Fizemos uma carta aberta à prefeitura de Porto Alegre, divulgando nossas últimas análises sobre a transmissão da COVID-19 no município. Nela, manifestamos nossa preocupação com a reversão de tendência em paralelo com as graduais flexibilizações
Nossa rede multidisciplinar, com mais de 76 pesquisadores por todo o país está à total disposição de todas as instituições envolvidas no enfrentamento.
Em nome da Rede, agradeço a todos nossos membros e analistas pelo trabalho voluntário e cientificamente respaldado
A Rede Análise Covid é uma rede nacional, apartidária e sem fins lucrativos, de pesquisadores voluntários comprometidos com o enfrentamento da COVID-19. Escrevemos esta carta direcionada ao Governo municipal de Porto Alegre (@marchezan_ )
e às autoridades de saúde à frente da Secretaria Municipal de Saúde (@saudepoa ) para apresentar pontos que indicam uma clara reversão de tendência nos números de casos de infecção pela COVID-19.
Variante à vista! Devo me preocupar? Quais as implicações desse recente achado para a pandemia da COVID-19? - 🧶
Autora: Mellanie F. Dutra (@mellziland)
Revisores: Marcelo A. S. Bragatte(@marcelobragatte), Fernando Kokubun (@fernandokokubun)
Imagem: Felix Donghwi Son (Felixvis)
Felix Donghwi Son. Coronavirus 3D images Collection. 2020. Felixvis felixvis.com
A corrida do enfrentamento da COVID-19 é acirrada: a comunidade científica dedica-se cada vez mais a entender o desafio desse vírus peculiar, ao passo que cada resposta que obtemos, nos leva a mais questionamentos, aumentando nosso conhecimento.
A Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente a pandemia no início de março de 2020 [1]. Desde esta declaração até o atual momento (outubro de 2020), muitas novas informações foram obtidas, e ainda continuam a ser produzidas sobre a doença e o coronavírus SARS-CoV-2.
Estamos vivendo um momento de expectativa com uma possível vacina para imunizar boa parte da população e conter a pandemia. No início, acreditava-se que a COVID-19 seria semelhante a uma forte pneumonia e que atingia mais o sistema respiratório.
Edição sobre captura de tela da cerimônia oficial do governo: (tempo de visualização: 20:38)
Estamos em 23/10/2020. Todos os brasileiros devem ter ouvido a palavra “nitazoxanida” nos últimos dias, pois fomos surpreendidos por um anúncio, no dia 19/10/2020, de que este medicamento trazia benefícios no combate à COVID-19, principalmente na redução da carga viral.