🇺🇸 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DAS ELEIÇÕES DOS EUA
Nesta terça (03), os EUA vão às urnas em ano marcado pela pandemia de covid-19, uma crise econômica e protestos contra a desigualdade racial.
O ano foi turbulento e as eleições também têm potencial explosivo. Siga🧵
A primeira pergunta para entender as eleições dos EUA é: como funciona a votação por lá?
A resposta pode ser complicada (colégio eleitoral, delegados, estados-chave…), mas calma que vamos tentar simplificar.
RESUMO DO RESUMO:
➡ São 538 votos do colégio eleitoral em disputa
➡ Para ganhar a presidência, o candidato precisa de 270
➡ A maior parte dos Estados vota sempre no mesmo partido — a real disputa durante a campanha é sobre os que podem mudar de ideia
RESUMO DO RESUMO, pt 2:
➡ O voto não é obrigatório
➡ Na maioria dos Estados, o vencedor leva todos os votos do colégio eleitoral. Não importa se, no voto popular, ele ganhou de 99% a 1% ou de 51% a 49%.
➡ Dá pra ganhar no colégio eleitoral mesmo perdendo no voto popular
Se você quer mais detalhes, dá uma olhadinha nessa reportagem aqui:
Outra dúvida que sempre aparece por aqui é sobre os partidos Republicano e Democrata. Por que o presidente é sempre de um desses partidos? Isso é uma regra? Há outros partidos nos EUA? Eles podem concorrer?
Por último, antes de falarmos de previsões e cenários, vamos aos candidatos.
Você possivelmente está ouvindo falar todos os dias em Donald Trump e Joe Biden, mas conhece as principais propostas de cada um? E não, não são planos que afetam apenas os EUA... bbc.com/portuguese/int…
E em vídeo para quem é de vídeo 😉
Trump x Biden: o que eles propõem para os EUA e o mundo?
Por fim, não dá pra não falar também do legado do primeiro mandato de Trump. Ganhando ou perdendo, ele já causou um impacto global com suas políticas, da imagem dos EUA no mundo ao combate às mudanças climáticas.
Mas agora vamos a 2020: o que essas eleições têm de especial?
Bem, algumas coisas, começando pela pandemia e o voto por correio. O formato em si não é novidade (em 2016, 33 milhões de americanos votaram por correio), mas, em 2020, 82 milhões de pessoas pediram p/ votar assim.
Milhões de americanos já enviaram seus votos, + a contagem pode ser lenta. Em Michigan, por ex, estima-se que 3 milhões votem pelo correio. Como as autoridades lá não podem começar a contar esses votos até as 7h do dia do pleito, pode levar dias p/ que o Estado declare resultado
O segundo problema deste ano passa por uma possível guerra judicial.
Quando o resultado está muito apertado para ser decretado, muitas pessoas temem que os Estados enfrentem disputas legais sobre os votos rejeitados, atrasando ainda mais o resultado.
A razão mais comum para uma cédula ser rejeitada é chegar tarde demais. Outros motivos incluem assinatura ilegível ou um envelope de sigilo ausente.
Dado o grande número de votos enviados pelo correio, o número de cédulas atrasadas e potencialmente rejeitadas deve aumentar.
Ainda, Donald Trump tem dito que não garante aceitar o resultado e já disse esperar que a eleição chegue à Suprema Corte. Ele chegou a falar em fraudes do sistema por correio, mesmo sem evidências de que isso seja um problema real (o próprio Trump, inclusive, votou assim em 2016)
Para mais detalhes sobre um possível atraso no resultado e as polêmicas que podem surgir a partir disso, leia estas reportagens aqui.
Trump x Biden: por que resultado da eleição nos EUA pode demorar a sair bbc.com/portuguese/int…
A 40 dias da eleição, piores cenários preveem risco de 'apocalipse eleitoral' nos EUA
As sondagens nacionais têm apontado uma vantagem de Biden. Mas, se você prestou atenção no fio até aqui, entendeu que cravar previsões nos EUA pode ser bastante complexo — especialmente em um ano como este.
E se engana quem pensa que esses resultados pouco têm a ver com o Brasil. Em jogo p/ os interesses nacionais há questões como meio-ambiente, especialmente relacionadas ao desmatamento na Amazônia, venda de produtos brasileiros e o endosso a Jair Bolsonaro pelo governo americano.
Declarações de Biden e Kamala revelam chapa mais crítica a governo brasileiro na história dos EUA bbc.com/portuguese/int…
Cinco momentos em que Bolsonaro expressou torcida por Trump e desafeto por Biden bbc.com/portuguese/int…
Por hoje, nossos conteúdos especiais sobre as eleições americanas ficam por aqui — nesta terça (03), vamos falar mais sobre os Estados nos quais você deve prestar atenção e trazer os detalhes da apuração direto dos EUA.
Se você tem mais dúvidas sobre o processo eleitoral americano, manda um alô pra gente. E não deixe de assistir ao especial em vídeo de hoje. 👇
Eleições nos EUA: o que pode mudar para o Brasil se Joe Biden derrotar Donald Trump
A corrida pela Casa Branca continua sem vencedor claro. Com 41 de 50 Estados definidos, o candidato democrata, Joe Biden, lidera frente ao presidente Donald Trump, que busca a reeleição. Confira apuração em tempo real: bbc.com/portuguese/ele…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Trump leva os 11 votos do colégio eleitoral em Indiana e contagem começa na Flórida e Kentucky. Acompanhe ao vivo a contagem de votos pelo nosso site e siga o fio para comentários e análises em tempo real. 🧵
Lembrando que atrasos no resultado devem acontecer
P/ um termômetro ainda hoje, é importante ficar de olho em estados como Flórida, Geórgia, Carolina do Norte, Arizona e Texas. Eles podem indicar uma vantagem clara p/ Biden — ou apontar p/ cenário disputado se forem p/ Trump
OS 7 ESTADOS QUE PODEM SER DECISIVOS 🇺🇸 #Election2020
A maioria dos Estados americanos vota como sempre votou — e lembrando aqui que o candidato que ganha num Estado leva todos os delegados para a contagem final.
MAS alguns nem sempre votam como o esperado... Siga o fio 👇
🇺🇸 Escolhemos aqui os 7 principais Estados em disputa que têm votos suficientes para influenciar o resultado final e onde esperamos que a batalha seja travada mais de perto. Trump venceu em todos em 2016.
Ah, lembrando que, para ser eleito, são necessários 270 delegados.
WISCONSIN - 10 VOTOS
Trump ganhou em 2016 aqui com ajuda de eleitores rurais e de mulheres brancas. Mas eles ajudaram a eleger um governador democrata 2 anos depois. Outro fato importante é que o Estado foi palco de protestos violentos após um homem negro ser morto pela polícia
Para entender de uma vez como funcionam as eleições por lá (colégio eleitoral, Estados pêndulos, etc.) siga primeiro este fio 👇 #Elections2020#Election2020
🇺🇸Podemos confiar nas pesquisas nas eleições dos EUA? Entenda qual foi o problema dos levantamentos em 2016 e o que podemos esperar agora #BBCCurtas#ElectionDay#Elections2020
Boa noite, pessoal. Eu sou a @Mariana_Sanches, correspondente da @BBCBrasil em Washington, e a partir de agora vou trazer os principais pontos do último debate entre o Donald Trump e Joe Biden antes das eleições nos EUA, no próximo dia 03 #Debates2020
Mais cedo, falamos um pouco sobre como está o cenário para cada um dos candidatos e publicamos também um vídeo explicativo sobre o funcionamento das eleições nos EUA -- se quiser dar uma olhadinha, segue este fio aqui:
Relembrando as regras: Trump e Biden responderão sobre 6 temas — combate à covid, famílias americanas, raça, mudanças climáticas, segurança nacional e liderança.
Para evitar confusões, o microfone do adversário ficará cortado nos 2 min. iniciais da resposta do candidato.
Logo mais, às 22h, começa o último debate entre Donald Trump e Joe Biden antes das eleições do próximo dia 3. A @Mariana_Sanches é nossa correspondente em Washington e vai trazer os principais momentos por aqui. Veja o que você precisa saber antes de acompanhar. 👇 #Debates2020
Uma mudança importante no debate de hoje é a possibilidade de silenciar os microfones dos candidatos.
Se você assistiu ao último debate, se lembra de como foi caótico acompanhar a discussão em alguns momentos.
Com a regra, o microfone do adversário ficará cortado nos 2 minutos iniciais da resposta do candidato. Depois, a fala é aberta.
Ambos responderão a perguntas sobre 6 temas: combate à covid-19, famílias americanas, raça nos EUA, mudanças climáticas, segurança nacional e liderança