Deus escolheu um arameu errante, depois o filho de uma escrava, criado como adotivo por uma princesa. Escolheu o filho de uma mulher desprezada e zombada pela outra esposa de seu marido. Escolheu o irmão mais novo e esquecido pelo pai.
Por fim escolheu ele mesmo a forma de escravo para nascer neste mundo e embora fosse Deus, foi tratado como um criminoso. Deus se identifica profundamente com o sofrimento dos desprezados e rejeitados deste mundo.
Há uma dimensão maior na salvação por Cristo, do que o individualismo platônico e depois tb racionalista nos faz crer. Deus quer acabar com as estruturas do mal, a Babilônia entre nós, não só com o “mal do coração” de cada pessoa.
Não podemos reduzir o evangelho a uma narrativa individualista, pois ele trata da irrupção do Reino de Deus entre nós, o que muda radicalmente a história, as estruturas e as lógicas do mundo.
Crer num evangelho que só cura a alma, mas despreza a cor da pele é repetir o dualismo que condenou negros à escravidão e à morte. Ou o evangelho é integral, é do Reino todo, ou não é evangelho.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Alex Stahlhoefer

Alex Stahlhoefer Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @teologiadalemao

19 Nov
No início da pandemia surgiram algumas necessidades na cidade que alguns membros da igreja perceberam (famílias desempregadas, alguns com poucos mantimentos) e aí resolvemos ajudar, sempre trocando informações e vendo as demandas com a assistência social do município.
No começo foi difícil, poucas pessoas estavam atentas pra essas realidades. Alguns nutriam alguma visão obtusa sobre a pobreza. Ai trabalhamos teologicamente no ensino, esclarecendo nosso papel na cidade, pq a diaconia é parte essencial da igreja, pq servir é parte da vida cristã
Tb trabalhamos na estratégia, construindo pontes com os membros, outras igrejas, sociedade, ongs, prefeitura. E agindo concretamente onde as demandas apareciam pra nós.
Read 5 tweets
7 Sep
O que é o liberalismo teológico?
Vou ser justo e tratar os dois conceitos q estão sob crítica
Pra entender esse movimento você precisa voltar à Alemanha no século XVII e entender duas reações à ortodoxia protestante (prefiro chamar ela de escolasticismo protestante, pq ela é um endurecimento e fechamento dogmático do que a reforma trouxe de novo)
Primeira reação é o pietismo, movimento que afirmou que não adiantava ter a fé correta (assentimento doutrinário), se a fé não fosse viva (fé do coração, apego, amor a Jesus). Enfatizou a conversão pessoal e a leitura bíblica em grupos pequenos, na família e individualmente.
Read 17 tweets
7 Sep
Fundamentalismo, o fio para você entender o que estamos críticando (fio estará em construção ao longo do dia)
Martin Dreher afirma q “fundamentalistas viam-se como contra-ofensiva a um modernismo (...) uma Teologia orientada em método, que estava interpretando os conteúdos da fé, especial- mente os textos bíblicos, a partir de uma perspectiva histórico- crítica.”
Ele pontua adiante a crítica fundamentalista de que “O protestantismo, e esse era o seu pecado, estava se aliando à ciência moderna.” Os fundamentos “eram os conteúdos de fé, verdades absolutas e intocáveis, que deveriam ficar imunes à ciência e à relativização“
Read 10 tweets
1 Jun
Racismo não é um problema simples. Duas situações que vivenciei na Europa e que mostram que há imigrantes e imigrantes pretos.
Quando fui renovar meu visto de estudante apresentei toda papelada e um mês depois com ZERO problemas recebi os vistos. Uma família africana nossos vizinhos, com a mesma bolsa do mesmo programa que eu, teve q voltar lá e comprovar mais um monte de coisas pra garantir os vistos
Embora eu fosse estrangeiro, eu sou branco e tenho sobrenome alemão. As exigências eram exatamente as mesmas, mas na hora da conversa à portas fechadas eles sempre tinham que provar algo a mais do que eu
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!