📌
Não existe racismo estrutural no Brasil, o fio.

Você irá cansar de ver gráficos. 👓
Sobre ser estrutural, Rodrigo Soares e coautores estimaram o efeito da escravidão na desigualdade. O 1° no gráfico é o 🇧🇷. Sem escravidão, estimam um Gini 15 pontos menor. A evidência sugere que a escravidão é determinante dos níveis de desigualdade hoje.sciencedirect.com/science/articl… +
Informalidade
Taxa de desocupação
Negros são imensa maioria entre os mais pobres
Estude essa tabela, ela diz muito sobre a relação da economia com as desigualdades raciais estruturais da nossa sociedade.
Domicílios com inadequações
Educação
Jovens nem-nem
Chance de ser assassinado
Taxa de homicídio de negros é quase 3 vezes maior do que a de brancos
População carcerária
Não chega a 10% a participação de negros nos tribunais superiores
Classe política
Servidores públicos. Negros eram menos de 18% dos médicos e não chegavam a 30% dos professores universitários em 2010.
Brancos são maioria em empregos de elite e negros ocupam vagas sem qualificação.

g1.globo.com/economia/notic…
Racismo gera diferença salarial de 31% entre negros e brancos, diz pesquisa. www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/0…
"O racismo estrutural e institucionalizado regula práticas, estabelece relações, conforma subjetividades e produz as condições de vida e morte de uns e outros". cee.fiocruz.br/?q=Sobre-racis…
O caráter estrutural do racismo advém de séculos de divisão racial do trabalho na escravidão e depois dela. Dizer que ele é vetor central das desigualdades ñ significa dizer que elas não tem outros componentes. O legado é uma parte, a assimilação contemporânea do racismo é outra.
Esse artigo do @claudferraz é muito bom e traz inúmeras evidências sobre o tema. nexojornal.com.br/colunistas/202…
Para o campo educacional: professores brasileiros tendem a atribuir notas menores para alunos negros mesmo quando controlando o desempenho do aluno em avaliações externas. aeaweb.org/articles?id=10…
Analfabetismo, rendimento, trabalho infantil 👇🏼
Um outro fio que envolve história, racismo e educação 👇🏼
Um fio sobre o conceito de branquitude 👇🏼
Escravidão no Brasil

Este levantamento da Repórter Brasil expõe uma realidade de desigualdade racial acentuada no Brasil atual a partir de uma análise dos dados referentes ao perfil dos trabalhadores resgatados do trabalho escravo entre 2016 e 2018.

reporterbrasil.org.br/2019/11/negros…
Um fio com meu trabalhos acadêmicos sobre o tema.
De caráter estrutural e sistêmico, a desigualdade entre brancos e negros na sociedade brasileira é inquestionável e persiste com a fragilidade de políticas públicas para o seu enfrentamento.

…iodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/desi…
Aqui você acessa breve explicação do que é racismo individualista, institucional e estrutural. uol.com.br/ecoa/listas/o-…
Conversa com o professor @silviolual
Racismo estrutural é um sistema no qual políticas públicas e práticas institucionais funcionam p/ perpetuar desigualdades raciais, ñ é algo q pessoas ou instituições optam por praticar mas uma característica dos sistemas sociais, econômicos e políticos.

aspeninstitute.org/blog-posts/str…
Racismo: como a educação brasileira reforça o preconceito e apaga os heróis negros da história do Brasil. bbc.com/portuguese/bra…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Gregório Grisa

Gregório Grisa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @grisagregorio

20 Nov
Nas eleições de Porto Alegre, a @ManuelaDavila tem meu total apoio. A cidade tem a oportunidade de dar uma virada no que tange a educação. Seu programa traz o que de melhor conhecemos na literatura e nas políticas públicas eficientes da área. Listo alguns pontos aqui. 1/n 🧶📚
Primeiro um grande foco na 1ª infância. O programa Renda Básica para Infância Melhor será ótimo passo. As áreas da assistência social, da saúde e da educação devem implementar políticas intersetoriais que resultam comprovadamente em uma vida escolar melhor nos anos seguintes. 2/n
Pontos centrais:
- Mobilizar um Pacto Social pela Universalização da Educação Infantil em POA
- Formação continuada dos professores e profissionais da educação;
- Monitoramento constante da aprendizagem;
- Incentivo à política colaborativa das boas práticas pedagógicas;

3/n
Read 6 tweets
19 Nov
Foi publicada pelo MEC a Portaria 983 que regulamenta as atividades docentes nos institutos federais (carreira EBTT). A nova norma traz um aumento da carga-horária mínima em sala de aula de 10 horas para 14 horas (17 períodos semanais de 50 minutos), sem prever carga máxima. 1/n
Além das atividades de fora de sala (projetos de ensino, planejamento, correções, orientações, atendimentos, recuperação paralela), os docentes devem realizar projetos de pesquisa, de extensão, atividades de gestão (participação em colegiados, comissões) e de representação. 2/n
Essa mudança não foi debatida com o @conif, com entidade representativas de docentes e com as comunidades do IFs. As condições de trabalho dos docentes são constitutivas da experiência exitosa dos Institutos Federais, as alterações preocupam porque rumam para a precarização. 3/n
Read 5 tweets
13 Nov
Brasil tinha mais de 51 milhões de pessoas vivendo na pobreza em 2019, um em cada quatro habitantes.

1/n
Na extrema pobreza havia mais de 13 milhões de brasileiros em 2019, crescimento de 20% em relação a 2012.

2/n
Os 20% mais ricos (grupo heterogêneo com ampla concentração de renda no topo) detinham 58,5% da renda nacional e os 20% mais pobres apenas 2,9%.

3/n
Read 5 tweets
7 Oct
Alguns comentários sobre a decisão do Conselho Nacional de Educação (CNE) que permite aulas remotas até o fim de 2021 no ensino básico e no superior, a fusão dos anos letivos 2020 e 2021 e um ano complementar para alunos do 3° ano do ensino médio. Segue o🧶👇
Diante da diversidade de cenários, tanto da pandemia como do alcance/qualidade do ensino remoto, é acertado que a decisão fique a cargo das redes de ensino. A pandemia não irá terminar em 31/12/2020, sem vacina a insegurança física e psicológica estará sempre presente. +
A decisão pode dar mais tranquilidade para redes e escolas planejarem seus retornos graduais. A fusão dos anos pode permitir que se tenha mais precisão na definição dos critérios para registrar as atividades remotas, evitando o registro improvisado de qualquer atividade. +
Read 10 tweets
10 Sep
Crescimento do gasto de pessoas da União (2010-2019)

Executivo Civil - 75,4%
Legislativo - 66,9%
INFLAÇÃO no período - 76,3%
Judiciário - 94,2%
Militares - 95%
Ministério Público 114%
Empresas Púb.- 265%

'Quem' cresceu acima da inflação e está fora da reforma administrativa?
Muito cuidado ao dizer que o gasto com servidores cresceu acima da inflação na última década. Com alguns servidores, ok? Com a maioria não.
Fonte dos dados: economia.estadao.com.br/noticias/geral…
Outro alerta importante, crescimento do gasto não significa reajuste, necessariamente. Em geral está se falando da incorporação de novos servidores (importante no Executivo no período, por ex) e mesmo do aumento vegetativo (progressões e gratificações das carreiras).
Read 4 tweets
7 Sep
Enquanto governo, o PT não priorizou reforma política e tributária. Também não propôs uma reforma administrativa razoável, com foco no ajuste de distorções e simplificação das negociações do governo com as categorias. Em muitos momentos adotou uma política licenciosa de pessoal.
Quando digo licenciosa não me refiro a realização de concursos (hoje temos 30 mil servidores ativos a menos do que em 2018), que são necessários em muitas áreas, mas na prática de reajustes escalonados para anos futuros sem foco nas carreiras com menores salários e sem plano.
Muitos aperfeiçoamentos infraconstitucionais poderiam ter sido feitos, mudanças nas carreiras com altos salários iniciais e que chegam muito rápido ao topo, revisão de critério de progressão, mudanças na lógica de reajuste em ano de recessão, entre outras coisas.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!