado na Ilha da Páscoa
Há 887 estátuas Moais na Ilha de Páscoa 🗿 variando de 12 - 80 toneladas e de 4-6 metros de altura construídas pela povo Rapanui entre 1250 e 1500.
Ao longo do século 20, diversos arqueólogos buscaram entender como os moai foram transportados e instalados, tendo em vista que foram feitos com rochas da área.
Um mapa de Leonardo da Vinci da comuna de Imola em 1502, em Bolonha e atualmente.
Em agosto de 1502 Da Vinci foi nomeado "Arquiteto e Engenheiro Geral" por César Borgia, o filho do Papa Alexandre VI e marechal das tropas papais.
César, o filho ilegítimo do papa e uma inspiração para "O Príncipe" de Maquiavel, era temido como um dos governantes violentos da Europa, conquistando Imola em 1501.
A Revolta da Vacina é normalmente abordada como uma população ignorante resistente aos avanços científicos.
Porém um dos menores detalhes abordados pelos manifestantes de 1904 foi a vacina.
Pobres sem moradia devido aos desalojamentos da República e sem emprego devido a crise econômica, deveriam agora ser vacinados e acompanhados pela polícia e higienistas.