O @pretozeze falou no Roda Viva algo que penso há tempos e me chamou atenção: a falta de análise que gera a fala preconceituosa sobre o voto do povo carioca.

A atuação nas urnas do carioca do subúrbio, da favela, muitas vezes não se trata nem de voto, mas de pequenas conquistas.
O @pretozeze falou coerentemente sobre a atuação e influência de grupos armados.
A presença de tráfico e milícia é sintoma da ausência do estado. E a ausência é total. Presença física, serviços, estrutura.

A mudança de representação no Estado para muitas pessoas nada significa.
Para quem não tem saneamento básico decente e só tem serviços básicos precários (quando não negados), pouco importa o prefeito. Às vezes, importa um pouco, o vereador.
O cara da comunidade que vai botar um poste, fechar um esgoto, inaugurar um campinho de futebol com churrasco...
É o voto com resultado. Cheio de promessas que a comunidade sabe que não vai ser cumprida, o povo não é bobo, mas pra quem não tem comida no prato, digitar uns números nas urnas por uma cesta básica não é difícil, e nem errado.
Errado é existir uma espécie de "Apartheid" em uma sociedade que diz em lei que todos são iguais, mas segrega espacialmente e diz pelo espaço a que grupo cada um pertence.
O grupo mais criticado é aquele que tem como atuação do Estado quase sempre só a violência policial.
O povo preto, da favela, precisa sobreviver. Trabalha para sobreviver, aprende para sobreviver, e vota para sobreviver.
Na Favela, Estado é polícia.
Boa sorte ensinando uma geração que passou pela ditadura que descarateriza o significado (já controverso) da democracia e da participação pelo voto, e se vê enxergada apenas quando surge um vereador inaugurando uma pracinha. Os prefeitos não vão lá. Vão?

Quem vota mal é a elite!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Diego D. Tbt

Diego D. Tbt Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ReTintaPreta

17 Sep
O Agente Laranja, usado pelos EUA, foi a arma de mais um dos vários crimes cometidos no Vietnã, o ambiental, até hoje causando impactos na natureza e na vida das pessoas.

Crimes contra a humanidade, contra a natureza e Guerra do Vietnã nessa thread com algumas imagens fortes:🧵
O Vietnã, dividido entre norte (Hanói) e sul (Saigon), tem a interferência dos EUA em seu processo de independência após os "Viet Minh", liderados por Ho Chi Minh, vencerem a França e os expulsarem do país.
Os EUA interferem patrocinando, treinando e enviando soldados para fortalecer Saigon.
O objetivo é anticomunista: derrotar Hanói, Ho Chi Minh e os Vietcongs (anteriormente Viet Minh)
Read 19 tweets
8 Sep
Goste ou não, o capitalismo na América Latina sempre esteve debaixo do arbítrio do imperialismo, e não se fala em democracia quando o liberalismo ensina a jogar pessoas pretas dentro da prisão para serem mãos de obra de empresas que lucram com o encarceramento.
Quando países da América Latina demonstram qualquer sinal de "ameaça" aos interesses do imperialismo, o que ocorre? Intervenção!
Brasil (1964), Chile (1973), Uruguai (1974) e Argentina (1976) são exemplos.
Achar que vive em um Estado capitalista independente é ingenuidade.
Sim, os EUA de Lyndon B. Johnson têm papel preponderante no golpe de 64.
Um ou dois discursos de Jango favoráveis a uma reforma agrária vira ~ameaça comunista~ e dá em golpe que culmina em duas décadas de autoritarismo, tortura e assassinatos.
Liberalismo não é assassino, sei...
Read 4 tweets
23 Jul
Por que antagonizar Martin Luther King e Malcolm X é perpetuar uma prática racista?

A suposta influência de ambos em X-Men, posteriormente atribuída à relação entre T'Challa e Killmonger em Pantera Negra faz sentido?

Minha ideia sobre isso aqui 👇🏿👇🏿
O maior inimigo do racismo é a organização do povo negro. Tanto no Brasil, como nos EUA, a história mostra o poder de mudança e combate do povo negro quando conscientizados e mobilizados.

O modus operandi racista visa antagonizar e dividir, para que enfraqueça assim a nossa luta
Durante séculos de luta contra a escravização no Brasil, nomes como Ganga Zumba e Zumbi dos Palmares tornam-se símbolos de orgulho, resistência e esperança para o povo negro.
Read 17 tweets
23 May
Por que a guerra às drogas é um dos assuntos mais urgentes do nosso tempo e deveria ser pauta diária de TODAS as pessoas que se dizem preocupadas com as pautas sociais da nossa sociedade?
Segue o 🧵
Guerra às drogas é o nome que se dá às varias políticas para desestimular e proibir o consumo, a produção e o comércio de drogas.

Se tornou popular pelo então Pres. dos EUA, Nixon, e consolidado por Ronald Reagan, que leva o caráter da guerra às drogas a outro nível.
É irônico pensar que o país que viveu a lei seca nos anos 20 motivado por ideais moralistas, religiosos e políticos, e por isso teve um aumento descabido da violência, do contrabando e da máfia, popularizou um método tão violento e ineficiente de combate às drogas.
Read 24 tweets
29 Mar
Tarzan, um homem branco, é o grande "herói" em terras africanas, onde existem vários homens negros, sendo quase todos eles vilões que fazem mal à natureza e aos animais.
Quer entender como essa visão racista é fruto do arquétipo do negro "violento e monstro"? Segue a Thread 👇🏿
Os norte americanos pós abolição da escravidão encontraram outros meios de impedir a ascenção social dos negros. Isso significou usarem a violência, assassinatos, leis de segregação, mas também o entretenimento.

O nascimento de uma nação é um filme que reforça tudo isso!
Os negros precisavam ser vistos como violentos, monstruosos e desordeiros.
Era discurso político afirmar que as jovens mulheres brancas seriam estupradas se andassem sozinhas nas ruas, pois os negros não eram mais escravizados e estavam "soltos" pelas ruas.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!