EFICÁCIA DA VACINA DA OXFORD/ASTRAZENECA é de 70%. Mas, dados sugerem q com uma dose menor a eficácia pode aumentar para 90%. Resultados são de análises interinas dos ensaios clínicos c 22.690 voluntários (12,390 na Inglaterra e 10,300 no Brasil). 🧶
astrazeneca.com/media-centre/p…
Comparando dosagens diferentes, eficácia de 1/2 dose seguida de dose completa 1 mês depois foi de 90%. Com 2 doses completas foi de 62%. Na análise combinada das 2 dosagens, a eficácia média foi 70%. Total de 131 casos de Covid-19, 30 entre os vacinados e 101 nos não vacinados.
- Vacina se mostrou segura, sem nenhum efeito adverso sério.
- Todos os casos de Covid-19 graves e hospitalizações foram entre os não vacinados
- Eles tbem testaram asintomáticos (Moderna e Pfizer não testaram asintomáticos). O número de asintomáticos foi menor nos vacinados.
- No Reino Unido, há 4 milhões de doses prontas, c outras 96 milhões a serem entregues
- Essa vacina pode ser produzida em qualquer lugar e pode ser armazenada em geladeira comum, facilitando a distribuição
- Ainda ñ sabemos se a vacina previne infecção e nem duração da proteção.
O Brasil tem um acordo c a Astrazenica. Está previsto o recebimento de ~15 milhões de doses em janeiro e 15 milhões em fevereiro. Considerando q são 2 doses e as perdas (20%), essas doses iniciais seriam suficientes p vacinar os profissionais de saúde.
Com esses ótimos resultados para uma vacina mais barata e mais fácil de distribuir a todos os países, estamos ainda mais perto de vencer a luta contra a Covid-19. Proteja-se e proteja aos seus. Vc não quer adoecer agora - 2021 traz grande esperança!
*Corrigindo: O número de infecções assintomáticas foi menor nos vacinados com baixa dose. (Isso pode ser bom sinal p interromper transmissão por assintomáticos).
Muitos perguntando porque houve uma melhor resposta c a menor dose. Uma possível explicação: como é uma vacina de vetor viral (nesse caso adenovírus de chipanzé), c menor dose teria havido menos resposta ao vírus vetor e reação mais direcionada à proteína spike do coronavirus.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Denise Garrett, MD, MSc

Denise Garrett, MD, MSc Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dogarrett

21 Nov
EFICÁCIA de uma vacina é muito importante. Mas o q realmente determina o sucesso da vacina é a EFETIVIDADE. Entenda porque. 🧵
A eficácia da vacina da Covid pode ser medida de 3 maneiras. A vacine pode prevenir:
1. Infecção (vc ñ se infecta, ñ transmite)
2. Doença (vc se infecta, mas ñ fica doente)
3. Doença grave ou morte (vc se infecta, tem sintomas, mas ñ terá doença grave). thelancet.com/journals/lanin…
Os 95% de eficácia da Moderna e da Pfizer são para proteção de doença. Significa que, se expostas à Covid, 95 de 100 pessoas que se vacinarem ñ vão adoecer (terem sintomas). Ainda ñ mostraram dados se a vacina protege contra infecção. E ainda ñ sabemos qto tempo a proteção dura.
Read 7 tweets
18 Nov
E a CORONAVAC? Ainda ñ há resultados de eficácia (Fase 3) dessa vacina da Sinovac. Mas, o q já podemos dizer sobre ela baseado nos resultados das Fases 1 e 2 (744 participantes, 18-59 anos) e como esses resultados se comparam c os da Moderna e Pfizer?+
thelancet.com/journals/lanin…
- Efeitos adversos foram leves. O mais freqte foi dor no local da injeção.
- A gde maioria das participantes produziu anticorpos neutralizantes, MAS...
- O nível desses anticorpos foi baixo. Abaixo do nível visto em pacientes recuperados de Covid. +
Em comparação, Moderna e Pfizer relataram níveis de anticorpos iguais ou superiores aos produzidos em pacientes c coronavírus recuperados. A vacina da Novavax (sub-unidade proteica) relatou níveis 4X maiores nos vacinados q em pacientes recuperados. +
Read 4 tweets
16 Nov
Começamos bem a semana: vacina da Moderna c eficácia de 94.5%. E o q siginifica uma eficácia de 94.5%? Significa q, quando exposto ao vírus, quem tomou a vacina tem 94.5% menos chance de adoecer do q quem não tomou a vacina. Mas não para aí, tem mais! +

statnews.com/2020/11/16/mod…
Além de prevenir as chances de adoecer em 94.%, nos q adoecem, parece q essa vacina ainda previne casos graves. Todos os casos graves de doença (11), foram no grupo placebo. Qto à segurança, fatiga e dor muscular vistos em ~1 a cada 10 vacinados, mas nenhum efeito adverso sério.+
Esse estudo foi em 30.000 voluntários incluindo >65anos e pessoas c comorbidades. O q ainda ñ sabemos: não sabemos se a vacina previne infecção de vias aérias superiores (se confere imunidade estéril) e ñ sabemos por qto tempo a imunidade conferida dura. Precisamos ver os dados.+
Read 5 tweets
13 Nov
O desenvolvimento de uma nova vacina pode durar anos. Então, se vc duvida de uma vacina que foi criada em meses, vc ñ está sozinho - a hesitação é válida e geral. Aqui eu listo 10 fatores que tornaram possível a criação de um vacina segura e eficaz para a Covid tão rapidamente.🧵
1. 💲
Desenvolver vacina é mto caro (~US$500 milhões) e custo é um dos maiores impecilhos na criação de uma vacina. O investimento na vacina da COVID foi sem precedentes -bilhões de dólares! Com isso, empresas puderam testar diversas táticas simultaneamente e acelerar o processo.
2. Grande interesse na vacina: são mais de 150 registros investigacionais no FDA e mais de 70 empresas farmaceuticas interessadas.
3. Cientistas nunca trabalharam tanto e por horas tão longas. A dedicação da maioria é de 24 horas, 7 dias por semana. nature.com/articles/d4158…
Read 11 tweets
10 Nov
Nessa situação de interrupção pela Anvisa dos ensaios clínicos da Coronavac, errou a @anvisa_oficial , errou o @butantanoficial e errou o @jairbolsonaro. Porque? É o q eu explico abaixo.
noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
A ocorrência de eventos adversos em um ensaio clínico ñ é anormal. O importante é q eventos graves sejam comunicados ao órgão regulador (Anvisa) imediatamente e investigados rapidamente. Eqto se investiga, principalmente em caso de óbito, o ensaio clínico tem q ser paralizado.
O evento (morte) parece ter ocorrido em 29 de outubro. Nese dia, deveria ter sido comunicado à Anvisa, iniciado investigação, e paralizado o ensaio. O ensaio continuou durante a investigação. E, segundo a Anvisa, o comunicado só foi feito 10 dias depois. ERROU O BUTANTAN.
Read 7 tweets
9 Nov
Pfizer/BioNTech anuncia q na primeira análise interina de eficácia a vacina foi mais de 90% eficaz na prevenção de COVID-19. MAS O QUE ISSO REALMENTE SIGNIFICA? pfizer.com/news/press-rel…
- Ensaio clinico tem 43.538 participantes
- Todos os participantes SEM evidência de infecção prévia por SARS-CoV-2
- Vacina se mostrou segura nesse grupo
- Diversidade: asiáticos (5%), negros(10%), hispanicos (26%) e americanos nativos (0,8%).
- 41% de 56 a 85 anos
- Analisaram 94 casos confirmados
- Dos 94 casos analisados, ~90% estava no grupo placebo (não vacinado)!!
- Ou seja, ~8/94 dos casos foram vacinados comparado com 86/90 do grupo placebo
- SE esses dados se concretizarem até o fim do ensaio clínico, isso é excelente. Porque SE?
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!