Hmmmm hoje tem agrado pros pernambucanos deste site 🎨🖌️
Essa é a antiga Rua do Crespo, uma das mais movimentadas de Recife desde a metade do século 19 até 1920.
Com carruagens, comerciantes e bondes, a rua era um dos principais locais da cidade de congestionamento e acidentes de trânsito.
O nome da rua foi uma homenagem a Manuel de Souza Crespo, um marinheiro português que chegou ao Brasil em 1648.
Em 1870 foi renomeada para 1º de março, em homenagem a data de uma das principais batalhas durante a Guerra do Paraguai.
Recife foi uma das primeiras cidades fundadas pelos portugueses em 1537, sendo um importante ponto de exportação de cana-de-açúcar.
Em 1630 a cidade foi invadida e capturada pelos neerlandeses durante 24 anos, renomeada de Mauritsstad (cidade de Maurício) em homenagem a Maurício de Nassau.
O alemão estava à serviço da empresa colonial Companhia Holandesa das Índias Orientais, que acumulou mais de 10 trilhões de dólares atuais em 40 anos de operação.
Comentamos bastante sobre a VOC em nosso 20º podcast 🎙️ spoti.fi/2OeuopS
A urbanização de Recife empreendida por Nassau começou a ser criticada pelos neerlandeses que viam sua ambição como não-lucrativa, optando por o desligar do Brasil e manda-lo de volta aos Países Baixos.
A Insurreição Pernambucana expulsaria os neerlandeses e devolveria o nordeste ao controle português em 1654.
Desde o século 17 até o 20, Recife foi um dos principais pontos culturais e políticos do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro.
Durante o início do século 20, a cidade foi reformada recebendo grandes avenidas e portos, muitos responsáveis por destruir boa parte dos edifícios históricos erguidos durante a época neerlandesa e portuguesa.
Em todo caso, hoje o seu Centro Histórico concentra ainda diversas estruturas desde o século 19.
Em 762 dC o califa al-Mansur reuniu os melhores trabalhadores do Califado Abássida para construir a cidade circular de Mandinat al-Salam.
Mais de 100 mil indivíduos incluindo arquitetos, engenheiros e ferreiros trabalharam no projeto durante 4 anos.
Localizado na margem do Rio Tigre, a cidade possuía ao total 3 anéis, 1 destinado totalmente para a residência do califa e outros 2 compostos de áreas comerciais e residenciais.
Brasília foi a maior cidade planejada e inaugurada no século 20.
A ideia de transferir a capital brasileira do litoral para o interior remonta desde o século 18.
Em 1763 o primeiro-ministro de Portugal, Marquês do Pombal, que moveu a capital de Salvador para o Rio de Janeiro, considerou move-la para o interior.
Na metade do 19 o aumento populacional do país, principalmente do eixo SP - RJ explicitou a falta de infraestrutura brasileira, que ainda utilizava traçados urbanos da época colonial.
Mari foi uma cidade-estado que existiu por mais de um milênio.
Fundada em torno de 3000 aC, foi reconstruída 3 vezes até 1760 aC, servindo como um centro comercial e metalúrgico.
Mari é uma das mais antigas cidades planejadas da história, edificada em torno de dois anéis e repleta de rios canalizados.
O anel externo a protegia das cheias do rio Eufrates e o anel interno, de invasões.
Além de seu formato urbano único, o local tinha uma grande canalização do rio Eufrates que cruzava seu centro, dividindo-se em torno de outros 5 pequenos rios que serviam como transporte urbano.
Nos últimos 12 anos, a quantidade de fumantes caiu mais de 40%.
Entre as regiões, a maior prevalência está no sul e sudeste e a menor no norte e nordeste.
Essa disparidade pode ser justificada pelo fato da região sul ser a maior produtora de tabaco no país, influenciando a maior aceitação do produto na sociedade, assim como no sudeste.
A Piccadilly Circus em Londres é um dos principais pontos comerciais e culturais da cidade, com lojas de grife, teatros e cinemas.
Desde o século 17 a rua Piccadilly era famosa por causa do comércio de picadillis, em português, gorjeiras.
A gorjeira era uma gola branca adornada para usar no pescoço, difundido entre a nobreza até o século 18, utilizado por pessoas como William Shakespeare ou Elizabeth I.