Os últimos dias foram agitados no mundo das vacinas com a Pfizer e a Moderna divulgando seus resultados *preliminares* de eficácia
Tem gente que até começou a sonhar com o carnaval (e eu ainda pensando nas festas juninas), então reuni aqui as informações e o que elas significam!
As duas empresas usam uma tecnologia inovadora baseada em RNA mensageiro (mRNA)
Eu expliquei isso em detalhes neste vídeo:
Elas têm uma grande vantagem que é a rapidez de fabricação, mas a desvantagem de terem que ser transportadas/armazenadas em freezer
Isso é uma desvantagem porque envolve o que a gente chama de ‘cadeia de frio’ no transporte, que precisa ser rápido e envolver gelo seco e caixas térmicas especiais, além de ter um freezer adequado no local de vacinação pra armazenamento - tudo isso é caro!
A vacina da Pfizer precisa ser transportada/armazenada a -70°C.
P/ o transporte eles criaram uma caixa própria, que tem gelo seco (-78°C) e mantém a temperatura por algumas semanas, mas depois de descongelada ela só aguenta 5 dias na geladeira.
Para um posto de saúde poder armazenar a vacina da Pfizer por mais tempo teria que ter um ultra freezer, que atinge -80°C.
Esses equipamentos custam cerca de 75 mil reais.
Postos de saúde tem apenas geladeiras comuns, porque nenhuma das outras vacinas é congelada.
Já a da Moderna pode ser congelada a -20°C (o freezer de uma geladeira comum consegue) e aguenta 30 dias na geladeira. Isso já coloca a Moderna em vantagem no quesito transporte e distribuição da vacina.
Mas a Pfizer vai fazer um teste de distribuição para mapear as dificuldades
E por que vacina de RNA é congelada e as outras não?
O RNA é uma molécula naturalmente instável, é meio q feita pra durar pouco na célula, por causa da função que tem: transmite a mensagem e pronto.
A própria estrutura química impede q ele dure muito tempo
O RNA depois de 5 min:
O RNA é o feijão do reino molecular: deu brecha, estraga. Então, do mesmo jeito que você congela o feijão depois de cozido pra durar mais tempo, a gente congela o RNA pra ele ficar estável por mais tempo e manter sua estrutura.
Bom, os resultados: Pfizer anunciou que os dados preliminares apontam para >90% de eficácia, e a Moderna aponta para 94,5% de eficácia.
São dados preliminares porque ainda faltam mais pessoas envolvidas no estudo pegarem COVID.
Explico isso aqui:
Para os estudo serem encerrados e as vacinas serem consideradas totalmente seguras e eficazes ainda precisam ter mais casos de COVID entre os voluntários (151 casos na Moderna e 164 casos na Pfizer) e mais tempo de acompanhamento das pessoas para a consolidação da segurança.
Assim que esses dados estiverem disponíveis, as empresas devem pedir uma autorização de emergência, pra ir mais rápido
O Brasil não tem acordo de compra de nenhuma das duas, então, por enquanto, não teremos essas vacinas aqui
Mas os resultados mostram que estamos no caminho certo
Atualizando o fio:
Pfizer divulgou que agora tem os dados finais.
Atingiram 170 casos de infecção entre os voluntários e só 8 casos foram entre quem tomou a vacina, o que dá uma eficácia de 95%.
Vão pedir aprovação ao FDA nos próximos dias cnb.cx/35H55pZ
Lembrando que isso ainda é só um anúncio de imprensa, não o estudo publicado ou os dados divulgados!
Por mais promissor que seja, temos que aguardar a divulgação formal dos dados para que outros cientistas possam conferir os resultados
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Sabe a expressão "sangue azul" para se referir à nobreza?
Eu acabei de descobrir de onde ela vem e preciso dividir essa informação com o mundo!
Spoiler: vai ter bactéria
"sangue azul" era usado para descrever gente que nadava na grana. Na época, só essas pessoas tinham joias e utensílios de prata (bem, não é muito diferente hoje), que eram caros por bosta.
Eles só não sabiam que esses negócio tudo "soltavam" prata
E essa prata que "soltava" (íons de prata) conseguia passar facinho pela pele, o q deixa as pessoa tudo meio azulada/esverdeada.
Quem descobriu a relação foi um tal de Avicenna, um médico Persa q tratava o povo com nitrato de prata. Um dia ele deu demais e viu que criou uns smurf