Trump leva os 11 votos do colégio eleitoral em Indiana e contagem começa na Flórida e Kentucky. Acompanhe ao vivo a contagem de votos pelo nosso site e siga o fio para comentários e análises em tempo real. 🧵
Lembrando que atrasos no resultado devem acontecer
P/ um termômetro ainda hoje, é importante ficar de olho em estados como Flórida, Geórgia, Carolina do Norte, Arizona e Texas. Eles podem indicar uma vantagem clara p/ Biden — ou apontar p/ cenário disputado se forem p/ Trump
O nosso editor executivo em São Paulo, @caioquero, explica sobre as expectativas de quando teremos os resultados com base nesses Estados #Elections2020. 👇
Novidades na contagem com Massachusetts, Nova Jersey, Maryland, Delaware e Distrito de Colúmbia para Biden. Trump leva Kentucky e Oklahoma. #Elections2020
Acompanhe: bbc.com/portuguese/ele…
SEGURANÇA
Apesar do reforço na segurança nos estados e de diversos alertas de serviços de inteligência como o FBI de que estados estrangeiros poderiam espalhar desinformação sobre fraude durante a votação dessa terça-feira, nenhum incidente grave foi reportado até agora.
A estimativa é de que cerca de 60 milhões de americanos compareceram às urnas hoje e mais de 100 milhões de votos foram dados antecipadamente. Se os números foram confirmados, isso significaria participação de 67% dos eleitores, um recorde em mais de cem anos
Nova projeção para Donald Trump, que leva os 6 votos do Arkansas. Acompanhe: bbc.com/portuguese/ele…
Conforme esperado, Biden leva os 29 votos de Nova York, reduto democrata já há três décadas, e os 7 votos de Connecticut. Trump leva os 3 votos de Dakota do Sul, Estado republicano desde 1968.
Os 9 votos da Carolina do Sul, 9 do Alabama e 3 da Dakota do Norte vão para Donald Trump, enquanto os 9 votos do Colorado são projetados para Joe Biden. #Elections2020
Todo mundo de olho na contagem da Flórida: até aqui, 94% dos votos apurados e vantagem de Trump, que está com 51,2% dos votos contra 47,8% de Biden.
O @ricksenra falou sobre a importância do Estado nessas eleições neste vídeo, publicado na semana passada
E o grupo QAnon chegou ao Congresso dos EUA: saiba quem é Marjorie Taylor Greene, republicana eleita à Câmara dos Representantes e representante do grupo conspiratório #Elections2020 bbc.com/portuguese/int…
98 x 89: Utah, Nebraska e Louisiana vão para Trump, Biden leva New Hampshire e Novo México.
COSTA OESTE:
A votação se encerra na Califórnia, Idaho, Oregon e Washington. Os 55 votos da Califórnia são projetados para Biden, assim como Oregon e Washington.
Desde a última atualização, o presidente Trump levou os 6 votos do Mississipi: bbc.com/portuguese/ele…
COMO ESTÃO OS ESTADOS DECISIVOS
🇺🇸 Arizona: com 75% apurados, Biden tem 53% contra 45% de Trump. Se Biden levar, será o 1º Estado que o democrata vira
🇺🇸 Carolina do Norte: 95% apurados, Trump tem 50,1% e Biden tem 48,7%
🇺🇸 Florida: 94% apurados, Trump tem 51,2% e Biden 47,8%
🇺🇸 Geórgia: 74% dos votos apurados, Trump tem 53,4% e Biden tem 45,4%
🇺🇸 Iowa: 74% contados, 51,1% para Trump e 47,1% p/ Biden
🇺🇸 Michigan: 47% contados, Trump tem 54,6% e Biden 46% (resultados devem demorar dias, dizem oficiais do Estado)
🇺🇸 Minnesota: 61% contados, Biden está com 54,8% e Trump com 43,2%
🇺🇸 Ohio: 88% contados, 53,2% p/ Trump e 45,3% para Biden
🇺🇸 Pensilvânia: 50% de votos apurados, Trump está com 56,2% e Biden com 42,4% — contagem aqui deve continuar só amanhã
🇺🇸 Texas: 87% contados, Trump tem 52,2% e Biden tem 46,4%
🇺🇸 Wisconsin: 61% contados, Trump tem 51,6% e Biden tem 46, 8% #Elections2020
Trump deve levar os votos dos Estados de Ohio e Idaho, e a Virgínia é projetada para Biden. Até aqui, são 205 votos para Biden e 136 para Trump. #Elections2020
Enquanto esperamos mais resultados, segue o fio para entender mais sobre a história do colégio eleitoral 👇
Trump melhorou sua performance na Flórida em 2020 em relação a 2016. Há 4 anos ele teve margem de vitória de 1,2% sobre a então adversária Hillary Clinton. Agora, sua vantagem foi de 3,4% sobre Biden.
A vitória de Trump no Estado se explica especialmente pela sua performance nas áreas latinas. Trump conseguiu melhorar em mais de 10 pontos percentuais sua votação nesse grupo em comparação com 2016, confirmando um movimento que as pesquisas já indicavam
No estado, Trump conseguiu atrair p/ sua base a grande comunidade cubana, que vê no republicano uma barreira ao avanço da direita na América Latina. O mesmo vale para a diáspora venezuelana. A performance do presidente também era especialmente boa entre homens jovens latinos.
Sobre essa tendência, vale dar uma olhadinha nesta reportagem 👇
Little Havana: o ponto de encontro entre o 'Vai para Cuba' e o 'Vai para Miami' nos EUA
"Nós nos sentimos muito bem sobre onde estamos. Acreditamos que estamos no caminho para ganhar essa eleição. Sabemos que pela quantidade sem precedentes de votos antecipados, votos por correio, que a apuração levaria um tempo, e nós seremos pacientes"
"Podemos ter os resultados tão cedo quanto amanhã de manhã, mas pode demorar um pouco mais e não é minha função nem a de Donald Trump dizer quem ganhou a eleição — isso é a função do povo americano", disse o democrata em pronunciamento em centro de convenção em Wilmington (DE)
Enquanto Biden falava, Trump tuitou mensagem que foi sinalizada como contestável pelo Twitter (veja no print):
"Nós estamos indo MUITO BEM, mas eles estão tentando ROUBAR as eleições. Não vamos deixar que façam isso. Não é possível votar depois que as urnas foram fechadas"
Trump leva Iowa: com os 6 votos do estado decisivo, o presidente contabiliza 171 votos do colégio eleitoral até aqui. Biden tem 205. #Elections2020
Pra quem tinha esperanças de resultados conclusivos nesta noite, sentimos informar que a ansiedade vai se prolongar: tudo aponta para uma disputa apertada a ser definida por Estados como Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, justamente nos quais a apuração pode se alongar por dias.
Entenda na reportagem 👇
Eleições nos EUA: horas após fechamento das urnas, definição do novo presidente ainda está distante #Elections2020
#URGENTE TRUMP DECLARA VITÓRIA ANTES DE RESULTADOS OFICIAIS
Em pronunciamento na Casa Branca, o presidente afirmou que venceu as eleições e que irá à Suprema Corte para impedir que votos sejam contados após data do pleito.
"Isso é uma vergonha para o nosso país. Nós estávamos prontos para ganhar. Honestamente, nós ganhamos as eleições", afirmou. "Isso é uma grande fraude. Nós queremos que a lei seja aplicada da forma correta, vamos à Suprema Corte"
Apesar das declarações de Trump, não existe nenhuma denúncia ou evidência de que a eleição ou a apuração foram fraudadas até agora e a demora nos resultados era prevista há meses por conta da quantidade de votos enviados por correio devido à pandemia.
O candidato democrata pediu paciência a seus simpatizantes, já que a apuração pode levar dias. bbc.com/portuguese/int…
Quanto tempo até sabermos o vencedor das eleições nos EUA? Explicamos 👇 bbc.com/portuguese/int…
O que Trump e Biden precisam agora para ganhar? São 9 os Estados onde a eleição está indefinida. Veja: bbc.in/36iJZO3
Biden passa a frente de Trump no Estado de Michigan Acompanhe a apuração no nosso site: bbc.in/3mSSDcx
O fato de os EUA não terem ainda um vencedor a essa altura da contagem de votos mostra, antes de mais nada, que ela está longe de refletir a clara derrota prevista por oponentes de Trump — e sugerida por pesquisas de intenção de voto. bbc.com/portuguese/int…
Quantos votos tem cada Estado no Colégio Eleitoral? Entenda a contagem nos EUA: bbc.in/2JCg9ME
Eleições nos EUA 🇺🇸Para você que está meio atordoado com a quantidade de informações que estão chegando de todos os lados, assista a este #vídeo. Nesta conversa dos jornalistas Ricardo Senra, Mariana Sanches e Caio Quero fica bem mais fácil entender.
#Atualização 🇺🇸 A apuração dos votos nos EUA avança lentamente. O candidato democrata, Joe Biden, continua com uma ligeira vantagem frente ao presidente republicano Donald Trump, mas os delegados de oito Estados ainda estão em jogo. O que acontece agora? bbc.com/portuguese/int…
Mais sinais de disputa legal a caminho, dessa vez na Pensilvânia, onde votos ainda estão sendo contados. 👇
🇺🇸 Arizona: Tradicionalmente republicano, mas chave na disputa em 2020. Biden está à frente com 86% dos votos contados e algumas emissoras americanas projetaram a vitória desse Estado para o democrata. A BBC ainda não fez essa projeção.
🇺🇸 Geórgia: Mais um estado tradicionalmente republicano que virou palco de disputa acirrada neste ano. Trump está à frente no momento em disputa apertada, mas votos ainda estão sendo contados em Atlanta e subúrbios.
🇺🇸 Carolina do Norte: disputa está acirrada neste Estado competitivo. Com 95% dos votos apurados, Trump está à frente com 50,1% e Biden tem 48,7%
🇺🇸 Nevada: Biden está batalhando uma disputa mais difícil que o previsto aqui. Até agora, ele está à frente por uma pequena margem.
🇺🇸 Wisconsin: Campo de batalha importante no meio-oeste, foi reduto democrata por duas décadas antes de escolher Trump em 2016. Aqui, Biden está à frente por pouco com quase todos os votos contados, mas a campanha de Trump já afirmou que pedirá recontagem
🇺🇸Michigan: disputa também está apertada no Michigan, com uma pequena vantagem para Biden. Muitas urnas em áreas que tendem a votar democrata, como Detroit, ainda devem ser contadas
🇺🇸Pensilvânia: com 20 votos do colégio eleitoral, é extremamente disputado. Trump está à frente, mas um número grande de cédulas enviadas por correio ainda devem ser contadas, e resultados não são esperados até sexta-feira. Há expectativa de disputa legal neste Estado também.
BIDEN FALA AO PÚBLICO
Em discurso, o democrata diz que está confiante na vitória. “Agora, após uma longa noite de apuração, está claro”, disse. “Não estou aqui para declarar que ganhamos. Mas para declarar que, quando a contagem encerrar, acreditamos que seremos os vencedores”
Pouco depois de anuncio de vitória de Biden em Michigan, Donald Trump volta a reivindicar vitória em estados ainda sem definição, como Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte — além do próprio Michigan 👇
Estados-chave alertam para atraso na contagem de votos:
➡ Nevada
No Estado, em que projeções seguem acirradas, o oficial Wayne Thorley disse à CBS, parceira americana da BBC, que não haverá novos resultados nesta quarta e dados serão divulgados na quinta-feira.
➡ Arizona
O Estado não deve divulgar resultados finais nesta quarta-feira. Com 83% de votos contados, Biden está à frente por 51% a 48%. Algumas emissoras nos EUA já projetaram uma vitória para o democrata.
➡ Geórgia
O diretor para eleições em Fulton County - o condado mais populoso do Estado - disse que a contagem deve ser feita até o final desta quarta. "Ficaremos aqui o quanto for necessário", disse Richard Barron à imprensa.
No sistema da BBC, 92% dos votos de Fulton County foram contados, 72% vão para Biden e 27% para Trump. No Estado como um todo, 94% dos votos foram contados e Trump está na liderança com 50% contra 49% de Biden.
OS 7 ESTADOS QUE PODEM SER DECISIVOS 🇺🇸 #Election2020
A maioria dos Estados americanos vota como sempre votou — e lembrando aqui que o candidato que ganha num Estado leva todos os delegados para a contagem final.
MAS alguns nem sempre votam como o esperado... Siga o fio 👇
🇺🇸 Escolhemos aqui os 7 principais Estados em disputa que têm votos suficientes para influenciar o resultado final e onde esperamos que a batalha seja travada mais de perto. Trump venceu em todos em 2016.
Ah, lembrando que, para ser eleito, são necessários 270 delegados.
WISCONSIN - 10 VOTOS
Trump ganhou em 2016 aqui com ajuda de eleitores rurais e de mulheres brancas. Mas eles ajudaram a eleger um governador democrata 2 anos depois. Outro fato importante é que o Estado foi palco de protestos violentos após um homem negro ser morto pela polícia
Para entender de uma vez como funcionam as eleições por lá (colégio eleitoral, Estados pêndulos, etc.) siga primeiro este fio 👇 #Elections2020#Election2020
🇺🇸Podemos confiar nas pesquisas nas eleições dos EUA? Entenda qual foi o problema dos levantamentos em 2016 e o que podemos esperar agora #BBCCurtas#ElectionDay#Elections2020
🇺🇸 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DAS ELEIÇÕES DOS EUA
Nesta terça (03), os EUA vão às urnas em ano marcado pela pandemia de covid-19, uma crise econômica e protestos contra a desigualdade racial.
O ano foi turbulento e as eleições também têm potencial explosivo. Siga🧵
A primeira pergunta para entender as eleições dos EUA é: como funciona a votação por lá?
A resposta pode ser complicada (colégio eleitoral, delegados, estados-chave…), mas calma que vamos tentar simplificar.
RESUMO DO RESUMO:
➡ São 538 votos do colégio eleitoral em disputa
➡ Para ganhar a presidência, o candidato precisa de 270
➡ A maior parte dos Estados vota sempre no mesmo partido — a real disputa durante a campanha é sobre os que podem mudar de ideia
Boa noite, pessoal. Eu sou a @Mariana_Sanches, correspondente da @BBCBrasil em Washington, e a partir de agora vou trazer os principais pontos do último debate entre o Donald Trump e Joe Biden antes das eleições nos EUA, no próximo dia 03 #Debates2020
Mais cedo, falamos um pouco sobre como está o cenário para cada um dos candidatos e publicamos também um vídeo explicativo sobre o funcionamento das eleições nos EUA -- se quiser dar uma olhadinha, segue este fio aqui:
Relembrando as regras: Trump e Biden responderão sobre 6 temas — combate à covid, famílias americanas, raça, mudanças climáticas, segurança nacional e liderança.
Para evitar confusões, o microfone do adversário ficará cortado nos 2 min. iniciais da resposta do candidato.
Logo mais, às 22h, começa o último debate entre Donald Trump e Joe Biden antes das eleições do próximo dia 3. A @Mariana_Sanches é nossa correspondente em Washington e vai trazer os principais momentos por aqui. Veja o que você precisa saber antes de acompanhar. 👇 #Debates2020
Uma mudança importante no debate de hoje é a possibilidade de silenciar os microfones dos candidatos.
Se você assistiu ao último debate, se lembra de como foi caótico acompanhar a discussão em alguns momentos.
Com a regra, o microfone do adversário ficará cortado nos 2 minutos iniciais da resposta do candidato. Depois, a fala é aberta.
Ambos responderão a perguntas sobre 6 temas: combate à covid-19, famílias americanas, raça nos EUA, mudanças climáticas, segurança nacional e liderança