O desenvolvimento de uma nova vacina pode durar anos. Então, se vc duvida de uma vacina que foi criada em meses, vc ñ está sozinho - a hesitação é válida e geral. Aqui eu listo 10 fatores que tornaram possível a criação de um vacina segura e eficaz para a Covid tão rapidamente.🧵
1. 💲
Desenvolver vacina é mto caro (~US$500 milhões) e custo é um dos maiores impecilhos na criação de uma vacina. O investimento na vacina da COVID foi sem precedentes -bilhões de dólares! Com isso, empresas puderam testar diversas táticas simultaneamente e acelerar o processo.
2. Grande interesse na vacina: são mais de 150 registros investigacionais no FDA e mais de 70 empresas farmaceuticas interessadas.
3. Cientistas nunca trabalharam tanto e por horas tão longas. A dedicação da maioria é de 24 horas, 7 dias por semana. nature.com/articles/d4158…
4. Uso de ferramentas genéticas e novas tecnologias mais eficientes e mto mais rápidas.
5. Mtas das plataformas sendo usadas já haviam sido desenvolvidas anteriormente (surtos de SARS, MERS e Ebola). Só trocaram o antígeno. Ou seja, desenvolvimento começou mto antes da pandemia.
6. Produção em larga escala começou precocemente, antes do resultado de fase 3 (apesar do risco de se perder o investimento se a vacina ñ dar certo).
7. Colaborações e parcerias. Nunca antes a comunidade científica se uniu e colaborou dessa maneira em torno de um único objetivo.
8. A fase exploratória (estágio de pesquisa básica p identificar os antígenos p a vacina), dura em média de 2-5 anos. P a Covid, durou menos de 2 meses. O antigeno sendo usado pelas vacinas, a proteina spike, foi rapidamente identificado e sequenciado.
9. Fase pré-clínica (em laboratório e
animais) durar cerca 1-2 anos. Essa fase foi limitada, c o mínimo possível de estudos em animais.
10. Fases clínicas 1 e 2 foram c número pequeno de participantes. Isso não compromete segurança da vacina, determinada principalmte na Fase 3.
Resumindo, em nenhum momento no desenvolvimento foram puladas etapas q poderiam comprometer o processo. A Fase 3, a mais importante p a determinação da seguranca e eficacia da vacina, está correndo como deveria, sem pegar atalhos.
O q mais é importante p se confiar nessa vacina?
- Aprovação pelo FDA, OMS ou outra agência reguladora de confiança
- Ñ ouça as empresas farmacêuticas. Confira os dados. Transparência é essencial.
- Principalmente, ñ ouça os políticos. Ouça especialistas no assunto q vc confia.
@keith_lly Mostra p sua mãe! :) Quem sabe ela se convence e deixa vc tomar a vcacina qdo estiver disponível. E se ela tiver qquer outra dúvida, posso tentar responder.
*empecilho

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Denise Garrett, MD, MSc

Denise Garrett, MD, MSc Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dogarrett

10 Nov
Nessa situação de interrupção pela Anvisa dos ensaios clínicos da Coronavac, errou a @anvisa_oficial , errou o @butantanoficial e errou o @jairbolsonaro. Porque? É o q eu explico abaixo.
noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
A ocorrência de eventos adversos em um ensaio clínico ñ é anormal. O importante é q eventos graves sejam comunicados ao órgão regulador (Anvisa) imediatamente e investigados rapidamente. Eqto se investiga, principalmente em caso de óbito, o ensaio clínico tem q ser paralizado.
O evento (morte) parece ter ocorrido em 29 de outubro. Nese dia, deveria ter sido comunicado à Anvisa, iniciado investigação, e paralizado o ensaio. O ensaio continuou durante a investigação. E, segundo a Anvisa, o comunicado só foi feito 10 dias depois. ERROU O BUTANTAN.
Read 7 tweets
9 Nov
Pfizer/BioNTech anuncia q na primeira análise interina de eficácia a vacina foi mais de 90% eficaz na prevenção de COVID-19. MAS O QUE ISSO REALMENTE SIGNIFICA? pfizer.com/news/press-rel…
- Ensaio clinico tem 43.538 participantes
- Todos os participantes SEM evidência de infecção prévia por SARS-CoV-2
- Vacina se mostrou segura nesse grupo
- Diversidade: asiáticos (5%), negros(10%), hispanicos (26%) e americanos nativos (0,8%).
- 41% de 56 a 85 anos
- Analisaram 94 casos confirmados
- Dos 94 casos analisados, ~90% estava no grupo placebo (não vacinado)!!
- Ou seja, ~8/94 dos casos foram vacinados comparado com 86/90 do grupo placebo
- SE esses dados se concretizarem até o fim do ensaio clínico, isso é excelente. Porque SE?
Read 8 tweets
1 Nov
Qual a possibilidade de transmissão de Covid entre uma família em um mesmo domicílio, e como prevenir?
Em estudo do CDC de transmissão em residências:
✔ Taxa média de infecções secundárias foi alta: 53%!!
✔ 75% ocorreram em até 5 dias do início da doença do paciente índice
✔ 18% dos casos foram assintomáticos
cdc.gov/mmwr/volumes/6…
Transmissão substancial ocorreu independente se o paciente índice era adulto ou criança. As taxas de transmissão secundária foram similares entre adultos e crianças.
<12 anos: 53%
12-17 anos: 38%
18-49 anos: 55%
> = 50 anos: 62%
Read 7 tweets
20 Oct
MÁSCARAS CASEIRAS DE PANO (nesse fio não falarei sobre N95 ou máscaras cirúrgicas). Funcionam? Como q o pano pode filtrar um vírus minúsculo? Qual o melhor material? Tudo q vc quer saber e mais.
O SARS-COV-2 tem ~0,1 micrômetro (µm). Os orifícios de um tecido, mesmo c alta contagem de fios, são visíveis a olho nu e têm ~5-15 µm. Mas os q acham q por isso máscara caseira ñ protege, ñ entendem princípios básicos do comportamento dos vírus nem do funcionamento de máscaras.
Não existe um vírus nu flutuando no ar. O vírus se liga a gotículas de água (perdigotos) ou aerossóis (gotículas mto pequenas) consistindo de água, proteína de muco e outro material biológico. Essas partículas variam 10-100 µm e mesmo as menores (aerossóis) são todos ≥1µm.
Read 11 tweets
17 Oct
Quanta ignorância em um só tuite. NUNCA na história alcançamos imunidade de rebanho sem vacina - mesmo p doenças c imunidade natural forte e duradoura, o q ñ é o caso da covid. Qto à Declaração de Great Barrington, entenda o q estão propondo e tire suas própias conclusões. Fio👇🏽
Tudo começou qdo um professor da Univ de Stanford (@SWAtlasHoover) se tornou o conselheiro favorito do Trump ao defender a ideia de “proteção focada”, onde jovens e sadios retomariam atividades normais p se atingir imunidade de rebanho, enqto protegendo os idosos e vulneráveis.
Junto c 4 cientistas, ele liderou a Declaração de Great Barrington, concluindo q os danos causados por lockdowns e medidas de controle superam os benefícios e propondo acelerar a transmissão da COVID p alcançar a imunidade de rebanho mais rapidamente. gbdeclaration.org
Read 11 tweets
5 Oct
Mais evidências dos benefícios da máscara. #useMascara
- Mesmo q a máscara do infectado filtre só 50% do vírus que a pessoa exalou,⬇️chances de transmissão p outra pessoa em 10-60%
- Se as 2 pessoas c mascaras, a chance de transmissão ⬇️em 40-80%.
medrxiv.org/content/10.110…
Mesmo se a máscara não impedir as pessoas de serem infectadas, ela⬇️em cerca de 10X a carga viral recebida, o que pode levar à uma forma menos severa da doença. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32737790/
E se vc ainda não se convenceu, veja esse artigo. Depois q uso se tornou obrigatório de máscaras em Jena, Alemanha, em 10 dias⬇️casos de Covid-19 em 2.3% a 13% , com⬇️do aumento diário do crescimento de infecções em ~40%. iza.org/publications/d…
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!